Veja como conseguir seu primeiro emprego

  • dicas
  • mercado de trabalho
  • primeiro emprego

Muitos jovens mal entram na universidade e já estão pensando no primeiro emprego. Por ser a estreia no mercado de trabalho, os medos e preocupações costumam surgir com maior intensidade, chegando até mesmo a atrapalhar essa jornada.
 
Encontrar aquela vaga na sua área e que tenha o seu perfil é o passo inicial para a conquista desse objetivo. Para ajudar você, preparamos um miniguia sobre o tema, com dicas do que fazer para se dar bem nessa empreitada. Confira!
 
 

FATORES QUE AJUDAM A CONSEGUIR UM EMPREGO

Alguns investimentos são bons aliados quando o assunto é conquistar o primeiro emprego. Listamos os principais, a seguir.
 

DOMINAR IDIOMAS

Saber inglês é o mínimo que um profissional deve ter hoje. Esse idioma, considerado universal nos negócios, ajuda a construir networking, facilita viagens e intercâmbios para fora do país, além de possibilitar o acesso a materiais não traduzidos para o português.
 
A fluência pode ser requisitada em muitas empresas, principalmente, em multinacionais e naquelas que têm relações com outras nações. Mas não pare apenas no inglês. O que vai diferenciar você de outros candidatos mesmo são os diferenciais, e não as necessidades.
 
Por isso, analise o idioma que é importante para sua área de atuação e procure um cursinho especializado. Também é possível complementar os estudos ouvindo músicas, podcasts, filmes com legenda nessa língua etc.
 

TER HABILIDADES DIGITAIS

futuro do mercado de trabalho terá reflexos do que vivemos hoje. Isso quer dizer que as tecnologias serão presença garantida em qualquer área de atuação.
 
O home office é um exemplo: os profissionais vão dedicar tempo integral ou parcial de suas jornadas em casa – fazendo reuniões via videoconferência, assinando documentos digitalmente e assim por diante. Nesse cenário, as habilidades digitais são mais do que um diferencial: a partir de agora, contam como necessidade.
 
Por isso, comece desde já a desenvolver familiaridade com inovações (bem além do seu celular). Entre as principais competências, tenha noções de vendas, Marketing Digital, análise de negócios, experiência de usuário etc.
 

SER GRADUADO

Fazer graduação é bem mais do que ter uma linha a mais no seu currículo e um diploma em mãos. Basicamente, é a garantia que as empresas encontram de que você sabe mesmo desempenhar funções na área em que pretende conquistar o primeiro emprego.
 
Isso sem falar que, durante o curso, você conhece diferentes pessoas – desde seus colegas de turma aos professores e coordenadores. Inclusive, algum deles pode indicar você a vagas quando surgirem oportunidades com o seu perfil.
 

CURSAR OU TER FINALIZADO UMA ESPECIALIZAÇÃO

A educação continuada também é muito bem-vista no mercado. Ela indica que você é uma pessoa que gosta de aprender e não se acomoda com o que sabe. Por isso, após concluir a graduação, considere fazer uma especialização.
 
 

DICAS PARA AUMENTAR AS CHANCES DE CONSEGUIR UMA VAGA

Agora que você já sabe o que contribui para se destacar na jornada em busca do primeiro emprego, entenda como potencializar suas chances.
 

ADEQUE SEU CURRÍCULO

O currículo é aquele documento que serve para apresentar você aos recrutadores. Como a primeira impressão é a que fica, ele deve ser organizado e conter as informações mais relevantes sobre sua trajetória profissional. Do contrário, pode acabar sendo mais uma folha entre aquelas que as empresas recebem todos os dias.
 
Mesmo o currículo sem experiência tem valor, basta saber o que inserir. Para isso, reúna seus pontos fortes e competências –– aproveite que já começou a desenvolver suas habilidades digitais para listá-las. Faça um resumo de suas pretensões e mencione sua formação acadêmica. Mantenha o documento atualizado sempre.
 

TRABALHE SEU MARKETING PESSOAL

A presença nas redes sociais tem sido um dos diferenciais de um profissional na procura por um emprego. Afinal, ele demonstra seu posicionamento e pretensões com determinadas publicações.
 
Se você não sabe como utilizar o LinkedIn, é bom investir nesse aprendizado. Essa rede possibilita a troca de experiências, a construção de uma imagem pessoal adequada às demandas do mercado e o networking.
 

PREPARE-SE PARA A ENTREVISTA

Nada de chegar na entrevista de emprego sem um bom preparo! Antes de tudo, é preciso pesquisar sobre a empresa na qual deseja o cargo. Isso ajuda a responder a famosa pergunta de “por que quer trabalhar aqui”, sabe? Além do mais, demonstra o seu interesse na vaga.
 
Geralmente, algumas perguntas são comuns aos processos seletivos. Uma boa forma de se preparar é procurá-las na internet e responder a si mesmo. Assim, caso elas apareçam no dia da entrevista, já tem uma ideia de como se portar.
 

TRABALHE O NERVOSISMO

Essa dica está relacionada com a anterior. O nervosismo, muitas vezes, surge por causa da falta de confiança. Quando você treina respostas, diálogos e até conhece a empresa em que deseja trabalhar, tem um repertório bem mais amplo para dominar essa etapa do processo seletivo.
 
Procure respirar fundo antes de cada entrevista e não pensar no que pode dar errado. Confie que está fazendo o seu melhor para conseguir o primeiro emprego.
 

NÃO TENHA MEDO DE EXPOR SEUS DEFEITOS

Todo ser humano tem suas qualidades e defeitos. Você não precisa criar um personagem e esconder as próprias falhas para conquistar um emprego. Além de ser complicado manter as aparências por muito tempo, a sinceridade é uma demonstração de ética profissional –– uma das competências esperadas pelo mercado.
 
Quando questionado sobre esse assunto, seja verdadeiro e aproveite a oportunidade para mostrar o seu conhecimento sobre si. Fale a respeito de como faz para lidar com os defeitos e como lida com feedbacks.
 

SEJA EDUCADO E PONTUAL

A pontualidade é uma das características dos profissionais que as empresas esperam. Mesmo que a entrevista seja online, entre na sala alguns minutos antes para se prevenir de imprevistos.
 
A educação e a cordialidade também são apreciadas em diversos ambientes corporativos, até mesmo, antes de você fazer parte do time.
 
Conseguir o primeiro emprego pode parecer bem complicado, ainda mais quando você não tem muita experiência. Porém, a sua postura profissional faz toda a diferença na hora da entrevista para que os recrutadores notem seus talentos. Invista seus esforços nessa oportunidade, tendo em vista que ela abre portas para uma carreira de sucesso na sua área de interesse.
 
Quer estudar em uma universidade que se preocupa com sua empregabilidade tanto quanto você? Então, venha para a UVA. Entre em contato pelo site ou WhatsApp para conhecer nossos cursos e diferenciais para seu futuro.