Por Pedro Paulo Carvalho | 17/11/2022

Estudantes da UVA ajudam no reassentamento de famílias em situação de risco

Oito alunos de Design de Interiores atuam no projeto em parceria com a prefeitura de Niterói

Estudantes de Design de Interiores da Universidade Veiga de Almeida (UVA) estão atuando no levantamento de casas e no reassentamento de famílias em situação de risco em Niterói. A ação conjunta com a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHRF) oferece a inspeção estrutural e documental de propriedades. “Os alunos medem e fotografam os espaços, passam para o computador e transformam as medições em um desenho técnico”, explica Nara Iwata, coordenadora do curso de Design de Interiores.   

  

Os reassentados são moradores de áreas de risco, como encostas, reservas ambientais ou casas em situação de irregularidade. É oferecido um programa de compra assistida para eles, uma medida compensatória pela necessidade de retirada do imóvel, que garante ajuda financeira na aquisição de uma casa em boas condições. Orientados por Nara, os alunos também são responsáveis por fiscalizar se as casas que os realocados pretendem comprar são salubres. Dependendo das condições, a Secretaria de Habitação aprova ou não a compra.   

  

Atualmente, oito alunos participam do projeto e recebem coletes de identificação para atuarem nas comunidades. Trabalhando em duplas de veteranos e calouros, a intenção é que eles aprendam na prática uns com os outros e que tenham contato com a realidade: autoconstruções, construções irregulares, de baixa renda e com orçamento limitado. “Essa ação desmistifica a ideia de que o design de interiores é apenas para ricos e reforça o papel social da profissão ao proporcionar bem-estar e qualidade de vida para as pessoas que usam os espaços”, destaca a coordenadora.  

  

Para Camilla Drumond, aluna do 4° período de Design de Interiores, a iniciativa é benéfica para todos os envolvidos, tendo em vista que os alunos precisam de experiência e a SMHRF tem necessidade de mais mão de obra. “É muito gratificante ajudar essas pessoas que precisam de auxílio.  Além disso, possibilita exercitar a minha profissão e evoluir cada vez mais”, ressalta.    

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

01/04/2024

Dia da Mentira: Os perigos da mitomania

Ver notícia completa
Featured image

28/03/2024

Cuidado com a falsa felicidade e perfeição exposta nas redes sociais

Ver notícia completa
Featured image

25/03/2024

Dicas para não cair em golpes durante compras online

Ver notícia completa
Featured image

21/03/2024

Dicas para crianças e adultos aproveitarem a Páscoa de forma mais saudável

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller