Por admin | 31/01/2019

Como pular o carnaval de forma sustentável?

Confira alternativas para evitar a produção de lixo na festa mais famosa do Brasil

A semana do carnaval é sempre marcada por muita agitação e foliões nas ruas. Entretanto, além da diversão, a festa contribui com um aumento significativo da produção de lixo. No último ano, cerca de 400 toneladas de resíduos foram retiradas das ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval. Para evitar desperdícios e proteger o nosso planeta, o coordenador do MBA de Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Edson Klayton, dá algumas dicas para tornar a folia mais sustentável.

 

Há quem não abra mão das purpurinas coloridas para brilhar nos bloquinhos, contudo, o glíter, aparentemente inofensivo, é considerado um micro plástico não-biodegradável capaz de poluir os oceanos, causando perigo à fauna marinha. A dica é escolher marcas que produzem a versão ecológica, o bio-glíter, ou então fabricar em casa com materiais naturais.

 

E há também a alternativa sustentável dos confetes, que podem ser feitos pelos foliões, utilizando um cortador, papel velho ou folhas secas que caem das árvores. Outros vilões do ecossistema são os copos e os canudos descartáveis, que são muito comuns nos blocos de rua. A dica é apostar nos reutilizáveis, como os de acrílico ou alumínio, evitando o desperdício de mais lixo.

 

No universo das escolas de samba, a sustentabilidade também tem sido pauta recorrente. Por conta da crise, cada vez mais a reciclagem de fantasias e alegorias tem sido realizadas e as plumas de origem animal tem sido substituídas pelas artificiais, por serem mais baratas.

 

O coordenador também sugere a reutilização ou a repaginada de fantasias de carnavais anteriores, evitando o consumo e o descarte desnecessário: “O carnaval é a brincadeira da transformação. Utilizando a criatividade podemos economizar e ajudar o meio ambiente”, ressalta o professor.

 

Por Thayná Titoneli, estagiária da Comunicação Institucional 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

17/06/2022

Letras oferece reforço escolar

Ver notícia completa
Featured image

15/06/2022

Cabo Frio ganha espaço interativo sobre o ciclo da água

Ver notícia completa
Featured image

13/06/2022

Abrigos individuais portáteis: alternativa para pessoas desabrigadas

Ver notícia completa
Featured image

10/06/2022

Universitários promovem ações de educação alimentar

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar