Saiba o que é Lifelong Learning e como pode ajudar na sua carreira profissional

No mundo corporativo surgem novos termos que precisam ser conhecidos por quem quer se destacar. Nesse sentido, é importante saber o que é lifelong learning, um conceito formado pela aprendizagem contínua e pelo aprimoramento constante.
mercado de trabalho busca cada vez mais pessoas engajadas, que querem evoluir sempre. Por isso, demonstrar proatividade no que se refere à própria formação é uma maneira de conquistar o sucesso profissional.
Neste post, apresentaremos algumas informações sobre o lifelong learning, como ele pode ser colocado em prática e quais são os benefícios. Boa leitura!

O QUE É LIFELONG LEARNING?

O conceito de lifelong learning vem do inglês e é traduzido literalmente como “educação continuada”. Apesar de ser um termo novo e sua discussão estar em alta, a ideia de sempre buscar aprimoramento pessoal e profissional é antiga. Com isso, a aprendizagem não termina ao conseguir um título acadêmico, mas, se estende por toda a vida.
Apesar de ser um termo em alta no meio corporativo, também vale para a vida pessoal. Nesse sentido, uma mentalidade alinhada com o lifelong learning diz respeito a estar sempre receptivo a novos aprendizados, além de buscar constantemente descobrir coisas novas.
No cenário atual, essa postura se mostra essencial. Afinal, as mudanças acontecem rapidamente e as habilidades acumuladas ao longo da vida são importantes para garantir uma boa adaptação.
Não existe idade para começar a praticar esse estilo de vida, qualquer pessoa pode decidir investir na própria aprendizagem. O importante é que isso seja constante, como parte da sua rotina.

QUAIS OS SEUS PILARES?

Para entender o que é lifelong learning, é preciso compreender a necessidade de desenvolver a habilidade de aprendizagem. Assim, ela se baseia em quatro pilares, que indicam o que se deve aprender:
  • conhecer: é preciso ampliar o que se sabe de maneira voluntária, não como uma obrigação — dessa forma, frequentar aulas nas quais não há real envolvimento pode não ser a melhor maneira de desenvolver o saber;
  • fazer: a prática também é essencial para aprimorar as habilidades, por isso é importante colocar os conhecimentos em ação;
  • conviver: o desenvolvimento depende de outras pessoas — conviver em harmonia com os pares e extrair o melhor das relações é um dos pilares do lifelong learning;
  • ser: por fim, aprender a ser é se apropriar de tudo o que foi aprendido, incorporar isso em sua personalidade e passar adiante o que descobriu.

COMO APLICAR LIFELONG LEARNING?

A curiosidade é um critério importante para adotar o lifelong learning para a vida. Porém, também é necessário que exista uma sistematização do aprendizado. Nesse caso, é interessante ter um planejamento do que se pretende conquistar em cada processo. Veja algumas dicas.

DEFINA SUAS METAS

A recomendação é fazer o exercício de observar quais habilidades deseja desenvolver e qual o caminho para isso. Faça uma lista das coisas que gostaria de aprender mais ou ter melhor desenvoltura e o que é preciso fazer para tornar isso realidade.
Nesse sentido, não é necessário que a aprendizagem seja especificamente técnica. Você pode, por exemplo, desejar ter maior facilidade para se comunicar em público. Pense nas alternativas para fazer isso, como aulas de teatro, oratória, ou outra maneira de alcançar o objetivo.

TORNE A APRENDIZAGEM UMA ROTINA

Como destacamos, é importante que essas experiências estejam na sua rotina. Assim, se você separar 30 minutos diários para se dedicar a adquirir uma nova habilidade ou conhecer mais sobre algum assunto, a longo prazo terá acumulado muitos saberes.
Mesmo as pessoas que já realizam um curso formal, como graduação ou pós-graduação, podem adquirir novas aprendizagens por conta própria. Isso, inclusive, contribui com o desempenho escolar e até o universitário.

ESTEJA ABERTO A MUDANÇAS

Da mesma forma, é necessário se manter aberto a mudar as metas caso alguma delas perca o sentido ou surjam novos ideais. Seus objetivos podem ser revistos periodicamente e atualizados caso sinta a necessidade.

COMO ISSO PODE AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL?

No mercado de trabalho, adotar o lifelong learning traz uma vantagem desde os processos seletivos. Nas entrevistas, dinâmicas de grupo ou mesmo em avaliações, quanto mais
conhecimentos você tiver, maiores serão as chances de ter um bom desempenho. Essa postura demonstra aos recrutadores a vontade de crescer e o comprometimento com o desenvolvimento profissional.
Da mesma forma, é ótimo para quem deseja alavancar a vida profissional, pois as novas habilidades contribuem muito para a ascensão. Também é uma maneira de trazer maior autoestima e autoconfiança no meio corporativo.
No cenário atual, constantemente surgem ferramentas que contribuem com o trabalho. Por esse motivo, estar sempre em busca de novos aprendizados é fundamental para conseguir lidar com as demandas do mercado. Um profissional que domina esses conhecimentos tem maiores chances de se destacar.
Similarmente, a tecnologia é uma aliada de quem deseja aprender mais. É possível fazer muitos cursos à distância gratuitos ou com um valor bem abaixo do normal. Isso permite o aprimoramento de suas habilidades, com flexibilidade e ótimos resultados.

QUAIS BENEFÍCIOS ELE PODE GERAR?

Além das vantagens profissionais, esse tipo de postura traz importantes benefícios para a vida pessoal. Ela permite tomar consciência dos pontos fortes e fracos para lidar melhor com os
desafios e evoluir. Nesse sentido, o lifelong learning pode favorecer experiências incríveis.
Ao realizar atividades que trazem prazer, é possível alcançar maior satisfação pessoal, bem como descobrir novos interesses e habilidades. Com isso, a capacidade de tomar decisões é fortalecida, além de surgirem novas ideias.
O cumprimento das metas e a sensação de estar em evolução proporcionam prazer e autonomia diante da própria vida. Ao se tornar um lifelong learner, você adota outra visão de mundo e enxerga infinitas possibilidades de se tornar cada vez melhor. Essa postura ajuda a desenvolver as soft skills, que são essenciais para uma vida mais tranquila e bem sucedida.
Portanto, saber o que é lifelong learning e adotar essa mentalidade para a vida traz muitos benefícios pessoais e profissionais. Para obter ótimos resultados, é importante buscar fontes confiáveis de conhecimento, bem como instituições de ensino sérias, que ajudem a alavancar o seu futuro no mundo do trabalho.
Gosta de dicas de carreira e sucesso profissional? Então assine a nossa newsletter e tenha acesso a todas as novidades do blog diretamente em seu e-mail.