Por Pedro Paulo Carvalho | 17/01/2022

Alunos repaginam jornal universitário

Modernização do Esquina surge como forma de se comunicar de maneira mais jovem e eficiente

Esquina, jornal experimental da Universidade Veiga de Almeida (UVA), está de cara nova e agora cobre notícias de toda a cidade do Rio de Janeiro. Coordenado pela professora Daniela Oliveira e feito por alunos da disciplina de Jornal Online, o projeto tem como proposta servir de prática de campo com foco no ensino do jornalismo local.

 

 

O jornal conta com seis editorias – Cultura e Lazer, Educação, Esporte, Saúde, Sociedade e Tecnologia – e trabalha com a metodologia de mapas afetivos, princípio que convida moradores a repensar e ressaltar pontos positivos dos lugares que residem.“ O intuito é que os alunos desenvolvam habilidades de repórter, editor e social media. Com as publicações no jornal, eles têm a oportunidade de criar portifólios e conhecer mais os bairros que moram”, explica Daniela.

 

 

A mudança no raio de cobertura marca os 13 anos do projeto e só foi possível depois da virtualização da disciplina em 2020 em função da pandemia do coronavírus. “Antes, o foco era somente na Tijuca e em função das aulas virtualizadas, alunos de outros bairros se inscreveram na disciplina e por isso buscamos formas de expandir e trabalhar pautas relevantes sobre o bairro de cada um”, destaca a professora. Desde 2009 o jornal deixou de ser impresso e passou a ser publicado exclusivamente no formato online.

 

 

Além disso, o site está passando por um processo de rebranding, com a intenção de incentivar o consumo de matérias por meio das redes sociais. Encabeçado pela aluna e monitora da disciplina Juliana Líbano, o processo de reformulação da página ocorreu de forma participativa e a turma escolheu os novos slogans, logomarca e identidade visual do jornal. “O principal cuidado que tivemos foi trazer uma roupagem nova para o Esquina e deixar a comunicação mais dinâmica. Todas as cores e letras foram escolhidas para passar um ar mais moderno e jovial”, ressalta Juliana.

 

 

Até o momento, o site já conta com aproximadamente 100 matérias publicadas e cerca de 90 alunos envolvidos no segundo semestre de 2021. Os planos para o futuro são crescer e engajar mais pessoas nesse projeto, fazendo com que ele cresça em alcance e relevância. “Eu gostaria de fazer parceiras com outros jornais e monitorar as métricas do Esquina. Ao oferecer para o aluno a possibilidade de criar notícias, desenvolve-se um senso de cidadania e engajamento social mais apurado”, finaliza Daniela.

 

 

Para conferir os trabalhos dos alunos, acompanhe o Esquina nos endereços abaixo:

 

 

🌐 Site: https://esquinajornal.home.blog/

📄 Banca virtual: https://issuu.com/agenciauva

🖼️ Instagram: https://www.instagram.com/esquinajornal/

👩🏻‍💻 Facebook: www.facebook.com/esquinajornal

🐤 Twitter: https://twitter.com/esquinajornal

📺 YouTube: encurtador.com.br/knHSY

📻 Soundcloud: https://soundcloud.com/esquinajornal

 

Por Pedro Carvalho, estagiário da Comunicação Institucional

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

31/08/2022

UVA replica formação do programa Mulheres em Tech

Ver notícia completa
Featured image

24/08/2022

NPJ oferece assessoria para pequenos empresários

Ver notícia completa
Featured image

17/08/2022

Projeto voluntário muda a cor de Olaria

Ver notícia completa
Featured image

11/08/2022

UVA recebe etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica neste sábado

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar