Alunos receberão bolsas para PIBID e Residência Pedagógica
Pela primeira vez, estudantes do ensino à distância foram contemplados nos programas
Os cursos de Letras, Pedagogia e História da Universidade Veiga de Almeida (UVA) foram contemplados com bolsas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) para os programas Residência Pedagógica e PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Pela primeira vez, os dois programas permitem a participação de alunos do ensino à distância.
O PIBID é destinado aos estudantes da primeira metade dos cursos e que já desejam participar de atividades nas escolas conveniadas com a universidade para ganharem experiência. Já o Programa de Residência Pedagógica, é voltado para discentes de períodos mais avançados, promovendo maior imersão e desenvolvendo atividades de docência.
No total, 93 bolsas foram disponibilizadas aos alunos de Licenciatura, 45 para Residência Pedagógica e 48 para PIBID, que serão divididas da seguinte maneira:
• PIBID – 24 bolsas para Pedagogia e 24 para História;
• Residência Pedagógica – 15 bolsas para Pedagogia, 15 para História e 15 para Letras.
Para distribuir as bolsas, os coordenadores institucionais de Residência Pedagógica e PIBID desenvolveram um edital para que os discentes interessados nos programas da Capes se inscrevessem. Os alunos preencheram um formulário, responderam algumas perguntas e anexaram o histórico acadêmico para avaliação dos coordenadores de cada curso. Cada estudante contemplado pelas bolsas receberá R$ 400 mensais ao longo de um ano e meio pagos pelo governo federal. A lista dos selecionados já foi divulgada e as atividades terão início na primeira quinzena de novembro.
O Coordenador Institucional de Residência Pedagógica da UVA, Cleber Karls, destaca a importância dos programas para os alunos: “Esses projetos são essenciais para a consolidação da formação desses futuros professores. Com essas ações, os estudantes ampliam as suas experiências e entram em contato direto com o cotidiano escolar, e assim, aproximam a universidade das instituições de ensino de educação básica”.
Karls destaca que pela primeira vez os licenciandos da modalidade à distância vão poder participar desses importantes programas. “Isso contribui com a formação plural dos discentes dessa modalidade com novas vivências e trocas”, ressalta.
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