Por Pedro Paulo Carvalho | 05/04/2022

Alunos da UVA vencem premiação da SETUR-Rio

Evento exalta talento universitário

Alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA) conquistaram as duas primeiras colocações no I Prêmio Carioca de Políticas Públicas de Turismo. A cerimônia aconteceu no auditório do campus Tijuca e contou com a participação do secretário municipal de Turismo, Bruno Kazuhiro. O evento foi idealizado pela Secretaria Especial de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR-Rio) e teve como objetivo amplificar ideias propostas por estudantes para a atividade turística na cidade. “Precisamos pensar em estratégias para aumentar a quantidade de visitantes, geração emprego e renda nesse setor. É fundamental debater com a academia porque é onde estão os novos olhares”, afirma o secretário.   

  

 

O primeiro colocado foi Ricardo Guimarães, estudante do 6º período de Turismo na UVA. Com o projeto Centro Cultural Terra Brasilis, ele propõe a criação de um parque temático que fomenta um novo olhar para o Brasil e valoriza a contribuição dos povos que deram origem ao país. “A ideia é mostrar a trajetória dos primeiros habitantes indígenas, passando pelos colonizadores, africanos escravizados e todas as outras etnias que contribuíram para nossa miscigenação. Quero exaltar nossa história, fauna e flora, atuando de forma direta na renovação da autoestima do nosso povo”, explica.   

  

 

Nicolas Vicente, também aluno da Veiga, cursa o 7º período de Turismo, ficou em segundo lugar. Com o projeto Dia de Visita, ele sugere a oferta de visitas técnico-pedagógicas a estudantes de escolas públicas a pontos turísticos da cidade. Segundo Vicente, a ideia é que os alunos tenham um panorama completo do Rio e ajudem a preservá-lo. “Essa visitação já existe, mas eu proponho que ela aconteça de forma regular, a cada trimestre ou quadrimestre. Isso daria a eles a oportunidade de conhecer mais sobre a cidade e criar um laço afetivo com ela”, destaca.   

  

 

Já o terceiro lugar ficou com Simone Garcia com o projeto Incentivo ao turismo militar na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que integra pontos turísticos militares nos bairros de Deodoro, Vila Militar e proximidades, contribuindo para a geração de emprego, renda e valorização do patrimônio local. “Como estamos passando por um período de guerra, eu queria desmistificar a ideia de que o militarismo só serve para violência. Existe um patrimônio histórico muito rico que parte da população ainda desconhece”, conta. 

   

 

Para a coordenadora do curso de Turismo da UVA, Simone Costa, o evento valorizou o ensino da área e deu oportunidade para os estudantes colocarem em prática o que é ensinado em sala de aula. “Foi extremamente gratificante ver os alunos colhendo os frutos dos seus trabalhos. A premiação mostrou que existe uma política pública mais madura para esse setor que é tão importante para a nossa cidade”, ressalta. 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

08/09/2022

Curso de Letras oferece aulas gratuitas de redação, escrita e preparação para o Enem

Ver notícia completa
Featured image

31/08/2022

UVA replica formação do programa Mulheres em Tech

Ver notícia completa
Featured image

24/08/2022

NPJ oferece assessoria para pequenos empresários

Ver notícia completa
Featured image

17/08/2022

Projeto voluntário muda a cor de Olaria

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar