O desafio da sustentabilidade para a Engenharia Ambiental

  • engenharia
  • engenharia ambiental
  • sustentabilidade

Nos últimos anos, o tema sustentabilidade se tornou pauta de discussões mundiais. E com o grande desafio de reduzir os impactos ambientais das ações humanas, a preservação do meio ambiente ganhou um forte aliado: os profissionais de Engenharia Ambiental.  

 

Estes profissionais são responsáveis pelo desenvolvimento de técnicas voltadas para resolver os problemas que afetam os recursos naturais do planeta e comprometem a sobrevivência das espécies, inclusive a humana. Os engenheiros ambientais utilizam a tecnologia para criar soluções que visam atender as preocupações ambientais consideradas em tratados internacionais.  

 

São eles que planejam coordenam, estudam e até preveem o impacto ambiental causado por um empreendimento, com o objetivo de diminuí-lo ou criar alternativas e projetos que reduzam seu potencial destrutivo.

 

Também é de responsabilidade do profissional de Engenharia Ambiental administrar instituições de tratamento de esgoto e saneamento básico, assim como redes de distribuição de água, coleta e descarte de lixo, órgãos reguladores de trânsito e similares.  

 

Com tantas frentes de trabalho, o papel do engenheiro ambiental vai muito além de analisar os impactos da contaminação de rios, lagos e mares, desmatamento, emissão de gases de efeito estufa e outros problemas.  

 

A preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele acabam por pautar sua atuação. Isso muitas vezes abrange o desenvolvimento de ações sobre questões sociais relativas ao bem-estar da população. Inclui-se também temas como o desenvolvimento econômico e o progresso de diferentes setores e corporações.  

 

Quer saber mais sobre o papel do engenheiro ambiental e sua ação indispensável para a preservação do meio ambiente e evolução da sociedade? Então acompanhe nosso artigo e conheça sua importância para o desenvolvimento de ações em torno deste tema. Confira! 

 

 

Engenharia Ambiental: carreira, atuação e mercado de trabalho

Os profissionais de Engenharia Ambiental são os grandes protagonistas quando o assunto é o desenvolvimento sustentável das comunidades, empresas e nações.  

 

Sua atuação envolve diretamente as dimensões sociais, ecológicas, tecnológicas e econômicas de diversos setores da sociedade, com o objetivo de analisa-las perante a questão ambiental.  

 

Em seu dia a dia, o profissional desenvolve técnicas (e até novas tecnologias) para a preservação do meio ambiente, incluindo o ar, a água, o solo e as espécies.  

 

Com isso, seu papel é estudar os problemas do meio ambiente para projetar, operar e construir soluções que visam minimizar os impactos da ação humana sobre ele.  

 

De modo geral, os engenheiros ambientais possuem um mercado de trabalho muito amplo e bastante promissor. A crescente preocupação das nações com as questões relativas ao meio ambiente e a legislação que estipula novas determinações acerca da sustentabilidade das empresas e corporações abre portas para grandes frentes de trabalho, tais como:

 

• fábricas e indústrias; 

• organizações não governamentais (ONGs); 

• prestadoras de serviços de consultoria; 

• instituições de ensino e pesquisa; 

• empresas de investigação e averiguação ambiental; 

• empresas especializadas em auditoria ambiental; 

• prefeituras e secretarias públicas 

empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica, água e esgoto. 

 

Sempre focados nos impactos ambientais, esses engenheiros buscam equilibrar o desenvolvimento humano e a qualidade de vida das pessoas com a preservação do meio ambiente. Ao desenvolver e analisar projetos relacionados ao uso de recursos naturais, eles conseguem instruir governos, corporações e a própria população sobre os limites de exploração ambiental.  Ele atua diretamente com: 

 

manejo e gestão das águas; 

• saúde pública; 

• controle e análise de riscos ambientais; 

• auditoria ambiental; 

• monitoramento de produção de recursos; 

• distribuição de energia elétrica, incluindo as fontes de energia renováveis como solar, eólica e hídrica; 

• gerenciamento de resíduos; 

• uso do solo; 

• saneamento básico e tratamento de esgoto, e similares.  

 

Com grande tendência de crescimento, a Engenharia Ambiental já figura entre as carreiras do futuro. Segundo o último Mapa do Trabalho Industrial, estudo realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ela está entre as três profissões ligadas à tecnologia que são mais promissoras, com uma taxa de crescimento estimada, até 2023, de mais de 19%. 

 

Com a 4ª revolução industrial vivida em todo o mundo, esse crescimento acelerado demonstra o quanto a Engenharia Ambiental se consolida como uma das profissões que são tendência no mercado de trabalho.  

 

Mesmo diante das dificuldades econômicas e de desenvolvimento que crescem em nosso país, o Brasil já passa por um processo de inserção da Indústria 4.0 nos mais diversos setores, o que inclui a temática da sustentabilidade como o carro chefe para muitas empresas e para o setor público.  

 

 

Como se destacar na área de Engenharia Ambiental 

Muito além do curso de graduação em Engenharia Ambiental, os profissionais que desejam protagonizar o futuro da profissão precisam investir em especialização e focar no desenvolvimento de novas tecnologias.  

 

A prática da sustentabilidade e o desenvolvimento de estratégias de preservação do meio ambiente estão amplamente ligados à evolução do universo tecnológico, o que exige preparo dos profissionais para liderar equipes e desempenhar funções indispensáveis para a criação de soluções mais criativas e modernas.  

 

Ainda durante a graduação, a prática em laboratório e o desenvolvimento de atividades em campo abrem os olhos dos futuros profissionais sobre os desafios da carreira e a necessidade de estarem atualizados com os últimos recursos e ferramentas tecnológicas voltadas para a área.  

 

E para aqueles que desejam prosperar e alcançar grandes oportunidades em setores fundamentais, como o serviço público, por exemplo, devem pensar em investir em cursos de especialização.  

 

Eles permitem evoluir na profissão, além de abrir portas para cargos de grande importância em diferentes áreas, com salários que giram em torno de R$ 13.000,00 de acordo com o Guia Salarial 2022 da consultoria Robert Half. 

 

Se você deseja vivenciar uma carreira de sucesso na área de Engenharia Ambiental, saiba que a UVA é uma instituição focada no desenvolvimento das habilidades fundamentais para a profissão.   

 

Com um curso de graduação direcionado para essa área de estudo, a UVA é a melhor opção para construir um futuro promissor em engenharia ambiental! Venha para e garanta seu espaço nessa carreira!

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller