19/12/2024
Medicina Veterinária de animais silvestres: desafios e oportunidades
...
Ver artigo completoCompartilhe
Chega o dia da entrevista de emprego – aquela mesmo que você tanto esperava, para uma empresa em que sempre quis trabalhar. Durante a conversa com o recrutador, surge a tão temida pergunta: “onde você se vê daqui a 5 ou 10 anos?”.
Pensar no longo prazo quando se trata da carreira pode ser complicado, principalmente para quem está começando.
Nesse sentido, existem alguns conceitos que podem ajudar os profissionais nesse planejamento. Um deles é o de carreira em Y. Se você não faz ideia do que isso significa e quer saber como esse conceito é capaz de ajudar, siga a leitura.
Saiba o que é e por que a carreira em Y pode ser a opção ideal para o seu sucesso profissional!
Durante muitos anos, o mercado de trabalho funcionava da seguinte forma: a pessoa desenvolvia as técnicas necessárias para um cargo, era contratada e, dependendo do desempenho, a empresa a promovia para a liderança. Mas sabemos que não existe espaço para tantos líderes, não é mesmo? Com isso, alguns profissionais ficavam sem opção.
Foi então que entrou em cena a carreira em Y. Nela, esse momento de transição de um cargo básico para um mais avançado encontra duas possibilidades: a liderança e a posição de especialista. Quando não há mais cargos de gerência ou supervisão, esse profissional ainda assim pode ser promovido e conquistar melhores remunerações.
A carreira em Y é uma maneira de as empresas incentivarem um aprendizado contínuo em seus profissionais. Na prática, a opção de se especializar é tão bem-vista dentro da organização quanto a de ocupar um cargo de gestão, garantindo o prestígio para o colaborador que se destaca e melhores remunerações. Assim, o profissional também se torna referência para os colegas no assunto do qual entende profundamente.
Em especial naquelas empresas de estrutura mais enxuta, existem poucos gestores para garantir o funcionamento das operações. Geralmente, são pessoas que ficam nessas posições por anos, sem passar o bastão para um sucessor. Com isso, duas situações acontecem: esse líder não progride na carreira e o restante dos colaboradores não pode crescer dentro do negócio.
Com a carreira em Y, esse não é um problema para essas pessoas. Confira outras vantagens dessa opção!
Imagine a seguinte situação: você fica em uma empresa por anos em uma função. Com o tempo, aprende muito e não se sente desafiado a desempenhar o mesmo papel. Sem vagas abertas para a gerência, a tendência é que se sinta desvalorizado pela sua dedicação, certo?
Além da falta de espaço para líderes, nem sempre a pessoa tem vontade ou necessidade de alcançar esse tipo de posição. Profissionais mais introvertidos e que gostam do “mão na massa”, por exemplo, não eram contemplados pelos planos de carreira tradicionais. O que poderia ser visto como uma lacuna na sua ambição, na verdade, era uma incompatibilidade de expectativas.
Com o cargo de especialista, essa pessoa que tem afinidade com uma função e quer se aprimorar pode investir nessa prática e contar com benefícios. Afinal, a empresa só tende a ganhar com um expert em determinado tema e, por isso, incentiva a capacitação além da graduação.
Vale lembrar que a pessoa não se ver em uma posição de liderança não significa que ela é incapaz de liderar. Inclusive, ela consegue auxiliar os colegas e ser um exemplo por meio de sua função de especialista.
Nessa possibilidade, também é possível desenvolver competências e se aprimorar, saindo da zona de conforto.
Como especialista, o profissional precisa se reinventar para melhorar a sua atuação e aumentar a produtividade do time ou setor. Ele ainda potencializa habilidades profissionais como escuta ativa, comunicação interpessoal, criatividade e assim por diante.
Já reparou que um profissional que se identifica com as funções que realiza e gosta de desempenhá-las tende a trabalhar melhor? Sem a promoção, ou com um cargo de gestão que não era almejado, o oposto disso acontece, causando um grande prejuízo à produtividade.
Com a especialização, a motivação para continuar estudando e levando inovação para a empresa só cresce. Como resultado, você se torna mais eficiente em suas funções e incentiva os colegas a adotarem a mesma postura.
O especialista faz parte do futuro do mercado, seja qual for a área de sua atuação. Isso porque ele se prepara para encarar os desafios e se antecipa às tendências de sua profissão, levando esses insights para dentro das empresas.
Ter uma pessoa que está sempre em busca de inovação é o diferencial competitivo de que as organizações precisam –– o que torna esse profissional extremamente valioso para as estratégias do negócio.
Se no curto prazo a carreira em Y já possibilita tantos benefícios para o profissional, imagine só no decorrer de sua carreira. Em vez de permanecer em funções que não apresentam desafios, ele passa a enxergar uma nova perspectiva e um trabalho em que pode depositar seus esforços por mais tempo.
Essa nova posição também é um diferencial para o marketing pessoal do profissional, que pode se apresentar como especialista e ser tão reconhecido quanto um supervisor ou gerente. Além de potencializar o seu currículo, favorece o networking e, em consequência, a aquisição de novos conhecimentos.
Ainda, no longo prazo, a carreira em Y permite que o valor do profissional aumente bastante no mercado, graças à experiência como especialista. Assim, é possível conquistar oportunidades ainda mais interessantes em outras empresas, com salários maiores e outros benefícios.
As possibilidades da carreira em Y são uma ótima solução para quem não deseja um cargo de liderança e não quer deixar de lado o prestígio. Para alcançar boas posições, no entanto, é preciso trabalhar os seus diferenciais e chamar a atenção da empresa em que trabalha para os seus talentos. Não deixe de se atualizar constantemente e invista em uma capacitação de qualidade!
Gostou do que leu neste conteúdo? Então, convidamos você para se desenvolver ainda mais com algumas dicas. Saiba quais são as principais competências que todo profissional vai precisar no período pós-pandemia!
19/12/2024
...
Ver artigo completo18/12/2024
...
Ver artigo completoFaça
aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.
X