Os alunos do 1º período do curso de Jogos Digitais do campus Tijuca da UVA desenvolveram dois jogos, chamados Mind - Miner in Dark e True Colors, dedicados especialmente para pessoas com deficiências auditiva e visual. No game para deficientes auditivos, o jogador é capaz de aprender uma partitura e reproduzir músicas mesmo sem conseguir ouvir. Já no jogo para os deficientes visuais, o participante vivencia uma experiência divertida e imersiva, por meio de recursos auditivos que estimulam a imaginação. O projeto foi idealizado pelos professores Victor Azevedo, de Marketing em Comunicação, e Thiago Gabriel, de Desenvolvimento de Jogos 2D.
Matéria que saiu na mídia sobre o projeto:
O Dia
Alunos de Publicidade e Jornalismo do campus Cabo Frio desenvolveram o aplicativo Prato Justo que tem como objetivo dar visibilidade aos pequenos empreendedores de Cabo Frio que estão fora das grandes plataformas de delivery. O projeto fez parte da disciplina Laboratório de Criação e teve a mentoria do professor Weslley Aldivino. Os estudantes diagnosticaram que é caro para a população local se alimentar na Região dos Lagos, por ser uma área predominantemente turística.
Matéria que saiu na mídia sobre o projeto:
G1
O projeto tem o objetivo de proporcionar e levar o conhecimento sobre a arquitetura do Brasil, sob visão dos estilos arquitetônicos e suas características para portadores de deficiências visuais e/ou auditivas
Os vídeos foram produzidos pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo, na disciplina de Arquitetura no Brasil, são inclusivos e estão públicos no canal no YouTube. São 10 vídeos publicados.
O projeto Águas Lagunares Cariocas, desenvolvido pelos alunos da disciplina Limnologia Básica, do curso de Engenharia Ambiental, está promovendo tours virtuais pelos ecossistemas lagunares da cidade do Rio de Janeiro. Com realidade virtual e narração, os visitantes aprendem sobre a fauna e a flora nativas das regiões e os impactos socioambientais que as lagoas vêm sofrendo. O projeto teve a orientação da professora Viviane Jupiassú.
Matéria que saiu na mídia sobre o projeto:
O Dia
A animação de divulgação científica explica de forma fácil a classificação oficial dos desastres no Brasil. Produto criado no âmbito do Projeto ‘Que chuva é essa?’ visando a divulgação científica para educação e a conscientização sobre água, meio ambiente, riscos, desastres e seus impactos ambientais e sociais.
As tirinhas, elaboradas pela professora Viviane Japiassú, fazem parte do Projeto de Pesquisa e Extensão “Que Chuva é Essa?”. Elas abordam temas como a seca no sertão, fortes chuvas que ocorreram no Japão e o caso do rompimento da barragem da Samarco de forma educativa.
Vídeo produzido pela aluna Yasmin da Silva Alcantara Moreira para a Atividade Individual Avaliativa 1 da disciplina de Anatomia aplicada à Fonoaudiologia, sob a orientação da professora Tatiana Araújo de Lima. A aluna usou a criatividade para descrever os músculos da mímica facial com um filtro do Instagram.
A aluna Hillary Freitas, do curso de Cinema e Audiovisual do campus Barra, elaborou o curta-metragem Pausa, que é uma reflexão sobre o período de isolamento social. O projeto foi elaborado para a disciplina Direção Audiovisual e teve a orientação do professor Anderson Barreto. O trabalho também foi selecionado para o festival virtual Curta Quarentena.
Alunos de Biomedicina, do campus Barra, elaboraram uma história em quadrinhos sobre a origem e evolução dos organismos, como produto da disciplina maker. A trabalho teve a orientação da professora Maíra Moraes e possui o objetivo de explicar o surgimento dos organismos de forma divertida.
Essa pesquisa apresenta uma aprendizagem criativa com Geografia e Literatura, na disciplina de Cartografia seguindo na contramão de uma cartografia tradicional. Material produzido pelo professor Rodrigo Lobato.
