Agência UVA lança seu primeiro podcast
Projeto tem como objetivo discutir formas de tornar o jornalismo mais plural e inclusivo
A Agência UVA, redação experimental da Universidade Veiga de Almeida (UVA), estreou seu primeiro podcast, o “Diversidade e Inclusão”. Coordenado pela professora Daniela Oliveira e produzido por alunos, o projeto tem como proposta tornar a agência mais multimídia e inclusiva. “A ideia é que o podcast seja um braço em áudio da redação porque os alunos precisam ter experiências multimídias. Além disso, esse formato permite que pessoas com algum tipo de deficiência participem e produzam com mais facilidade”, explica Daniela.
A vontade de abordar o tema diversidade e inclusão em áudio partiu do entendimento de que o texto corrido era mais difícil de ser produzido e consumido por alunos cegos ou com comprometimento visual. “É muito bom ver esse tema sendo discutido porque a inclusão é vital para a sociedade e traz representatividade para pessoas deficientes. É importante ouvir as dificuldades das pessoas e trabalhar em soluções. E isso engloba desde a sinalização nos corredores à audiodescrição de textos”, reforça Vinicius Azevedo, aluno do 7º período de Jornalismo e colaborador da agência, que possui baixa visão.
Gabriel Folena, estagiário e editor da agência, destaca que a diversidade está presente na redação de forma latente e que há o compromisso com a pluralidade de vozes. “Esse é um exemplo que precisa ser seguido porque o jornalismo nem sempre é inclusivo”, ressalta. Além disso, o aluno conta que o lançamento de podcasts é uma crescente no meio jornalístico e que a experiência de participar da construção de um fará dele um profissional melhor capacitado para o mercado de trabalho.
O primeiro episódio já está disponível e aborda a Acessibilidade Jornalística, tendo como convidada a jornalista Carolina Monteiro, do projeto “Acessibilidade Jornalística: um problema que ninguém vê”, realizado pela Marco Zero Conteúdo em conjunto com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A jornalista liderou uma pesquisa que mapeou sites e relatou que a maioria deles são pouco inclusivos para pessoas cegas ou com baixa visão. Confira aqui o episódio de estreia.
Os episódios terão entre 30 e 40 minutos de duração e, neste semestre, serão focados na inclusão de pessoas com deficiência na comunicação. O segundo episódio já está em produção e abordará a Acessibilidade em Libras. Para conferir mais sobre essa iniciativa e ficar por dentro das novidades, acompanhe a Agência UVA nos endereços abaixo:
🌐 Site: https://agenciauva.net/
🖼 Instagram: https://www.instagram.com/agenciauvatijuca/
📺 YouTube: https://www.youtube.com/c/Ag%C3%AAnciaUVA
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