Se você é recém-formado no ensino médio, este post é para você!

Quem é recém-formado no ensino médio sabe que essa fase é fundamental para a escolha da carreira. É sinal de que é a fase dos vestibulares e, com ela, a oportunidade de tomar uma decisão que poderá afetar todo seu futuro. A gente sabe que o momento é empolgante e ao mesmo tempo assustador. Isso porque você terá uma grande responsabilidade em mãos.
Contudo, com algumas dicas práticas é possível pesquisar sobre as possibilidades disponíveis, fazer uma autoavaliação e descobrir como optar pela universidade ideal. Assim, se você está se sentindo ansioso e com receio, não se preocupe! Nós vamos ajudá-lo nessa decisão tão difícil.
Se você quer saber como deve ser a escolha da profissão e como se preparar para o vestibular, não perca o nosso post. Boa leitura!

COMO ESCOLHER UM CURSO DE GRADUAÇÃO?

Escolher cursos de graduação não é tarefa fácil, não é mesmo? Mas com algumas dicas simples é possível clarear a mente e optar pela profissão dos sonhos. Veja a seguir.

CONHEÇA O SEU PERFIL

Muitas pessoas não refletem sobre as coisas que gostam de fazer ou de aprender no dia a dia. Contudo, questionar-se é fundamental para começar o direcionamento de suas escolhas para temas com os quais tem mais afinidade.
Por isso, realize um exercício de autoconhecimento. Anote a limitação e a habilidade que você tem, pense nos objetivos que quer alcançar e imagine o cenário ideal da carreira. Avalie também as suas preferências, prioridades e valores em relação a determinados tipos de trabalho.

VERIFIQUE O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Consultar com antecedência a relação de disciplinas do curso superior é muito importante para descobrir qual será o conteúdo oferecido, a carga horária das aulas e os professores responsáveis pelas matérias.
Por meio da pesquisa, ainda será possível conferir a bibliografia básica, saber sobre a necessidade de fazer estágio obrigatório, além de outras informações essenciais para quem busca por uma graduação de qualidade.

PESQUISE SOBRE O MERCADO DE TRABALHO

Se você está em dúvida entre alguns cursos de graduação, pesquisar o mercado de trabalho ajuda a entender qual universidade realmente trará satisfação, permitindo que você alcance os objetivos. Mesmo que independência financeira e conforto sejam pontos decisivos, não foque apenas em profissões bem pagas.
Lembre que o mercado sempre se transforma e, dependendo da área, as coisas podem estar diferentes depois de você se formar. Portanto, busque o equilíbrio entre satisfação pessoal e dinheiro.

COMO SE PREPARAR PARA O VESTIBULAR?

Se você é recém-formado no ensino médio e quer ingressar em uma boa universidade, é importante saber como se preparar para o vestibular. Confira, a seguir, algumas dicas que podem facilitar o processo.

MONTE UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS

Para conseguir a nota de corte do curso é fundamental se dedicar bastante. Uma boa dica é montar um cronograma de estudos, já que com ele é possível organizar a rotina com base em suas necessidades e seus horários. Ao preencher e cumprir os planos, você começará a otimizar os estudos e o tempo com disciplina e qualidade.
Algumas sugestões para fazer o plano de estudos incluem:
  • priorize as matérias mais difíceis;
  • acesse provas anteriores;
  • estabeleça metas;
  • defina os horários de estudo;
  • escreva resumos.

FAÇA EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

O estudo das disciplinas cobradas nos vestibulares não estará completo se você não fizer exercícios de fixação. Por isso, procure em sites especializados ou em apostilas questões para treinar o seu conhecimento.
O ideal é ler o conteúdo e, logo após, fazer no mínimo 10 questões sobre aquele tema. Para isso, tente realizar as provas anteriores ou simulados. Tudo isso contribui bastante para que você fixe a matéria.

INVISTA EM QUALIDADE DE VIDA

Manter uma boa rotina é fundamental para quem vai prestar vestibular. Um cérebro saudável é o resultado de um descanso adequado e alimentação equilibrada. Manter esse ciclo aumenta o rendimento e a capacidade de concentração, além de fazer com que você fique mais disposto no dia a dia.
Ainda, os exercícios físicos devem fazer parte da rotina. Eles trazem vários benefícios tanto para o corpo quanto para a mente, pois auxiliam no combate ao estresse e melhoram o sono e o humor.
Você provavelmente já sentiu muito cansaço mental após um dia de estudo, não é mesmo?
Então, um modo eficaz de esvaziar a mente e aliviar a tensão é correr ou caminhar.

COMO ESCOLHER A UNIVERSIDADE IDEAL?

Optar por uma universidade reconhecida no mercado é fundamental para a carreira. Veja alguns passos de como escolher a instituição de ensino ideal.

CONFIRME A REPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE

Sabia que, em muitas situações, o lugar onde você estudou é um critério de desempate no momento da seleção de emprego? Portanto, é essencial conhecer a aceitação da sua universidade no mercado.
Em geral, uma instituição de tradição que investe na capacitação profissional é a preferida dos recrutadores. Muito disso também está relacionado à estrutura oferecida, porque ela possibilita a aquisição de conhecimentos práticos e a interdisciplinaridade.
UVA conta com uma estrutura de qualidade e é uma das melhores do município do Rio de Janeiro. Os professores são altamente capacitados e preparados para tirar todas as dúvidas dos alunos.

AVALIE O CUSTO-BENEFÍCIO DO VALOR DAS MENSALIDADES

Conciliar a universidade que melhor atenda a sua necessidade com a sua capacidade financeira é uma situação difícil. Os cursos, muitas vezes, apresentam mensalidades caras, além do investimento que você terá de fazer em transporte e materiais.
Caso esteja com o orçamento apertado, pesquise sobre as bolsas de estudo que a universidade oferece. Para isso, consulte no próprio site da instituição. Na UVA você terá a oportunidade de adquirir até 100% de bolsas de estudo por meio do PROUNI ou do Programa Novos Líderes.

OBSERVE A NOTA DO MEC

Ministério da Educação atribui notas às universidades. Essa pontuação é muito importante para descartar algumas opções e ordenar qual curso merece mais a sua atenção.
É importante lembrar que o mercado considera a avaliação para diferenciar candidatos a uma vaga de emprego. No momento de analisar o currículo, as empresas podem preferir pessoas de universidades cujo desempenho foi superior, segundo o MEC.
Nas avaliações feitas pelo MEC em 2019, a UVA recebeu nota máxima pelo Conceito Institucional Presencial e EAD.
Como vimos, se você é recém-formado no ensino médio, provavelmente está com dúvidas sobre como escolher o curso e a universidade certa. Para isso, conheça o seu perfil, pesquise o mercado de trabalho e verifique a grade curricular. Além disso, inscreva-se em uma universidade de qualidade que tenha bons professores, como aqui, na UVA!
Gostou deste post e tem alguma questão sobre a nossa universidade e os cursos? Então, entre em contato conosco. Será um prazer responder às suas perguntas!