48 parcelas de R$ 2.561,60
Acesse aqui o Edital do Processo Seletivo

tag

Inscrições Abertas

Doutorado em

Psicanálise, Saúde e Sociedade

Toda a qualidade UVA com a experiência que a convivência nos Campi possibilita.

Habilitação:Doutorado

Duração:48 meses

Próxima turma:Agosto de 2022

sobre o curso

Fale direto com o coordenador

       

       

A Universidade Veiga de Almeida/UVA mantém, desde a sua fundação, o propósito de ser reconhecida pela qualidade dos seus programas acadêmicos e, para isso, enfatiza em suas ações o avanço em pesquisa nas diferentes áreas do saber e o enfoque nas questões pertinentes à vida contemporânea. A implantação do Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade, caracterizado pela interdisciplinaridade, vem ao encontro do ideário e proposta de atuação da UVA, proporcionando a articulação entre diversas interfaces do saber, a partir de estudos pautados no conhecimento científico e na pesquisa, tornando possível qualificar melhor academicamente docentes e profissionais de diversas áreas.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicanálise, Saúde e Sociedade, nível Doutorado, apresenta duas áreas de concentração:

1- Psicanálise e Saúde - engloba as linhas de pesquisa diretamente relacionadas à área da Saúde, com disciplinas, projetos de pesquisa e atividades de extensão que contribuem para o avanço e atualização de docentes e profissionais da área da saúde, a partir das contribuições da Teoria Psicanalítica.

As linhas de pesquisa alocadas nesta área de concentração são:

I- Prática Psicanalítica - Esta linha de pesquisa pretende desenvolver estudos avançados da prática clínica em articulação com a teoria psicanalítica. As entrevistas em Psicanálise e o diagnóstico diferencial são abordados a partir da nosografia psicanalítica: neurose, psicose e perversão. Compreende também a análise de questões apresentadas na contemporaneidade relativas à psicossomática, saúde da criança e do adolescente, intervenções referentes à saúde em comunidades. Os aspectos relativos às conexões entre Psicanálise, Direito e Ética são balizadores de pesquisas desenvolvidas.

II- Subjetividade nas Práticas das Ciências da Saúde - Esta linha de pesquisa abrange, especialmente, os estudos avançados e contemporâneos referentes à constituição do sujeito com a finalidade fornecer subsídios teórico-práticos para futuros docentes e profissionais das Ciências da Saúde, no que diz respeito às manifestações da subjetividade e suas interrelações com o social e a cultura. Os mitos, a família, as minorias e as instituições são focalizados por constituírem campos propícios para as expressões do sujeito. Questões éticas são consideradas. Podem pertencer a esta linha de pesquisa aqueles que possuem o desejo de aprofundar as questões relativas à subjetividade sob o ponto de vista da psicanálise na interface com a Saúde Mental e a Saúde Pública.

2 - Psicanálise e Sociedade - esta área de concentração abrange as conexões do saber psicanalítico, especialmente com as ciências sociais e a arte. Compreende todos os estudos, disciplinas, projetos de pesquisa e atividades de extensão que promovem estudos avançados dos fenômenos sociais, especialmente da contemporaneidade, utilizando formulações teóricas e operadores da Psicanálise.

As linhas de pesquisas alocadas nesta área de concentração são:

I- Psicanálise, Sociedade e Práticas Sociais - Esta linha de pesquisa promove estudos e pesquisas avançados e contemporâneos referentes às diferentes práticas sociais a partir dos conceitos e operadores da Psicanálise. As teorias relativas à constituição da cultura e o legado freudiano acerca dos grupos e das Instituições são estudadas nas pesquisas desta linha. As tecnologias de Comunicação e Informação, assim como a exposição coletiva do sujeito têm seus efeitos analisados à luz das tendências e perspectivas do mundo contemporâneo. São focalizadas as influências recíprocas entre as ações dos sujeitos e os fenômenos sociais da contemporaneidade. Pesquisadores interessados na articulação entre o sujeito e o social procedentes de distintas áreas do saber, com o desejo de analisar as práticas sociais à luz da Psicanálise, podem se inserir nesta linha de pesquisa.

II- Psicanálise e Arte - esta linha de pesquisa foi criada no ano de 2009 por sugestão da Comissão da CAPES em visita realizada ao Programa. Nela situam-se as pesquisas e estudos avançados referentes à relação entre as manifestações subjetivas e a criação artística; estudo teórico de estética e suas relações com a psicanálise; estudo de caso de artistas; análise de obras literárias, teatrais, de artes plásticas, de música e de dança; estudos das relações entre psicanálise, cultura, arte e outros saberes (ciência, filosofia, linguística, antropologia etc.).

A prática interdisciplinar deste Programa é realizada por um corpo docente constituído por Doutores e Pós-Doutores com qualificação diferenciada, atendendo demandas de saber oriundas de diversas áreas: Direito, Educação, Medicina, Psicologia, Fonoaudiologia, Linguística, Saúde Pública e outras.

ANA MARIA RUDGE
http://lattes.cnpq.br/5585581159617581
Possui doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994). Professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida RJ, Professora Associada Aposentada da PUC-Rio; Membro Psicanalista da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle. Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: psicanálise, metapsicologia, epistemologia da psicanálise, história da psicanálise, psicanálise, linguagem e cultura, antropologia e psicanálise, e nos temas - trauma, supereu, pulsão de morte. É pesquisadora 1D do CNPq. Pesquisadora da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.

ANTONIO QUINET
http://lattes.cnpq.br/9225842201574214
Médico, psiquiatra, psicanalista, doutor em Filosofia e dramaturgo. É Analista Membro da Escola (AME) de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, Professor Adjunto do Mestrado e Doutorado de Psicanálise, Saúde e Sociedade da UVA. Fundou a Cia. Inconsciente em Cena da qual é diretor. É pesquisador da FAPERJ (pesquisa Hilda & Freud - collected words). Docente de Formações Clínicas do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro. É membro da Associação Brasileira de Psiquiatria. Co-editor da publicação francesa “En-je” Revue de Psychanalyse. Autor de diversos livros e artigos publicados em revistas e livros na Argentina, Austrália, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Inglaterra, Turquia. Tradutor de Lacan no Brasil, foi responsável pelas versões dos Seminários 2 e 7 de Lacan, de Televisão, além de outros artigos.

AUTERIVES MACIEL
http://lattes.cnpq.br/1316446642154568
Possui doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e graduação e Bacharelado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professor do Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida e leciona também na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

BETTY FUKS
http://lattes.cnpq.br/8573708342628872
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: prática e teoria psicanalítica, psicanálise, cultura e sociedade, e nos temas - trauma, pulsão de morte, narcisismo pequenas diferenças e história da psicanálise. Autora e co-autora de vários livros no Brasil e no exterior. Menção honrosa da Câmara Brasileira do Livro (2004). Pesquisadora do Laboratório Latino Americano de Psicopatologia Fundamental. Membro do grupo de trabalho da ANPEPP - "Psicanálise, Política e Cultura". Editora Responsável da revista on-line Trivium: estudos interdisciplinares. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2.

GLORIA SADALA
http://lattes.cnpq.br/7213071452586511
Psicanalista, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1972), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Coordenadora e Professora do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida. É Supervisora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida e Professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da PUC-RIO. Atua há longo tempo em Ensino Superior, sendo autora dos Projetos e responsável pela implantação dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, aprovados pela Capes em 2006 e 2012, respectivamente. Possui vasta experiência em coordenação de Cursos de Graduação e Pós-graduação, além de ampla atuação em magistério superior. Desenvolve pesquisas ligadas à clínica psicanalítica, análise da contemporaneidade e articulações entre a psicanálise e outras áreas como: arte, educação e saúde. Coordena e participa na organização de Seminários Internacionais desde 2006. Participou do estabelecimento de convênios entre a UVA e outras instituições como UFRGS e NESA/UERJ. Participante do Grupo de Pesquisa "Psicanálise e Saúde" - Universidade Veiga de Almeida. Membro da Comissão Editorial da Revista Trivium dos Programas de Pós-graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida.

JOANA DE VILHENA NOVAES
http://lattes.cnpq.br/6639140506792844
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Especialista em Transtornos Alimentares pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (2001). Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Pós-Doutorado em Psicologia Social pela UERJ (2008). Pós-doutorado em Psicologia Médica pela UERJ (2012). Coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social - LIPIS da PUC-Rio. Pesquisadora e Membro do GT de Metodologia do Conselho Consultivo da Fundação Dove para a Auto-estima – DSEP DOVE/UNILEVER Londres. Membro do Conselho Científico e Editorial da Coleção Psi da Editora Appris. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Metodologia de Pesquisa, Intervenção Terapêutica e Psicologia Comunitária, com ênfase no diagnóstico e atendimento de crianças e adolescentes moradores de abrigos ou institucionalizadas, em situação de risco ou vítimas de violência doméstica. Pesquisas nas áreas de: corpo, envelhecimento, sociabilidade e regulação social; imagem corporal e sofrimento psíquico; tecnobodies e práticas corporais; cirurgias plástica e bariátrica; transtornos alimentares e da oralidade; atendimento psicológico à população de baixa renda. Pesquisadora correspondente do Centre de Recherches Psychanalyse et Médecine - Université Denis-Diderot Paris 7 CRPM-Pandora.

JOSÉ MAURÍCIO LOURES
http://lattes.cnpq.br/6490441757490101
Psicanalista, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Fórum Rio de Janeiro. Doutor (2020) e Mestre (2018) em Psicanálise, Saúde e Sociedade, pela Universidade Veiga de Almeida. Graduado em Psicologia, pela Universidade Veiga de Almeida (2016). Atua como coordenador e professor do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Teoria Psicanalítica e Prática Clínico-Institucional da Universidade Veiga de Almeida e como professor do curso de pós-graduação lato sensu em Psicologia Clínica da PUC-Rio. É Editor Responsável da revista Stylete Lacaniano, de EPFCL-Brasil, Editor Adjunto da Revista Trivium: Estudos Interdisciplinares e membro do corpo editorial da Revista Marraio. É coordenador da Biblioteca do Fórum Rio de EPFCL-Brasil. Coordena seminários na Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - Fóruns Região dos Lagos e Rio de Janeiro.

MARCIO TADEU RIBEIRO FRANCISCO
http://lattes.cnpq.br/2516141327475369
Graduado em enfermagem pela Universidade do Estado da Guanabara (1973). Habilitação em Enfermagem em Saúde Pública pela Faculdade de Enfermagem da UERJ (1974) - Livre docente pela Faculdade de Enfermagem da UERJ em 1986. Doutor em Saúde Coletiva - Administração, Planejamento em Saúde - Instituto de medicina Social UERJ- 2000. Área de atuação - Chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto/HUPE - UERJ de 1984/87. Diretor Eleito do Centro Biomédico da UERJ-1994/99. Diretor de Prevenção e Assistência a Saúde do SEMIC - RJ de 1977- 86. Chefe do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da UERJ. Avaliador de Curso de Graduação de Enfermagem (Inep-Mec). Consultor técnico ad hoc do departamento de DST/AIDS e hepatite virais do Ministério da Saúde. Avaliador ad hoc da Faperj. Avaliador da Capes - CNPq. Coordenador Executivo do projeto de prevenção DST/AIDS no carnaval desde 1992.

MARIA ANITA CARNEIRO RIBEIRO
http://lattes.cnpq.br/0239655185867193
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é coordenadora Acadêmica do Curso de Especialização em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro pesquisadora da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, Membro de Formações Clínicas do Campo Lacaniano. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia, psicanálise, feminino, arte e corpo, editora da Revista Marraio de Psicanálise com Crianças.

RICHARD COUTO
http://lattes.cnpq.br/3806500627644818
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (2004), mestrado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá e Professor do Programa de Pós Graduação Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida na Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, discurso, reforma psiquiátrica, sexualidade, feminilidade, saúde mental, ciência, verdade, pesquisa em psicanálise e saúde mental infanto-juvenil.

SONIA BORGES
http://lattes.cnpq.br/3907435267083360
Possui graduação em Pedagogia (Universidade Católica de Goiás,1967), especialização em Psicologia da Educação (Univesidade Federal de Goiás, 1973), mestrado em Psicologia da Educação( Fundação Getúlio Vargas - RJ, 1982) e doutorado em Psicologia da Educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1995). É psicanalista, membro do Colegiado da "Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano", onde coordena seminários. Como pesquisadora desenvolveu projetos com recursos do INEP de 1982 a 1986 na área da educação/aquisição da escrita e foi bolsista do CNPq de 1986 a 2001, com projetos cujo tema foi a linguagem escrita abordada na interface psicanálise/linguística. No momento, atua na área da teoria e clínica psicanalíticas, em diálogo multidisciplinar com os campos da filosofia, da estética e da educação. Temas abordados: aquisição da escrita, psicanálise e funções da escrita; oficina terapêutica de escrita e arte; psicose; psicanálise, ética e estética; sublimação e criação. A homologia entre o processo de destituição subjetiva quando referido à formalização do objeto estético e a destituição subjetiva própria ao final da análise; a questão da interpretação no campo da psicanálise e da arte contemporânea.

VERA POLLO
http://lattes.cnpq.br/1630194846906892
Psicanalista e professora universitária. Membro (AME) da Internacional dos Fóruns e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1969), onde obteve igualmente os títulos de Mestre em Psicologia (1973) e de Doutora em Psicologia (1997). De 1989 a 1992, estudou na Universidade de Paris VIII como bolsista da Capes, obtendo o D.E.A. em Psychanalyse et Champ Freudien. É professora do Curso de Pós-graduação lato sensu em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Faz parte do conselho editorial da revista Stylus, publicação semestral da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano-Brasil e da Revista Trivium do programa supracitado da Universidade Veiga de Almeida. É editora geral da revista Folhetim, publicação semestral do Fórum do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro, que integra a Federação de Fóruns do Brasil e a Internacional dos Fóruns. Leia mais +

conheça os diferenciais do curso

  • 1

    Corpo docente de excelência, com qualificação diversificada, boa produção intelectual, comprometidos com o Programa e desenvolvendo atividades inovadoras;

  • 2

    Variedade de eventos de excelência e realização de Seminários Internacionais;

  • 3

    Obtenção de bolsas CAPES e Taxa Escolar para mestrandos e Doutorandos e de “bolsas sanduiche”;

  • 4

    Obtenção de fomentos para o desenvolvimento de pesquisas nacionais e internacionais, publicações e organização de eventos;

  • 5

    Parcerias com outros centros de pesquisas e instituições no país e no exterior, com produtos gerados por estas;

  • 6

    Revista Trivium: Estudos Interdisciplinares, com boas avaliações no Qualis de várias áreas;

  • 7

    Ampla inserção social do Programa, englobando outras IES, setores públicos e privados;

  • 8

    Estrutura curricular adequada à prática interdisciplinar, fortalecendo as áreas de concentração e linha de pesquisa do Programa;

  • 9

    Articulação constante com a Graduação e Pós-graduação lato sensu na UVA.

Veja + diferenciais Veja - diferenciais

Matricule-se agora e venha transformar sua carreira

Inscreva-se

Fique por dentro

Saiba mais

CONSTRUINDO HISTÓRIAS JUNTO COM NOSSOS ALUNOS

"A UVA tem experiências além da sala de aula."

Lucas Augusto
Aluno UVA
Ex-Aluno UVA

"Estudar na UVA foi a melhor decisão."

Yasmin Thomaz
Ex-aluna UVA
Ex-Aluno UVA

"Tradição e qualidade fazem a diferença."

Viviane Saraiva
Ex-aluna UVA
Ex-Aluno UVA

METODOLOGIA HANDS ON

Metodologia Banner

Com a metodologia maker você aprende fazendo. São muitas questões reais que desafiam e transformam alunos em verdadeiros makers com autonomia para imaginar, criar e realizar.

Conheça mais sobre a metodologia Hands on

Estrutura para o saber científico

Modernidade Imagem
Modernidade Imagem

Cada espaço foi pensado para o seu aperfeiçoamento teórico. As bibliotecas são integradas e contam com acervo físico e digital. Os laboratórios têm equipamentos de última linha em todas as áreas de atuação.

Confira sobre nossos laboratórios

INTERCÂMBIO EM MAIS DE 27 UNIVERSIDADES NO MUNDO

Intercâmbio Imagem
Intercâmbio Imagem

O intercâmbio acadêmico da UVA conta com 27 universidades parceiras em toda América e Europa. Uma chance de explorar novos mundos e viver experiências inesquecíveis pra você se diferenciar como profissional.

4 CAMPI COM MAIS DE 35.000 M² DE INFRAESTRUTURA E UM CAMPUS VIRTUAL COMPLETO

Imagem Video
Imagem Video
Conheça o Campus Tijuca
Imagem Video
Imagem Video
Conheça o Campus Barra
Imagem Video
Imagem Video
Conheça o Campus Cabo Frio
Imagem Video
Imagem Video
Conheça o Campus Botafogo
Imagem Video
Imagem Video
Imagem Aluno Imagem Aluno

Tijuca

Estudar na UVA é ter a garantia de um ensino de qualidade, alinhando a vasta experiência e solidez de anos de tradição com o vanguardismo do que há de melhor na educação, seja no corpo docente, infraestrutura, metodologias e matrizes curriculares.

Imagem Aluno Imagem Aluno

Barra

Prático, próximo e moderno. São as três qualidades do Campus Barra. Onde a tecnologia dos laboratórios e a tranquilidade dos espaços abertos se unem à facilidade de estar localizado logo em frente ao Barra Shopping. Venha conhecer.

Imagem Aluno Imagem Aluno

Cabo Frio

O Campus Cabo Frio tem os melhores professores e os mais modernos laboratórios da Região dos Lagos. Uma qualidade que abre caminhos para o futuro, para que o aluno bote o seu talento em prática e transforme suas ideias em realizações.

Imagem Aluno Imagem Aluno

Botafogo

O novo campus da Zona Sul chegou para trazer não só qualidade de ensino, mas facilidade em uma localização privilegiada no bairro de Botafogo. É a UVA ao alcance de cada vez mais pessoas.

Imagem Aluno Imagem Aluno

Campus Virtual EAD

Se você quer autonomia pra estudar do seu jeito, a UVA tem um campus virtual com opções que se adaptam a sua rotina. Aqui, disciplinas de todas as modalidades estão disponíveis online pra você estudar de onde estiver.

Encontre o seu campi/unidade

Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro,172
Contato: 2574-8888

Ver no mapa

Estudar na UVA é ter a garantia de um ensino de qualidade, alinhando a vasta experiência e solidez de anos de tradição.

Ana Paula Pinto de Souza
Diretora do Campus Tijuca

O campus está preparado para entregar o melhor da experiência universitária dentro do mais alto padrão de qualidade para nossos alunos.

Ramon Vieira
Diretor do Campus Barra

Da estrutura ao ensino, aqui em Cabo Frio a qualidade é o nosso maior diferencial.

Nirley Barros
Diretor do Campus Cabo Frio

Com a excelente localização, o novo campus tem tudo pra ser um sucesso.

Jorge Fernandes
Diretor do Campus Botafogo

Você estuda a distância, mas nunca sozinho. É no seu ritmo, com professores e tutores pra ajudar.

Ricardo Pacheco
Diretor do Campus EAD

formas de ingresso flexíveis e investimento facilitado para ter acesso a um estudo de alta qualidade

Formas de ingresso

Escolha a melhor forma de começar a estudar numa universidade nota máxima pelo MEC.

Financiamentos e Bolsas

Seus projetos para o futuro têm mais chances de acontecer com uma educação de qualidade.

Saiba tudo sobre admissão e investimento

Tem dúvidas ou precisa de ajuda?

Perfeito! Em breve entraremos em contato com você!

cursos que
podem interessar

disciplinas
do curso

A Estrutura Curricular do Doutorado em Psicanálise, Saúde e Sociedade compõe-se de disciplinas obrigatórias e eletivas que propiciam aprofundamento teórico, aperfeiçoamento da prática de ensino e pesquisa e preparação para o desenvolvimento do projeto de pesquisa cujos resultados constarão no trabalho final. Há interrelação entre as disciplinas e as pesquisas dos mestrandos, doutorandos e docentes.

1 - NÚCLEO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO DOUTORADO No primeiro semestre Doutorado são ministradas duas disciplinas obrigatórias para todas as áreas de concentração:

Psicanálise e Interdisciplinaridade
Antropologia e Psicanálise

No segundo semestre é ministrada uma disciplina obrigatória exigida para as duas áreas de concentração:

Antropologia e Saúde / Psicanálise e Laço Social


2 – NÚCLEO DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DE PESQUISA/ORIENTAÇÃO DO DOUTORADO

O doutorando disporá de quatro anos para desenvolver sua tese com orientação permanente em disciplinas obrigatórias de pesquisa/orientação.

A disciplina “Prática de Ensino e Pesquisa” exige do doutorando a realização de diversas atividades relacionadas ao estágio em docência, tais como: aulas, monitorias, palestras, publicações, organizações de eventos, consultorias aos mestrandos do Programa e apresentação de trabalhos.

No primeiro semestre do Curso é ministrada a disciplina obrigatória de pesquisa/orientação:
- Seminário Interdisciplinar de Pesquisa Avançada em Psicanálise I No segundo semestre, é ministrada a disciplina obrigatória de pesquisa/orientação:
- Seminário Interdisciplinar de Pesquisa Avançada em Psicanálise II

No terceiro semestre, é ministrada a disciplina obrigatória de pesquisa/orientação:
- Seminário Interdisciplinar de Pesquisa Avançada em Psicanálise III

No quarto semestre, é ministrada a disciplina obrigatória de pesquisa/orientação:
- Seminário Interdisciplinar de Pesquisa Avançada em Psicanálise IV

No quinto semestre, é ministrada a disciplina obrigatória de pesquisa/orientação:
- Seminário Interdisciplinar de Pesquisa Avançada em Psicanálise V

No sexto semestre, é ministrada a disciplina obrigatória de pesquisa/orientação:
- Seminário Interdisciplinar de Pesquisa Avançada em Psicanálise VI

No sétimo semestre, é ministrada a disciplina obrigatória de pesquisa/orientação:
- Pesquisa de tese I

No oitavo semestre, são ministradas as disciplinas obrigatórias de pesquisa/orientação:
- Pesquisa de tese II
- Prática de Ensino e Pesquisa

3 – NÚCLEO DE DISCIPLINAS ELETIVAS (MESTRADO/DOUTORADO)
No segundo semestre do Doutorado é ministrada uma disciplina eletiva. O doutorando, a partir do terceiro semestre, poderá cursar até duas disciplinas eletivas por semestre como ouvinte. As disciplinas eletivas oferecidas são:

- A Teoria dos Discursos de J. Lacan
- Antropologia e Saúde
- Arte e Inconsciente
- Arte, Estética e Criação
- As Estruturas Clínicas
- As Formações do Inconsciente
- Comunicação e Contemporaneidade
- Comunicação, Subjetividade e Sociedade
- Comunidades e Saúde
- Corpo e Psicanálise
- Deficiência, Família e Sociedade
- Dimensões do Corpo
- Do Sujeito da Ciência à Psicanálise
- Família, Saúde e Sociedade
- Metodologia Científica
- Movimento Psicanalítico: História e Escolas
- O Desejo e suas Interpretações
- O Feminino
- O Inconsciente
- O Mal-Estar na Contemporaneidade
- Pesquisa em Psicanálise
- Políticas Públicas de Saúde
- Psicanálise e Ciência
- Psicanálise e Educação
- Psicanálise e Ficções
- Psicanálise e Sexualidade
- Psicanálise e Teatro
- Psicanálise, Arte e Literatura
- Psicanálise, Direito e Ética
- Psicanálise, Filosofia e Mitos
- Psicanálise, Lei e Violência
- Psicopatologia Psicanalítica
- Psicossomática
- Pulsões e seus Destinos
- Saber, Poder e Práticas Sociais
- Saúde da Criança e do Adolescente
- Sociedade Contemporânea
- Transferência: Dinâmica e Paradoxos

Duração estimada: 48 meses

Tem dúvidas ou precisa de ajuda?

Perfeito! Em breve entraremos em contato com você!

48 parcelas de R$ 2.561,60
Acesse aqui o Edital do Processo Seletivo

Ficou fácil começar

A UVA pensa em tudo pra te dar uma ajuda extra.

São várias opções de descontos, financiamentos e bolsas pra você não passar nenhum aperto com as mensalidades.

Como começar? A gente explica

Iniciar seus estudos na UVA é fácil.
Siga o passo a passo:

1 Inscreva-se

Escolha a melhor forma de ingresso para o seu caso. Conheça cada uma delas:

Inscrição

2 Matricule-se

Já foi aprovado e tem todos
os documentos em mãos? Hora da matrícula.

Você pode fazer sua matrícula 100% online. Preencha os dados adicionais na página Matrícula Online e depois siga para o Portal do Ingressante.

Feito isto, é só dar o aceite eletrônico ao contrato educacional, fazer o pagamento da primeira mensalidade e enviar sua documentação (candidatos de Transferência e Portadores de Diploma podem, também, fazer a solicitação de aproveitamento de disciplinas já cursadas, mesmo antes do pagamento).

Faça sua matrícula online

Se preferir, você também pode levar sua documentação até a Central de Admissão do campus e fazer sua matrícula no local.

Confira a documentação necessária

Tem dúvidas ou precisa de ajuda?

Perfeito! Em breve entraremos em contato com você!

conheça os diferenciais do curso

  • 1

    Corpo docente de excelência, com qualificação diversificada, boa produção intelectual, comprometidos com o Programa e desenvolvendo atividades inovadoras;

  • 2

    Variedade de eventos de excelência e realização de Seminários Internacionais;

  • 3

    Obtenção de bolsas CAPES e Taxa Escolar para mestrandos e Doutorandos e de “bolsas sanduiche”;

  • 4

    Obtenção de fomentos para o desenvolvimento de pesquisas nacionais e internacionais, publicações e organização de eventos;

  • 5

    Parcerias com outros centros de pesquisas e instituições no país e no exterior, com produtos gerados por estas;

  • 6

    Revista Trivium: Estudos Interdisciplinares, com boas avaliações no Qualis de várias áreas;

  • 7

    Ampla inserção social do Programa, englobando outras IES, setores públicos e privados;

  • 8

    Estrutura curricular adequada à prática interdisciplinar, fortalecendo as áreas de concentração e linha de pesquisa do Programa;

  • 9

    Articulação constante com a Graduação e Pós-graduação lato sensu na UVA.

Veja + diferenciais Veja - diferenciais

Matricule-se agora e venha fazer parte dos diferenciais

Inscrição

Quer saber mais?

Solicitar informações

Tem dúvidas ou precisa de ajuda?

Perfeito! Em breve entraremos em contato com você!

coordenação

Tijuca

Glória Sadala
Professor(a):

Glória Sadala

Horário de atendimento:

Sextas-feiras, das 11h às 14h Agendamento via e-mail da coordenadora

Tem dúvidas ou precisa de ajuda?

Perfeito! Em breve entraremos em contato com você!