Por Pedro Paulo Carvalho | 23/05/2022

A importância de cuidar da higiene bucal

Segundo pesquisa do IBGE, 34 milhões de brasileiros acima dos 18 anos perderam dentes ao longo da vida

Cuidar da saúde bucal é um hábito necessário para o bom funcionamento do corpo humano. A boca é usada nos processos de respiração, mastigação, fala e também atua como porta de entrada para bactérias e microrganismos. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2020, 34 milhões de brasileiros acima dos 18 anos perderam 13 ou mais dentes ao longo da vida e outros 14 milhões vivem sem nenhum.  

  

 

No Brasil, a população de baixa renda consome produtos à base de açúcar em proporções elevadas, por ser uma fonte energética mais barata. Já os mais ricos, têm acesso a alimentos não cariogênicos e a uma alimentação mais saudável e equilibrada. A ingestão frequente de carboidrato, popularmente conhecido como açúcar refinado, é o principal causador de cáries. “Para evitá-las, é importante uma dieta com pouco açúcar e exposição diária ao flúor, presente em água fluoretada ou no creme dental”, explica a coordenadora do curso de Odontologia da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Carla Renata Petillo de Pinho.  

  

 

A falta de dentição tem efeito na saúde física e emocional, reduzindo a qualidade de vida de uma pessoa.  “A perda dos dentes diminui a capacidade mastigatória e afeta as escolhas alimentares, o que leva ao consumo de alimentos mais pastosos, que são mais cariogênicos.  Além disso, impacta na fonação, provoca danos à estética dental e na autoestima, interferindo nas relações interpessoais”, destaca Carla. Ela também ressalta que pacientes com doença cardíaca congênita, que possuem má higiene bucal, têm mais chances de contrair endocardite porque as bactérias que causam a doença estão presentes na cavidade oral.  

  

 

A professora ressalta que a solução para os problemas de saúde bucal é a combinação de ações odontológicas com mudanças nos hábitos alimentares e de higiene pessoal. Ela destaca que o cuidado do indivíduo com a boca é reflexo de fatores sociais, econômicos e culturais, e reforça a necessidade de viabilização desse serviço. “A ampliação da cobertura dos programas odontológicos ainda é um desafio para o nosso país. É necessário trabalhar para diminuir as desigualdades no acesso a bens essenciais para saúde e qualidade de vida e reduzir a distância entre pacientes e prestadores de serviço, imposta principalmente por barreiras financeiras”, afirma.  

  

 

No Centro de Saúde Veiga de Almeida (CSVA), localizado na Praça da Bandeira, são oferecidos serviços odontológicos a preços populares, como extração de dente, tratamento gengival, prótese, restauração, endodontia e ortodontia. Os interessados podem realizar agendamento por telefone (21) 3725-6200, WhatsApp (21) 99583-5274 ou presencialmente. O CSVA funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. 

Voltar para notícias

Notícias

Featured image

17/06/2022

Letras oferece reforço escolar

Ver notícia completa
Featured image

15/06/2022

Cabo Frio ganha espaço interativo sobre o ciclo da água

Ver notícia completa
Featured image

13/06/2022

Abrigos individuais portáteis: alternativa para pessoas desabrigadas

Ver notícia completa
Featured image

10/06/2022

Universitários promovem ações de educação alimentar

Ver notícia completa
 Ver todas as notícias

cursos que
podem interessar