Semana da Comunicação 2022 -SECOM

23

MAI

27

MAI

Tipo: Semana

Contato: [email protected]

Tema: Comunicação Social

Onde: Campus Barra

Faça a sua Inscrição

descrição

A XVIII SECOM, conhecida como a Semana da Comunicação, é um evento realizado pelos estudantes da Universidade Veiga de Almeida. Esse ano acontecerá, pela primeira vez de forma híbrida, entre os dias 23 a 27 de Maio, simultaneamente nos campi Tijuca, Barra da Tijuca e Cabo Frio.

 

Durante toda a semana ocorrem palestras com profissionais da área de comunicação que são convidados pelos estudantes da disciplina de Tópicos Especiais em Eventos, ministrada pela professora Ana Cristina Rosado.

 

A SECOM também tem como objetivo trazer Entretenimento, Vagas de Estágio, Mentorias e Informação a todos.

 

O evento ocorrerá de forma híbrida, sendo alguns dias presenciais e outros de forma virtual.

 

A programação completa pode ser vista aqui.

 

O evento oferecerá horas de atividades complementares (AC).

Programação

10:00h as 11:00h

Palestra “Direitos Humanos e Comunicação na Pós-Modernidade” - YouTube, canal CASACOM CONECTA

Participantes: Helena Bertho, pós-graduada em Marketing pela UFF e atualmente atua como Head Global de inclusão e diversidade..

19:00h as 20:00h

Palestra “O mundo em ebulição, as fakes news e a sociedade burocrática” - YouTube, canal CASACOM CONECTA

Participantes: Julia Tavares, especialista em comunicação no terceiro setor e coordenadora de comunicação da ONG Criola., Gustavo Barreto, jornalista e doutor em comunicação e cultura pela UFRJ, que atua na área de relações internacionais desde 2010 e já trabalhou na Síria, na Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e na Grécia como comunicador de uma organização humanitária., Cris Dissat, jornalista formada pela UFF, diretora de comunicação e marketing da ACERJ (Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro) e membro da Arfoc (Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro), Brígida Brito, formada em jornalismo pela UVA, especialista em administração e comunicação empresarial, já trabalhou como editora e produtora de conteúdo na Globo., Márjorie Novás, profissional de marketing com mais de 10 anos de experiência em gerenciamento de contas, planejamento, execução e otimização de campanhas de marketing digital com foco em branding e performance, em canais como Google, Facebook, TikTok, Linkedin, Youtube, Twitter, entre outros..

10:00h as 11:00h

Palestra “O impacto da comunicação democrática no desenvolvimento social” - YouTube, canal CASACOM CONECTA

Participantes: Katielle Haffner, executiva de Marketing, com mais de 18 anos de experiência, que trabalhou com reputação de marcas, sustentabilidade e projetos de empreendedorismo durante a pandemia e atualmente é líder nas áreas de transparência e diversidade da Coca-Cola Brasil., Lorena Silva, jornalista dos portais R7, IG e fundadora do TPM Bank (primeiro e único banco exclusivo para o público feminino no mundo)., Isabella Carneiro, formada em psicologia pela UFRJ, tem mais de 10 anos de experiência como RH na L’Oréal e trabalhou na sede global da empresa, na França..

13:00h as 14:00h

Oficina “O feminismo negro: porquê precisamos dele?” - YouTube, canal CASACOM CONECTA

Participantes: MC Zuleide, cantora da Zona Norte do Rio, que aborda nas músicas dela temas como o protagonismo feminino e a liberdade corporal., Thais Ferreira, especialista em políticas públicas para Primeira Infância e Saúde das Mulheres., Daniela Oliveira, mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio e estuda questões de gênero e feminismos..

19:00h as 20:00h

Palestra: “A ditadura do algoritmo nas plataformas de streaming” - YouTube, canal CASACOM CONECTA

Participantes: Evangelo Gasos, professor e Coordenador do curso de Cinema Veiga de Almeida., Filippo Pitanga, crítico de cinema e jornalista., Marina Martins, cineasta e roteirista da série "DOM". , Daniel Archangelo, cofundador do Rio Webfest..

09:00h as 10:00h

Oficina para ensinar como alavancar a exposição de uma marca através do marketing digital e da Assessoria de Imprensa. - YouTube, canal CASACOM CONECTA

Participantes: Melissa Ferreira, formada pela UFV e que possui especializações em marketing e gestão de projetos. Atualmente atua como Head de Marketing do Canal Contadora da Bolsa, empresa pioneira de contabilidade que resolve a parte tributária dos investidores..

13:30h as 14:30h

Oficina de "Live Marketing" - YouTube, canal CASACOM CONECTA

Participantes: Rachel Rímoli, que é Head de Inteligência de Negócios e Novas Tecnologias do Tech Women Summit e Head de Social Intelligence do Rock in Rio. .

16:15h as 16:00h

Oficina "No Backstage do Lollapalooza: quem são, o que fazem, comem e onde vivem os profissionais que fazem a transmissão ao vivo do festival” - YouTube, canal CASACOM CONECTA

Participantes: Cecília Vale, que é formada em jornalismo e cinema pela Universidade Veiga de Almeida. Pós-graduada em produção de eventos pela Universidade Cândido Mendes, atua em produção de televisão há mais de 10 anos, tendo passado pela TV Globo..

19:00h as 20:00h

Oficina “Como dar vida a uma programação completa de TV?” - YouTube, canal CASACOM CONECTA

Participantes: Denis Barros, formado em Produção Audiovisual e com cursos de Direção de Palco, História da Arte, Produção Executiva de shows e eventos..

09:00h as 09:20h

Café da manhã (Horário a confirmar) - Campus Barra, no auditório localizado no terceiro andar.

09:30h as 10:00h

Abertura - Campus Barra

Participantes: Coordenadores dos cursos de comunicação (Prof° Renata Feital), direito (Prof° Soniárlei) e psicologia (Prof° Bárbara Carissimi)..

10:00h as 10:40h

Exibição de filmes publicitários voltados para os direitos humanos, que será complementada por um debate com os professores de publicidade.

Participantes: Leonardo Amato, Julio Martins..

10:40h as 14:00h

Palestra-debate sobre comunicação e direitos humanos.

Participantes: Josemar Araújo, professor de Direito da UVA, graduado em Ciências Sociais pela UFF e advogado com atuação destacada para a defesa de direitos humanos. Marcia da Conceição Soares Vivas, que é assistente social formada pela UFRJ e atualmente técnica de proteção social especial na 7° coordenadoria de assistência social da SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social)., Marcia da Conceição Soares Vivas, assistente social formada pela UFRJ e atualmente técnica de proteção social especial na 7° coordenadoria de assistência social da SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social)., Maia Menezes, repórter de política formada em Jornalismo pela UFRJ, que trabalhou no jornal O Globo e pós-graduada em políticas públicas., Paulo Ritter, psicanalista, formado em Psicologia pela UFRJ, com Especialização em Saúde Mental e Mestrado em Teoria Psicanalítica (UFRJ)..

14:00h as 16:00h

Oficina Arte de Rua onde os alunos poderão grafitar uma das paredes da unidade. - Campus Barra.

Participantes: Com a orientação da artista Nathália Valério, que é fotógrafa e produtora audiovisual..

08:30h as 10:30h

Workshop "Os desafios para entrar no mercado de trabalho na região" - Campus Cabo Frio

Participantes: Thayla Walburgo, que é publicitária, formada pela UVA e trabalhou no canal local Litoral News, no ano de 2015. .

10:30h as 11:30h

Oficina de Fotografia - Campus Cabo Frio

Participantes: Bruna Siqueira, especialista em retratos femininos e posicionamento de imagem (com ênfase em redes sociais) e que atende na Região dos Lagos desde 2017..

19:00h as 20:00h

Palestra "Liberdade de expressão e Representatividade no âmbito da comunicação"- Campus Cabo Frio

Participantes: Claudia Almeida, que é formada em jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, já trabalhou em afiliadas da Rede Globo, na TV Justiça e atualmente atua no SBT News..

10:00h as 11:00h

Barraca de açaí disponibilizada por Carina Santos. - Campus Tijuca

11:00h as 12:00h

Gravação de um podcast sobre o acolhimento da cidade do Rio de Janeiro como porta de entrada para refugiados.

Participantes: Eduardo Bianchi, professor da Universidade Veiga de Almeida., Karla Ellewin., Fernanda Paraguassu, jornalista e escritora. , Dois refugiados..

12:00h as 13:00h

A Rádio Mix fará uma ação com o sorteio de brindes para os presentes.

14:00h as 15:00h

Oficina "Como alcançar o sucesso do estudante"

Participantes: Gilberto Duarte do “Sucesso do Estudante”..

09:30h as 12:00h

Confraternização no Parque da Catacumba.