Por Pedro Paulo Carvalho | 14/08/2023

Saiba como a identidade visual pode ajudar pequenos negócios

Conceito cria distinção e identificação imediatas para marcas

Ter uma marca de sucesso em um mercado competitivo é uma tarefa árdua, porém, existem alguns artifícios criativos que podem tornar esse processo um pouco menos complicado. Um deles é a criação de uma identidade visual, que consiste na representação gráfica de uma marca, empresa ou organização que presta serviços comerciais. “Esses elementos gráficos podem ser formados por nomes, letras, formas, cores, símbolos, entre outros”, explica Érica Ribeiro, professora de Gestão de Produtos e Branding da Universidade Veiga de Almeida (UVA).

 

Investir em uma boa identidade visual é importante porque gera distinção e identificação imediata das marcas, fidelização e conexão com o consumidor. Para isso, é necessário pensar no público-alvo e na aplicabilidade adequada do logotipo, levando em consideração o tipo de produto e mídia de circulação. “Com uma imagem consistente, reconhecível pelas pessoas, a marca se destaca das concorrentes. Não precisa ser uma logo extremamente moderna, só ter ligação direta com o serviço e os valores que a empresa tenta passar”, complementa Érica.

 

Para o desenvolvimento de uma marca forte, é importante ter autenticidade, conexão emocional, clareza nos propósitos e construir reputação e posicionamento direto. Com um público bem definido, fica mais fácil de se comunicar com o consumidor e clientes em potencial. Também é imprescindível pensar na experiência do cliente, que vai além da simples entrega de um produto de qualidade, mas também em um atendimento personalizado.

 

É importante salientar que o investimento inicial na criação de uma identidade visual não é barato, mas é um custo que se dissolve a longo prazo. Além do desenho da logo, é necessário criar um CNPJ para a marca e registrá-la no cartório. “Aqui no Brasil, esse registro é feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que avalia o nome e logotipo para verificar a existência de marcas correlatas. A manutenção desse serviço é feita a cada dez anos, mediante a pagamento de uma taxa”, explica a professora.

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