Segunda graduação ou pós: entenda os diferenciais

  • diferença
  • pós-graduação
  • segunda graduação

Quem já fez faculdade encontra diferentes opções para continuar os estudos. Por isso, é natural ter dúvidas sobre qual formação escolher e se é melhor realizar uma segunda graduação ou pós.
 
A verdade é que não existe certo ou errado entre a graduação em outra área e a especialização. Precisamos entender nossas necessidades de desenvolvimento e avaliar qual é o caminho ideal. E isso pode variar de uma pessoa para outra.
 
Neste conteúdo, explicamos os pontos mais importantes para você refletir sobre o assunto e fazer a melhor escolha para sua carreira. Tem dúvidas entre segunda graduação ou pós? Não deixe de conferir!
 
 

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE CONTINUAR OS ESTUDOS APÓS A GRADUAÇÃO?

A educação será o motor dos próximos passos da sua carreira e um meio para lidar com mudanças e imprevistos durante toda a trajetória profissional. Consequentemente, mesmo quem fez uma boa graduação precisa continuar os estudos.
 
O motivo é a necessidade de desenvolver competências para transformar nossos serviços para clientes e empregadores. O estudo nos dá novos conhecimentos e habilidades — que ampliam e aprimoram as atividades que realizamos.
 
Além disso, os certificados são uma forma de melhorar a imagem e firmar o nome no mercado. Quem realiza uma boa qualificação não apenas desenvolve competências, mas tem a instituição de ensino emprestando sua credibilidade para o currículo.
 
Por isso, quando decidimos sobre segunda graduação ou pós, devemos pensar na transformação que buscamos com o curso. Queremos mudar de profissão? Prestar serviços mais especializados? Conseguir uma promoção? Vender novos serviços?
 
 

QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS DE CADA OPÇÃO?

Para saber qual é a formação ideal para os seus objetivos, é importante conhecer as características da segunda graduação e da pós. Afinal, cada uma tem os seus diferenciais para justificar a realização do curso.
 

SEGUNDA GRADUAÇÃO

Para a segunda graduação, há três modalidades:
 

• Os bacharelados, que são mais generalistas e qualificam para diversas profissões, como DireitoAdministração e Ciências Contábeis;

• Os tecnólogos, que são focados em segmentos profissionais específicos, como Processos Gerenciais e Gestão de RH;

• As licenciaturas, que habilitam para ser professor da Educação Básica ou Profissionalizante, com cursos como Pedagogia e Língua Portuguesa. 

 
A duração dos cursos varia de acordo com o tipo de graduação. Geralmente, encontramos as seguintes faixas de tempo:
 

• Licenciatura — 3 a 4 anos;

• Tecnológico — 1,5 a 3 anos;

• Bacharelado — 4 a 5 anos.

 
Quando há compatibilidade de disciplinas com a formação antiga, conseguimos otimizar o tempo dedicado à segunda graduação. As matérias já cursadas podem ser reconhecidas pela universidade para que você não precise refazê-las. Aliás, no caso da segunda licenciatura, alguns cursos têm duração prevista de 12 meses, como História e Língua Portuguesa.

 

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

As pós-graduações lato sensu são formações que priorizam um campo de atuação mais específico, direcionando o profissional para uma especialidade. Logo, o advogado pode se especializar em Direito Penal, o administrador em Gestão de Pessoas, o contador na área fiscal, e assim por diante. A duração desses cursos varia de 6 meses a 3 anos.
 
Essas especializações, que incluem os MBAs, diferem das pós-graduações strico sensu. Enquanto os mestrados e doutorados são mais voltados para a área de pesquisa e docência acadêmica, as especializações estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de carreira, atualização profissional e abordagem de temas que não foram vistos na graduação.
 
 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE FAZER UMA SEGUNDA GRADUAÇÃO?

As duas opções (segunda graduação e pós) têm vantagens e desvantagens, e tudo depende de como elas se relacionam com as suas metas profissionais. Começaremos analisando se vale a pena fazer uma graduação, avaliando as oportunidades e desafios.
 

A CARGA HORÁRIA É MAIS ROBUSTA

A carga horária da segunda graduação é mais elevada do que a da pós. Inclusive, as horas de estudo abrangem vários dias durante a semana e a rotina de provas é mais intensa durante os semestres letivos.
 

A GRADE CURRICULAR É MAIS GENERALISTA

O curso de graduação constrói as bases para que o aluno conquiste autonomia, e o conteúdo da segunda graduação será bastante extenso para atingir esse objetivo. Por isso, você terá uma formação abrangente.
 

A GRADUAÇÃO OFERECE OPORTUNIDADES DE PRÁTICA PROFISSIONAL

Uma terceira questão importante diz respeito às oportunidades de estágio. Na graduação existem duas modalidades: o obrigatório e o facultativo. O primeiro faz parte da grade curricular e é uma exigência da maioria dos cursos, enquanto o segundo é opcional. Em ambos os casos, o estágio é um ato educacional no ambiente de trabalho.
 
Portanto, você pode praticar o que aprendeu na graduação, realizando atividades profissionais e vivenciando um pouco da rotina da área, o que ocorrerá sob a supervisão de um profissional mais experiente. Logo, é uma boa ferramenta para ganhar experiência e desenvolver habilidades.
 

A SEGUNDA GRADUAÇÃO É UM DIFERENCIAL NO CURRÍCULO

O profissional com uma segunda graduação é mais raro no mercado. Por isso, o diploma será um diferencial diante de profissionais parecidos, principalmente se você souber como escolher cursos de graduação para o seu perfil.
 
 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE FAZER UMA PÓS?

Prosseguindo, podemos identificar as vantagens e desvantagens da pós-graduação, que também terão um grande peso na sua decisão.
 

A PÓS-GRADUAÇÃO É FOCADA EM UMA ESPECIALIDADE

As especializações são mais curtas e flexíveis em relação à carga horária, porque o plano de estudo aborda um menor número de assuntos.
 

A ESPECIALIZAÇÃO DIRECIONA A CARREIRA

Na verdade, enquanto a grade curricular da segunda graduação expande e abre diversas opções, a pós-graduação direciona a atuação profissional para um campo específico.
 
Assim, por um lado, conseguimos direcionar a carreira para uma especialidade, como advogado criminalista, contador especialista em planejamento tributário, administrador especialista em desenvolvimento de pessoas etc. Mas, por outro lado, adquirimos um conhecimento que não é tão adaptável para atividades fora do objetivo do curso.
 

O CERTIFICADO VALIDA CONHECIMENTOS E HABILIDADES

A especialização também valida competências profissionais específicas, até mesmo aquelas que já foram desenvolvidas, mas que não podem ser comprovadas com o diploma de graduação.
 
Inclusive, essa é uma maneira de crescer profissionalmente para um cargo mais especializado.
 

A ATUAÇÃO EM NICHOS DE MERCADO SE TORNA UMA ALTERNATIVA

Por fim, a pós contribui para atender a necessidades pouco exploradas no mercado. Tais nichos geralmente compreendem algum serviço especializado, que recebe pouca atenção durante a graduação.
 
 

COMO ESCOLHER A MELHOR OPÇÃO?

O autoconhecimento será fundamental para pesar os prós e contras de cada oportunidade. A seguir, listamos os passos mais importantes para uma boa avaliação.
 

TENHA UM OBJETIVO PROFISSIONAL

Comece pelas suas expectativas e propósito de carreira. Você quer mudar de profissão? Alcançar uma promoção? Sair da sua empresa atual? Aumentar o salário?
 

ENTENDA O MERCADO DE TRABALHO

Depois, pesquise sobre os segmentos de mercado do seu interesse, avaliando as oportunidades e desafios. Se o foco for mudar de carreira, compare diferentes áreas de atuação e profissões.
 

LISTE AS NECESSIDADES

Reflita também sobre quais são os requisitos para alcançar os objetivos desejados, principalmente em relação às competências e certificações necessárias.
 

LEVANTE OS CURSOS DE SEGUNDA GRADUAÇÃO OU PÓS DISPONÍVEIS

Depois, faça uma lista com as formações que podem atender às suas necessidades, de acordo com os seus objetivos.
 

CONSIDERE A SUA DISPONIBILIDADE

Pense também sobre quanto tempo você pode dedicar à formação cada semana, analisando a carga horária dos cursos do seu interesse.
 

AVALIE A DURAÇÃO

Verifique, ainda, se o prazo para concluir o curso corresponde ao momento em que você vai precisar das novas competências.
 
Seguindo esses passos, você chegará ao curso que melhor atende às suas necessidades profissionais, de acordo com os seus objetivos de carreira. Logo, o passo seguinte é buscar uma segunda graduação ou pós de excelência, em uma boa universidade.
 
Para conhecer as melhores qualificações para sua carreira, conheça os cursos da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e tire suas dúvidas com a nossa equipe!