Por admin | 03/10/2019

Aluna traduz informações nutricionais para Libras

Estudante de Nutrição atua como interprete na tradução de vídeos para surdos

A aluna do curso de Nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Ana Carolina Oliveira, tomou a iniciativa de fornecer informações nutricionais em Libras para pessoas com deficiência auditiva. A proposta faz parte do projeto de Nutrição Integrativa, coordenado pelos professores Sergio Lima e Cinara Oliveira.

 

De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país. Embora a dificuldade de comunicação e compreensão ser um dos mais relevantes problemas na vida social dos surdos, o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como oficial no Brasil marcou o início da conquista de direitos por parte desse grupo.

 

Ana Carolina está no 8º período de Nutrição na UVA e é interprete de livros há mais de dez anos. Pela experiência na área, a aluna passou a perceber cada vez mais a necessidade desse público: a limitação no acesso a informação.

 

Assim, com o objetivo de torná-la mais acessível, a estudante passou a fazer parte do projeto Nutrição Integrativa, que funciona como uma consultoria fundamentada em evidências científicas, cuja prática engloba a prevenção e tratamento de doenças. “Estou traduzindo vídeos com informações nutricionais e já recebi alguns feedbacks muito positivos de amigos com problemas auditivos”, destaca.

 

Os vídeos estão disponíveis no Instagram pelo perfil @nutri_integrativa.

 

Para saber mais sobre o curso de Nutrição da Veiga, acesse aqui .

 

 

Por Maria Eduarda Bellei, estagiária da Comunicação Institucional

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

17/06/2022

Letras oferece reforço escolar

Ver notícia completa
Featured image

15/06/2022

Cabo Frio ganha espaço interativo sobre o ciclo da água

Ver notícia completa
Featured image

13/06/2022

Abrigos individuais portáteis: alternativa para pessoas desabrigadas

Ver notícia completa
Featured image

10/06/2022

Universitários promovem ações de educação alimentar

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar