Saiba tudo sobre o curso de Letras em Inglês da UVA

Você tem vontade de fazer um curso de Letras em Inglês, mas ainda não sabe se essa é a graduação certa? Então, nada de se desesperar e ficar quebrando a cabeça à toa. Ao ter dúvidas sobre que formação seguir — o que, acredite, é uma experiência compartilhada por muitos jovens —, o ideal é pesquisar o máximo de detalhes sobre ela.
Justamente por isso, preparamos este artigo para mostrar de maneira simplificada e direta como é esse curso na UVA, o que você estuda ao longo dos semestres e quais são os diferenciais que a graduação traz na sua preparação para o mercado. Aproveite a leitura!

PARA QUEM O CURSO DE LETRAS EM INGLÊS É INDICADO?

O curso de Letras em Inglês é uma boa opção para quem, antes de qualquer coisa, gosta do idioma. Afinal, cá entre nós, não faz sentido se matricular em uma graduação voltada para o conhecimento sobre a estrutura, a gramática e a fonética do Inglês se você tem outros interesses ou prefere línguas diferentes (como o Espanhol ou o Francês), concorda?
Sem dúvidas, essa afinidade é o que vai tornar sua experiência na universidade muito mais empolgante, produtiva e desafiadora. Além disso, quem também gosta de literatura, cultura e produção de textos tem muito a aproveitar dessa formação, já que são conteúdos recorrentes e relacionados ao aprendizado da língua.
Não é para menos que os estudantes dessa graduação compartilham alguns aspectos e habilidades em comum. Alguns exemplos são:
  • Dominar bem o Português;
  • Ter um raciocínio crítico e reflexivo;
  • Apresentar boa oratória;
  • Ser versátil para se adaptar a diferentes ambientes;
  • Gostar de ler — com frequência e em grande quantidade.
Já do ponto de vista profissional, o curso de Letras em Inglês da UVA é indicado a quem deseja seguir a carreira de docência nos ensinos fundamental e médio.
Vale lembrar que, na escola, você é responsável por apresentar os estudantes ao idioma estrangeiro e mostrar a importância dele não só na comunicação e na interação entre as pessoas, mas também no mercado de trabalho, na mídia, na internet e na educação em todo o planeta.
Além disso, com o diploma na mão, você tem a possibilidade de assumir outras funções para além da sala de aula, viu? Tenha em mente que o Inglês abre portas e pode ajudar na carreira de tradução, de intérprete ou mesmo no mercado editorial.

COMO FUNCIONA O CURSO DE LETRAS EM INGLÊS?

Com duração média de quatro anos, o curso de Letras em Inglês mergulha na construção histórica, literária e linguística da Língua Inglesa ao longo do tempo. Dessa forma, os graduandos
têm a oportunidade de conhecer os aspectos que marcam o uso e a reformulação do idioma em diferentes sociedades.
Abaixo, mostramos algumas das principais matérias dessa graduação. Confira:
Linguística Textual e o Ensino: explora não somente a estrutura de uma língua — o que abarca desde a coesão do discurso até os papéis semânticos e sintáticos das palavras —, como as melhores estratégias de didática e aprendizagem do idioma para os estudantes das escolas;
Escrita Criativa em Inglês: voltada para estimular a capacidade de comunicação na Língua Inglesa, a disciplina ajuda a desenvolver as habilidades de produção de texto e aprimorar o conhecimento na gramática e na ortografia;
Morfossintaxe e o Ensino de Língua Inglesa: é centrada nas regras do idioma, o que envolve a utilização de palavras de diferentes categorias (como verbos, advérbios, pronomes etc.) e a forma correta de criar sentenças, frases e orações;
Literaturas de Língua Inglesa e o Ensino: discute como a Língua Inglesa foi utilizada para expressar a realidade de diferentes nações — o que inclui desde a cultura aos comportamentos e costumes — nos mais variados períodos históricos, como o colonialismo, a era medieval, o renascimento, a época vitoriana e por aí vai.

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO CURSO DA UVA?

O curso de Letras em Inglês na UVA se trata de uma licenciatura. Se você ainda não sabe, a diferença entre bacharelado e licenciatura é que, aqui, o foco é não só desenvolver o conhecimento teórico e técnico do idioma, mas habilitar o profissional na didática, na preparação pedagógica e na metodologia escolar para ensinar o Inglês.
Você pode fazer essa graduação tanto de manhã quanto à noite no campus Tijuca, de acordo com as suas preferências pessoais. Afinal, há quem já trabalha, quem tem (e administra) um negócio próprio ou simplesmente quem sente mais disposição para estudar em um determinado turno.
Contudo, aqueles estudantes que não querem ou não podem frequentar as aulas diárias e presenciais ainda têm a opção de realizar o curso a distância. Assim, dá para adaptar a formação à realidade sem abrir mão de usufruir da estrutura da UVA — com o suporte de profissionais qualificados e uma rotina de estudos atualizada e dinâmica.

COMO O CURSO DE LETRAS EM INGLÊS DA UVA PODE AJUDAR NA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO?

A UVA investe em uma formação acadêmica baseada na metodologia “hands on”. Ou seja, os estudantes são chamados, desde o início das aulas, a ter uma postura mais proativa na preparação para o mercado de trabalho.
O objetivo é que eles não só conheçam, como também se envolvam, reflitam e avaliem criticamente a respeito das demandas atuais do ramo e como elas impactam positiva e negativamente as possibilidades de atuação e construção da sua carreira.
Além do mais, o curso de Letras em Inglês traz uma disciplina maker, na qual as matérias já estudadas são trabalhadas de forma interdisciplinar para que você desenvolva seu lado empreendedor e inovador. Assim, é possível pensar e planejar soluções que mudem sua jornada profissional e até mesmo aperfeiçoar o segmento escolhido.
Deu para ver que o curso de Letras em Inglês da UVA proporciona uma formação completa, certo? Você desenvolve um domínio e um vasto conhecimento do idioma, sem falar da postura profissional adaptável e atual para se inserir com facilidade no mercado.
É por isso que vale a pena estudar em uma instituição reconhecida há mais de 40 anos no mercado e com um histórico de conquistas no setor da educação. Se quiser saber mais sobre o curso e as oportunidades que a UVA oferece, entre em contato com a gente!