Por admin | 26/08/2019

Comunicação, Cultura e Inovação em debate

2º Fórum é promovido pela UVA com presença de jornalistas e pesquisadores de referência

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) promoveu na semana passada o 2º Fórum de Comunicação, Cultura e Inovação no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF). A conferência de abertura se deu pela palestra Perceptivas de Construção de Práticas de Inovação no Contexto da Comunicação, na qual Jonathas Luiz Carvalho Silva, professor da Universidade Federal do Cariri e coordenador de Programas Profissionais da Área de Comunicação e Informação (CAPES – Quadriênio 2018-2022), falou sobre os conceitos de inovação.

 

A segunda mesa, Comunicação, Negócios Sociais e Digitais, composta por Fabro Boaz Steibel, do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS), e Ana Elisa Larrarte, assessora da Organização das Nações Unidas (ONU) de Programas para o Brasil e Cone Sul, foi mediada por Jacqueline de Cássia Pinheiro Lima, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). “O aluno da universidade é um agente de transformação. Um evento multisetorial como esse permite ao estudante ver outras perspectivas de agir diferentes da vida acadêmica”, disse Fabro.

 

O segundo dia de evento foi aberto pela terceira mesa de discussões, com o tema Comunicação, Tecnologia e Inteligência Artificial. Estiveram presentes Ricardo Medeiros Pimenta, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), João Vitor Rodrigues, doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e Ana Cláudia Guimarães, jornalista da coluna Ancelmo Gois, do jornal O Globo, mediados pela professora da UVA Adriane Figueirola. A sequência do debate se deu em torno do tema audiovisual e inovação, com a participação de Geovana Cypreste, da Brasil Audiovisual Independente (Bravi), e Ariane Diniz Holzbach, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), com mediação da professora Diana Damasceno.

 

Fechando as mesas, Comunicação Integrada e Cidade debateu as transformações no ambiente urbano, o que comunicam e o papel de profissionais da área de comunicação nesse processo, com mediação da professora Vania Fortuna. Participaram Ronaldo Lapa, subsecretário de Articulação Política e Acompanhamento dos Municípios, e Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, reitor da Universidade Veiga de Almeida, que trouxe em imagens as diferentes formas de comunicação no ambiente urbano, chamando atenção para a necessidade de trabalhar a diminuição das desigualdades nas cidades.

 

No final da tarde dos dois dias, aconteceu a apresentação de Comunicações submetidas por pesquisadores de diferentes instituições, seguida pela exibição de curtas produzidos por alunos e ex-alunos da UVA, com curadoria do professor Evângelo Gasos. A estudante de Jornalismo, Caroline Belo, que teve dois curtas selecionados para o fórum, relatou a importância da experiência para sua carreira. “O evento abriu espaço para diferentes discursos e narrativas sobre temas pertinentes à comunicação, o que agregou ainda mais na minha vida pessoal e acadêmica”, concluiu.

 

 

Por João Henrique Oliveira e Luiza Almeida, da Agência de Comunicação Institucional (AgeCom)  

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

17/06/2022

Letras oferece reforço escolar

Ver notícia completa
Featured image

15/06/2022

Cabo Frio ganha espaço interativo sobre o ciclo da água

Ver notícia completa
Featured image

13/06/2022

Abrigos individuais portáteis: alternativa para pessoas desabrigadas

Ver notícia completa
Featured image

10/06/2022

Universitários promovem ações de educação alimentar

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar