Seis profissionais de marketing para você se inspirar
Compartilhe
A sociedade hoje é marcada pela conectividade e necessidade das marcas terem uma presença na vida das pessoas, tanto no on-line quanto no off-line. O marketing tem sido uma ferramenta que todas as empresas precisam investir e, por isso, é uma carreira que vem crescendo sua demanda.
Com tanta importância, aqueles que gostam dessa área de atuação precisa conhecer os principais pontos para ter uma carreira de sucesso. Além de identificar as principais funções existentes, acompanhar o trabalho de alguns profissionais renomados é uma opção para se inspirar.
Neste artigo, você vai conferir seis pessoas do marketing que são exemplos no mercado de trabalho e que servirão de inspiração para você seguir o caminho certo na sua carreira. Confira.
O que é marketing e qual a sua função?
Antes de entrar na lista desses profissionais de referência, é importante ressaltar alguns pontos.
O conceito de marketing é ter uma estratégia de ações que tornam uma determinada empresa ser conhecida na sociedade e, principalmente, em seu nicho de mercado.
Sua função vai além de apenas vender para novos e antigos clientes. A ideia é criar maneiras de conhecer o seu público e satisfazer suas necessidades e desejos, entregando valor aos seus produtos e serviços.
O marketing foca na experiência do cliente, o que faz os indivíduos se envolverem com sua marca e resolverem seus problemas a partir do que você tem a oferecer.
Nesse sentido, dentro de um departamento de marketing, existe uma gama de funções, sendo que as áreas-mãe são:
• Gestão de produto/serviços;
• Gestão de clientes;
• Gestão de marcas;
• Gestão digital.
Cada uma delas representa uma frente e que se ramifica em diversos cargos, como: analistas, social media, vendedores, consultores, entre outros.
De qualquer forma, seus principais objetivos são:
• Descobrir e identificar os mercados e suas tendências;
• Mapear as necessidades e desejos das pessoas com características do seu público;
• Auxiliar na construção de produtos/serviços que satisfaçam as necessidades deles;
• Definir o posicionamento do produto/serviço e sua precificação;
• Criar diferenciação e vantagem competitiva;
• Estabelecer o tom, os canais de mídia e as estratégias de venda que utilizarão na comunicação;
• Desenvolver estratégias de fidelização de clientes;
• Aumentar a percepção de valor sobre produtos/serviços e marcas.
Qual é o salário de um profissional de marketing?
O salário médio de um profissional de marketing pode variar de acordo com a função e com a região ou empresa na qual ele trabalha.
Podendo atuar tanto de forma pública quanto privada ou autônoma, de acordo com o Salário.com.br, um analista de marketing ganha em média R$ 3.240, sendo o teto salarial de R$ 9.400,21 – isso referente ao modelo CLT em 2022 no Brasil.
Confira seis profissionais de marketing que servem de inspiração para quem deseja ingressar na área.
Conforme dito, um bom parâmetro para alavancar na carreira de marketing é acompanhar o trabalho de alguns profissionais renomados e seus cases de sucesso.
No Brasil, podemos listar alguns. Então, confira seis personalidades inspiradoras do marketing.
1. Vitor Peçanha
Ele é o co-fundador da Rock Content, maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina e conhecida por gerar valor e ensinar marketing digital.
Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, ele tem profundo conhecimento de SEO e o maior case de sucesso em marketing digital, a própria Rock Content.
2. Martha Gabriel
Autora do best-seller “Marketing na Era Digital”, possui um currículo extenso para quem quer ingressar no segmento de marketing e tecnologia. Escreveu outros títulos e foi eleita pela Online Universities em 35º lugar dentre os 100 professores mais experientes em tecnologia no mundo.
Ela é engenheira pela Unicamp, futurista pelo IFTF (Institute For The Future), pós-graduada em Marketing (ESPM) e Design (Belas Artes). Hoje é CEO da Martha Gabriel Consultoria, sócia de startups que aplicam tecnologia em âmbito organizacional.
3. Lisiane Lemos
Formada em Direito e com MBA em gestão e negócios pela Fundação Dom Cabral, é uma líder inspiradora pela sua trajetória de sucesso e pela sua missão de mobilizar, conectar e inspirar pessoas a transformar o mundo.
Já trabalhou na Microsoft e atualmente é gerente de parceiros do Google, sendo a co-fundadora da Rede de Profissionais Negros e líder no Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil.
Também já foi reconhecida pela Revista Forbes e MIPAD da ONU como uma das pessoas mais influentes e que fazem a diferença no Brasil.
4. André Siqueira
Co-fundador da Resultados Digitais, hoje RD Station, que é a líder em Inbound Marketing na América Latina. Formado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi um dos pioneiros em estratégias de disseminação de conteúdos sobre marketing digital em um momento em que pouco se falava sobre isso.
Sua outra proposta de destaque foi a automação de marketing, fazendo seu software ser usado por grandes empresas do Brasil.
Já foi eleito um dos Forbes Under30 em 2019, profissional do ano em Inbound Marketing pelo Prêmio Digitalks em 2016, 2017 e 2018.
5. Erico Rocha
Criador do Ignição Digital, seu objetivo é incentivar o empreendedorismo e a eficiência organizacional por meio do marketing digital. Muito conhecido pelas mídias sociais, ele ensina conceitos e explica como usar as soluções que ajudam a alcançar essas metas, principalmente relacionados ao lançamento de produtos com sua estratégia de Fórmula de Lançamento.
Foi considerado o principal especialista de marketing digital para pequenos negócios digitais do Brasil pela InfoMoney.
6. Luiza Helena Trajano
É uma das responsáveis pelo sucesso e pela inovação do Magazine Luiza, que hoje tem mais de 1.000 lojas em 18 estados, 30 mil funcionários e um dos e-commerces de grande sucesso no Brasil.
Ela ocupa o cargo de presidente do conselho administrativo do Magazine Luiza desde 2015, mas foi alçada ao cargo de CEO ainda em 1991. Foi considerada Top Influencer do LinkedIn brasileiro em 2019 e Personalidade do ano de 2020 pela Câmara do Comércio Brasil-EUA.
Aqui, na UVA, o marketing é feito para você fazer sucesso no mercado
O marketing é uma das principais carreiras do mercado de trabalho. Com isso, cresceu a procura por essa profissão.
Dentro dessa linha, é comum as pessoas optarem pela publicidade e propaganda que acaba englobando diversas áreas do marketing e do comercial.
Na UVA, temos um curso voltado para você que deseja alavancar a carreira na área.
Saiba mais como ele pode ser a melhor escolha para seu sucesso profissional.