O projeto consiste em um applet interativo desenvolvido na plataforma gratuita GeoGebra, utilizada para a criação de materiais didáticos referentes aos conteúdos presentes nas disciplinas de matemática e física em diferentes níveis de educação, permitindo também a criação de conteúdos relacionados à engenharia. Tem como objetivo servir como ferramenta auxiliar no estudo da disciplina Campos e Ondas, do curso de Engenharia Elétrica.
Resultado de uma parceria entre a UVA e a UERJ, o aplicativo Vigia Entulho tem integração com o Google Maps e possibilita o registro de descartes inadequados de resíduos de construção e demolição através da identificação automática do local (georreferenciamento). A ferramenta também registra dados relativos à disposição inadequada, classe do resíduo, tipo do material, característica do local e volume; além de incorporar imagens captadas pela câmera fotográfica do celular. O projeto foi elaborado por alunos do metrado em Ciências do Meio Ambiente e teve a orientação do professor Anderson Namen.
Matéria que saiu na mídia sobre o projeto:
RJ1 (InterTV)
A equipe da TV UVA, formada por alunos de Jornalismo, elaborou videoclipes de covers cantados por estudantes da UVA. Os covers são: Ciclo sem Fim, Filme Preto e Branco e Chandelier. O projeto fez parte do UVA Talents, programa de talentos produzido pela TV universitária.
A TV UVA é a TV universitária da Universidade Veiga de Almeida. Ao longo de todo o ano, os alunos elaboram reportagens, de temas variados de acordo com a atualidade. Todo o material é desenvolvido pelos estudantes, como a produção, gravação e edição. Foram selecionadas algumas reportagens dos seguintes temas:
Aulas de física e matemática na pracinha
Uso da telemedicina
Término na quarentena
Maior pula pula inflável da América Latina
Solidariedade na pandemia
Diversão na quarentena
Como os autônomos se reinventaram na crise
Migração de eventos para lives e encontros virtuais
Mulheres em profissões dominadas por homens
Salto do mundo dos games na quarentena
Alunos da disciplina de Projeto Urbano, sob a orientação do professor Rogério Cardeman, elaboraram uma proposta para um plano urbano para a área de Vargens, no Rio de Janeiro,com base em premissas de cidade compacta, multifuncional, caminhável e sustentável. O trabalho demonstra as etapas da evolução do projeto urbano a partir de pesquisas, para amenizar os problemas do urbanismo moderno e criar diretrizes de pertencimento local, obtendo melhor qualidade de moradias e serviços.
As alunas Júlia Santos e Gabrielle Lopes produziram uma reportagem com o tema Mulheres em Cargos de Liderança nos Meios de Comunicação - Um retrato da desigualdade de gênero no mundo jornalístico. O projeto teve a orientação do professor Anderson Barreto e foi elaborado para a disciplina Videojornalismo.
A aluna Greicy Kelly Vieira Gomes, do curso de Jornalismo do campus Barra, elaborou a reportagem de tema Representatividade negra nas artes - A luta pela igualdade racial, para a disciplina Videojornalismo, sob a orientação do professor Anderson Barreto. A produção contou com a participação do ator Babu Santana e da cantora Priscila Tossan.
Para falar da importância da alimentação saudável, o curso de Nutrição produziu o e-book “Guia sobre Alimentação, Nutrição e Saúde 2020”, que aborda a importância da escolha dos alimentos para manter uma boa imunidade, a alimentação infantil, o comportamento alimentar, o aproveitamento integral dos alimentos, além de trazer receitas. O objetivo do projeto é auxiliar a rotina alimentar das famílias durante o isolamento social. Acesse o e-book aqui.
Os cursos de Geografia e Tecnologia de Geoprocessamento da UVA em parceria com o pesquisador Francisco Carlos Gomes, da Universidade Federal de Juiz de Fora, criaram o projeto de mapeamento online, que indica os casos diagnosticados do coronavírus (COVID-19) na cidade do Rio de Janeiro e na Região Metropolitana. O mapa que é atualizado duas vezes ao dia, mostra a disseminação da doença na região e ajuda os órgãos públicos a tomarem decisões mais eficientes para conter a pandemia.
Veja as matérias que saíram na mídia sobre esse projeto:
Band News
Meia Hora
Diário do Rio
Devido ao isolamento social decorrente da COVID-19, as aulas da Universidade Veiga de Almeida precisaram ser virtualizadas e passaram a ser transmitidas em tempo real, pela internet, nos horários e dias que aconteceriam presencialmente. A nova rotina de interação entre professores e alunos permitiu que familiares, que moram com os estudantes da UVA, pudessem assistir também às aulas ao vivo. Dessa forma, alguns parentes podem aprender coisas novas ou mesmo relembrar a experiência universitária e os conhecimentos já adquiridos. Saiba mais aqui.
Veja as matérias que saíram na mídia sobre esse projeto:
O Globo
O Globo
O Dia
O Centro de Reabilitação Clínica Escola da UVA, localizado no campus Cabo Frio, desenvolveu uma metodologia que permite o atendimento remoto a crianças com necessidades especiais. Os pais foram capacitados para mobilizar e aplicar os exercícios, levando em consideração o espaço domiciliar, e são acompanhados a distância, em tempo real, pela mentora do projeto e pelos estagiários da Clínica, todos alunos do curso de Fisioterapia. Clique aqui e conheça mais sobre o projeto.
O projeto reúne 21 histórias criadas e ilustradas por alunos da graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Veiga de Almeida, trazendo conceitos de ecologia e sustentabilidade de forma didática e criativa para ser usado como ferramenta de educação ambiental por professores dos ensinos fundamental e médio. Além de adotar a linguagem dos quadrinhos, no fim de cada capítulo o e-book Falando de Meio Ambiente em Quadrinhos traz um jogo de palavras-cruzadas e um quiz.
Veja as matérias que saíram na mídia sobre esse projeto:
Ciclo Vivo
Plurale
A disciplina maker do curso de Comunicação Social propõe que os alunos, junto à professora responsável, façam um levantamento de ONGs que tenham demandas relacionadas a projetos de comunicação, com o objetivo de entender suas dificuldades, encontrar soluções e reduzir as desigualdades. Utilizando ferramentas de Design Thinking, o projeto promove campanhas virtuais de agasalhos, arrecadação de alimentos, criação de site e planejamento de comunicação de ONGs.
Por haver registro do coronavírus em esgotos, alunos dos cursos de Arquitetura e de Engenharia uniram-se para elaborar um mapa de saneamento básico das comunidades do Rio de Janeiro. O projeto, em parceria com uma empresa externa, visa a implementar um modelo de saneamento de baixa complexidade em regime de mutirão remunerado, levando água limpa e esgoto tratado, com geração de emprego e renda para as populações mais atingidas no momento.
O curso de Fisioterapia oferece o serviço gratuito de atendimento de fisioterapia respiratória por teleconsulta para pacientes que receberam alta da COVID-19. Mesmo após receberem alta hospitalar, as pessoas podem apresentar falta de ar ou perda da capacidade pulmonar, já que músculos precisam de tempo para recuperação. O público é atendido por professores do curso, com apoio de estagiários, em consultas virtuais. Os interessados devem entrar em contato com a universidade pelo e-mail [email protected]. Os pacientes passarão por uma triagem e serão encaminhados aos professores especialistas. Saiba mais aqui.
Veja as matérias que saíram na mídia sobre esse projeto:
Isto É
G1
G1
O Globo
Meia Hora
O Dia
Band News FM Rio
O projeto Media Lab Talks, do curso de Publicidade, realizou palestras de conteúdos de ponta, por meio de lives, com grandes profissionais da área. Alunos de comunicação e interessados puderam acompanhar as lives no
canal do YouTube do Media Lab, que seguem disponíveis para consulta.
Veja as matérias que saíram na mídia sobre esse projeto:
G1
Tupi FM
Tupi FM
Folha de São Paulo
Diário do Rio
O Dia
Diário do Acionista
Cidade 24h
Em busca de divulgar informações sobre como cuidar da saúde física e mental durante o isolamento social, o curso de Fisioterapia lançou o e-book “Orientações fisioterápicas para a melhora da saúde durante o isolamento social em combate a COVID-19”, com um passo a passo e imagens de exercícios para cuidar da postura em casa, por exemplo.
Produzido pelo curso de Enfermagem, o guia detalha os impactos do novo coronavírus nas Centrais de Materiais e Esterilização (CME). No material estão disponíveis os procedimentos necessários para limpeza de ar condicionado nas centrais, higienização de área restrita e irrestrita, desinfecção de equipamentos de proteção coletiva e individual. A produção foi realizada e publicada em parceria com o portal NasceCME.
O serviço online oferece suporte gratuito de professores e alunos do curso de Ciências Contábeis, como parte das ações do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UVA e em parceria com a Receita Federal. O serviço é voltado para pessoas físicas, com rendimento tributário acima de R$ 28.559,70 em 2019. Para o atendimento é preciso ter em mãos documentos pessoais, informes de rendimentos e a documentação relacionada aos bens, direitos e às obrigações relativas ao ano passado. A solicitação deve ser realizada por e-mail: [email protected]. Saiba mais aqui.
Elaborado pelo curso de Psicologia, em parceria com o Centro de Desenvolvimento Infantil Jardim Vovó Carmem, o projeto promove a interação entre crianças durante o isolamento social. A ideia é mitigar os efeitos psicológicos desse momento em que muitos pais sofrem ao gerenciar o tempo entre as obrigações de trabalho, a organização da casa e a atenção aos filhos, que sentem necessidade de interação com os pais. No Projeto Brincar, os parentes capturaram momentos lúdicos de brincadeira das crianças e compartilham entre as famílias, para que as crianças possam se reconhecer e permanecer com a memória ativa. Os alunos do curso de Psicologia da UVA, como forma de dar andamento ao estágio, desenvolvem a metodologia para a captação das brincadeiras e editam o material enviado pelos pais. Conheça mais o projeto aqui.
Veja as matérias que saíram na mídia sobre esse projeto:
O Dia
Meia Hora
Conheça os principais impactos da pandemia da COVID-19 na área de recursos humanos. Além de apontar os efeitos imediatos da crise sanitária no mercado de trabalho, o documento reúne os desafios enfrentados pelos profissionais e possíveis transformações em processos da administração de recursos humanos. A cartilha tem por objetivo ajudar gestores e empreendedores a entender e se preparar para o novo momento em que o mundo está entrando.
Baseado em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os estudantes do curso de Direito analisaram questões de saneamento básico de uma comunidade do Recreio. Durante o projeto, os alunos entrevistaram gestores de órgãos públicos, representantes de associações de moradores, entre outros, e verificaram que a comunidade não possui instalações adequadas de saneamento e água potável. No material produzido, em forma de podcasts e vodcast, os alunos indicam caminhos de como as autoridades públicas podem sanar o problema.
Veja as matérias que saíram na mídia sobre esse projeto:
O Dia
Estudantes do curso de Psicologia, supervisionados por uma professora, atuam no projeto de psicologia comunitária denominado "Se liga na saúde mental", que consiste na criação de uma página no Facebook e no Instagram, como parte da atividade de estágio. Os posts, que são criados pelos próprios alunos, com curadoria da professora, levam mensagens motivacionais com a linguagem direcionada às comunidades carentes, já que o estágio é realizado originalmente em ONGs voltadas para práticas de assistências à sociedade, dentro do viés da psicologia.
Os professores da universidade participam de uma série de lives que discutem questões de saúde, rotina e cuidados relacionados aos novos desafios impostos pela pandemia. Realizadas no Instagram da UVA, toda quinta-feira, as lives abordam temas como equilíbrio emocional, o futuro do emprego, o descarte do lixo residencial durante a quarentena e como devem ser as relações entre os países após a pandemia. Siga o perfil da UVA no Instagram e acompanhe os temas.
Quer ter acesso aos conteúdos produzidos por professores e alunos? Acesse aqui e faça o download do material exclusivo.
X