Por Pedro Paulo Carvalho | 26/10/2023

Alunos de Direito criam grupo de estudos

Atividade de extensão propõe o aprimoramento em temas densos para além da sala de aula

Alunos do curso de Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA) deram início às atividades do Grupo de Estudos Avançados em Direito Processual (GEADP). A iniciativa tem como objetivo explorar conceitos da área jurídica, abordando assuntos essenciais para o campo e levantando questões do mundo que desafiam os participantes enquanto cidadãos e futuros juristas. “Os alunos identificaram a necessidade de aprofundamento prático e teórico do sistema processual vigente no Brasil, ponto fundamental para a formação deles”, destaca Lilian Pitta, orientadora do GEADP.

 

Atualmente a iniciativa conta com aproximadamente 25 alunos envolvidos, sendo dois na presidência, sete na direção das equipes e os outros como membros efetivos, além da participação dos ouvintes. Com encontros quinzenais, que acontecem no campus Tijuca, o grupo de estudos estabelece temas a serem discutidos como objetos de pesquisa. “Neste ciclo estamos debatendo o Direito Probatório. Cada diretor de equipe sugere a leitura de textos relacionados à vertente processualista designada a ele, podendo ser no âmbito civil, penal, trabalhista, administrativo ou constitucional”, explica Mateus Luiz, presidente do GEADP.

 

Ao final de cada ciclo, as equipes vão elaborar produtos, como artigos científicos, resenhas ou textos a serem publicados em portais jurídicos. Raphael Giammattey, vice-presidente do GEADP ressalta que existe um limite para o conhecimento adquirido em sala de aula que deve ser suprido pela experiência prática. “A partir dela é possível ter aptidão para atividades mais complicadas. O contato e a interação com outros alunos nos permitem experimentar, para além dos exames, a extensão do nosso repertório intelectual, tanto no Direito quanto em outros contextos”, complementa.

 

Os integrantes do grupo adiantam que, para o futuro, planejam realizar seminários, palestras e mesas-redondas, para integrar a comunidade acadêmica e os moradores dos arredores do campus. Para participar como membro efetivo do GEADP é necessário ser aluno ou egresso do curso de Direito da UVA e enviar e-mail para [email protected]. As próximas inscrições estão previstas para fevereiro de 2024.

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

06/05/2024

UVA inaugura clínica odontológica para a comunidade na Barra

Ver notícia completa
Featured image

02/05/2024

Pela primeira vez imagens registram paca em parques naturais na zona Oeste do Rio

Ver notícia completa
Featured image

29/04/2024

UVA se torna a melhor universidade privada do Estado do RJ

Ver notícia completa
Featured image

24/04/2024

Alunos da UVA recebem bolsa de incentivo à pesquisa

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller