Saúde mental: a importância do cuidado entre os estudantes

  • cuidados
  • estudantes
  • saúde mental

Aulas diárias, tarefas práticas, trabalhos, provas, estudos, encargos financeiros, atividades sociais… A vida do universitário não é fácil.  

Cheia de desafios e com muito conteúdo novo para absorver, a rotina de um graduando pode ser bem estressante, e é neste momento que precisamos priorizar a sua saúde mental.  

 

É muito comum ouvirmos que a faculdade será “um dos pontos altos de nossas vidas” e que esse é um tempo de oportunidades infinitas, ideal para encontrar amigos para a vida toda e ainda crescer como indivíduos. 

 

Porém, enquanto muitos experimentam esse panorama próspero, é muito comum que outros enfrentem algumas dificuldades, principalmente quando consideramos períodos mais estressantes e cheios de ansiedade. 

 

Neste sentido, os números não mentem. Um estudo realizado pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários Estudantis (FONAPRACE) revelou que 83,5% dos estudantes de graduação entrevistados apresentavam sinais da necessidade de receber cuidados em relação ao estresse. 

 

Com a pandemia, os números saltaram e demonstraram um índice ainda mais preocupante: sete em cada dez universitários brasileiros (76%) declaram que a pandemia trouxe impacto na saúde mental, levando o Brasil a registrar o maior índice entre os 21 países analisados. 

 

Conhecer os principais desafios de saúde mental que os alunos enfrentam é importante para evitar esses problemas e identificar qualquer sinal de alerta que exija o apoio de um suporte adequado. 

 

Se você está curioso sobre o tema, então acompanhe nosso artigo e confira como identificar possíveis problemas e como priorizar sua saúde mental durante a graduação. Confira. 

 

 

Por que os cuidados com a saúde mental são importantes durante a universidade e ao longo da vida?  

 

Pesquisas mostram que altos níveis de saúde mental estão associados ao aumento do aprendizado, criatividade e produtividade, comportamento mais pró-social e relações sociais positivas, além de melhorar a saúde física e a expectativa de vida.  

 

Com isso, os benefícios de cuidar da mente incluem a capacidade de viver uma vida bem equilibrada, satisfatória e funcional – na qual você pode se concentrar no desenvolvimento de suas habilidades para assim prosperar e alcançar seu potencial no trabalho, nos estudos e na vida.  

 

Ocasionalmente, todos nós passamos por dificuldades pessoais que podem causar ruptura e confusão em nossas vidas. No entanto, o estudo universitário geralmente envolve um comprometimento significativo de tempo e esforço, requer uma rotina disciplinada para alcançar o sucesso acadêmico e, invariavelmente, pode colocar um estresse significativo na saúde mental.  

 

É importante que, em tempos de alto estresse, tenhamos estratégias para proteger nossa saúde mental. Isso é fundamental para que sejamos mais equilibrados, funcionais e felizes durante a graduação e ao longo da vida.  

 

 

Saúde mental: sinais de alerta e principais doenças que afetam estudantes universitários 

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a saúde mental é “um estado de bem-estar no qual cada indivíduo realiza seu próprio potencial, pode lidar com o estresse normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de fazer uma contribuição para a sua comunidade”. 

 

Com isso, para cuidar da sua saúde mental, você precisa conhecer os sintomas de algumas das doenças que mais afetam os estudantes, como ansiedade e depressão. Vamos a elas: 

 

Depressão 

 

A depressão afeta mais de 45% dos estudantes universitários, com taxas que dobraram na última década. Pode afetar seriamente o bem-estar geral de um aluno e é frequentemente caracterizado por:  

 

• Sentimentos consistentes de desesperança e tristeza; 

 

• Mudanças de humor;  

 

• Alterações no sono e/ou apetite; 

 

• Retirada dos círculos sociais, uma tendência ao autoisolamento; 

 

• Aumento do pessimismo; 

 

• Falta de energia; 

 

• Dificuldade em se concentrar e completar tarefas; 

 

• Falta de prazer em atividades que antes achava prazerosas.  

 

A depressão também pode levar a sentimentos de vergonha e culpa, pois os alunos lutam para trabalhar nas tarefas e concluí-las no prazo, mesmo que não consigam. O problema aqui é que isso pode fazer com que sua depressão se aprofunde e fique fora de controle. 

 

A depressão pode ser desencadeada por várias razões, algumas das quais incluem a solidão ou a sensação de desconexão que vem ao entrar em um ambiente desconhecido. 

 

Ansiedade 

 

Embora se manifeste de maneira diferente em cada indivíduo, os transtornos de ansiedade geralmente apresentam os seguintes sintomas: 

 

• Sentimentos desproporcionais de nervosismo, inquietação ou tensão; 

 

• Uma sensação iminente de desgraça, perigo ou pânico sem qualquer causa; 

 

• Hiperventilação; 

 

• Tremor e suor;  

 

• Fraqueza e fadiga; 

 

• Insônia ou dificuldade em adormecer; 

 

• Problemas de apetite (não comer o suficiente ou compulsão alimentar); 

 

• Náuseas ou enxaquecas. 

 

Os alunos podem se sentir ansiosos por uma infinidade de razões, como provas próximas, dificuldade em lidar com as aulas e tarefas ou a falta de um sistema de apoio familiar. 

 

Embora falar com um conselheiro possa ajudar, outros mecanismos de enfrentamento, como meditação e prática de atividade física, também são excelentes ferramentas para ajudar a reduzir a ansiedade. 

 

Obviamente, alguns estudantes podem vir a sofrer com formas mais graves de ansiedade, como transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), ansiedade social e transtorno do pânico. 

 

Outros problemas comuns de saúde mental enfrentados por estudantes universitários são: 

 

Distúrbios alimentares como anorexia e bulimia; 

 

• Ideação e intenção suicida; 

 

• Abuso de substâncias. 

 

A saúde mental precária pode prejudicar a capacidade de se ajustar e ter um bom desempenho na faculdade, o que também pode se traduzir em sua vida fora da faculdade.  

 

Portanto, é importante garantir que você esteja mentalmente saudável e, em caso de necessidade, busque o auxílio e orientação de profissionais especializados.  

 

 

Dicas para intensificar os cuidados com sua saúde mental 

 

Cuide da alimentação

 

Sua mente é mais saudável quando o resto do seu corpo também é. Quando você come frutas e vegetais, ajuda a reduzir a inflamação em seu corpo e isso contribui para diminuir os índices de depressão – que está ligada aos processos alimentares e inflamatórios do corpo. 

 

Faça exercícios

 

O exercício pode melhorar seu humor e aumentar sua capacidade de pensar com clareza. Os especialistas recomendam uma sessão de 45 minutos, de três a cinco vezes por semana. Boas opções são o ciclismo, esportes coletivos e atividades aeróbicas. Frequentar a academia também é considerado especialmente benéfico. 

 

Durma o suficiente

 

Apenas três dias de sono ruim podem causar sentimentos de ansiedade, depressão e estresse, de acordo com estudos recentes. Por isso, procure dormir de 7 a 9 horas por noite, faça um exercício de relaxamento antes de dormir e procure manter uma rotina rígida com seus horários de sono.  

 

Tome sol

 

Pode parecer loucura, mas tomar sol pela manhã ajudará o ritmo circadiano do seu corpo, tornando mais fácil adormecer à noite, concentrar-se em suas tarefas e, é claro, auxiliando na absorção de vitaminas e minerais.  

 

Não abandone sua vida social

 

Passar tempo com os amigos libera hormônios do bem-estar e até faz a vida parecer menos assustadora – literalmente. Além disso, se você estiver passando por dificuldades, não hesite em confiar em um amigo ou participar de um grupo de apoio.  

 

Procure ajuda 

 

O que quer que você esteja enfrentando, saiba que você não está sozinho. 

 

O SPA – Serviço de Psicologia Aplicada da UVA – é um órgão que oferece avaliação psicológica e atendimentos psicoterápico a crianças, adolescentes e adultos, sejam alunos do centro universitário ou não.  

 

O serviço visa proporcionar o suporte necessário para contribuir com a saúde mental da comunidade, através de consultas agendadas por um valor simbólico – definido de acordo com a condição do paciente (alguns casos possuem prioridade de atendimento). 

 

Supervisionada pelos professores, mestres e doutores da UVA, o serviço tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e os cuidados com a saúde mental e psicológica dos estudantes e não estudantes.  

 

Alunos da UVA têm prioridade nos atendimentos, que ocorrem nos campi Tijuca, Barra e Cabo Frio. 

 

Se você precisa de apoio neste momento tão desafiador, faça sua inscrição através do formulário on-line. Uma vez inscrito, o interessado ingressa em uma fila de espera, em que irá aguardar o contato para agendar seu atendimento.  

 

Saiba mais sobre o SPA e confira como a UVA pode te ajudar. Clique aqui.  

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller