Por admin | 07/11/2019

Começou a CPA 2019

Pesquisa começou nesta semana. Entenda como funciona a plataforma de avaliação institucional

Começou na última quarta-feira (6) a pesquisa da Comissão Própria de Autoavaliação (CPA). A Universidade Veiga de Almeida (UVA) conta com esse sistema de análise desde 2005, no qual o principal objetivo é analisar o grau de satisfação dos estudantes e professores, identificando os pontos positivos e negativos da instituição. A pesquisa é feita anualmente e a participação de a comunidade acadêmica é fundamental para que as melhorias possam ser identificadas e implementadas.

 

As perguntas são baseadas no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), e aborda assuntos como infraestrutura, atendimento, acessibilidade, projeto pedagógico dos cursos, entre outros.

 

E a CPA 2019 chega com novidades. A avaliação, que antes era feita com estudantes matriculados na graduação presencial e a distância, contará com a participação dos alunos da pós-graduação stricto senso (mestrado e doutorado), e dos funcionários técnicos administrativos. Houve também mudanças na apresentação dos relatórios que mostram os resultados, que estão mais dinâmicos e objetivos, com o intuito de facilitar a leitura.

 

Para o professor Antônio Sarquis, presidente da CPA, a sinceridade é de suma importância na hora de responder o questionário: “Todas as respostas são confidenciais, é essencial que todos respondam com seriedade”.

 

Depois da pesquisa, a comissão fará um levantamento e analisará as respostas para a formulação de relatórios, que serão enviados aos setores responsáveis para que as melhorias sejam providenciadas. Sarquis explica que os relatórios que são enviados ao MEC ficam disponíveis para os estudantes e os docentes. “Há transparência total nesse processo”, destaca.

 

A pesquisa ficará disponível até o dia 3 de fevereiro. Alunos e professores devem respondê-la através de seus respectivos portais, pelo computador ou celular. Já os funcionários técnico administrativos deverão acessá-la pelo site www.avaliacao.net/uva-func.

 

 

Por Thayná Titoneli, assistente da Comunicação Institucional

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

21/06/2022

Plantão psicológico na Barra

Ver notícia completa
Featured image

17/06/2022

Letras oferece reforço escolar

Ver notícia completa
Featured image

15/06/2022

Cabo Frio ganha espaço interativo sobre o ciclo da água

Ver notícia completa
Featured image

13/06/2022

Abrigos individuais portáteis: alternativa para pessoas desabrigadas

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar