Qual a relação entre mercado de trabalho e educação? Descubra

  • carreira
  • educação
  • ensino superior
  • mercado de trabalho

O mercado de trabalho está buscando cada vez mais profissionais capacitados e com conhecimentos técnicos e práticos para suas funções. Hoje, a concorrência é tamanha que saem na frente aqueles que melhor se qualificam em suas carreiras, seja com uma graduação, uma especialização ou mesmo um curso de extensão.

 

Investir em uma educação de qualidade, principalmente voltada ao ensino superior, é essencial se você planeja se destacar na sua profissão dos sonhos nos próximos anos.

  

Como estamos em uma época de grandes instabilidades na economia, ao analisar a alta taxa de desemprego, em sua maioria são profissionais com uma formação intermediária ou nível médio. No entanto, também estão aqueles com grandes currículos e rica experiência que não conseguem uma oportunidade de acordo com seus objetivos. Então, o que fazer? Estude e estude mais uma vez. Sua formação e educação podem trazer frutos à sua vida profissional.

  

Continue este artigo e entenda melhor essa relação entre educação e mercado de trabalho, quais as vantagens em investir no curso superior e como se preparar para a carreira no futuro. 

 

 

Quais as vantagens de investir numa educação de qualidade no mercado de trabalho? 

 

 

Você sabia que apenas 5% da população brasileira possui um curso superior concluído?

 

Para quem deseja construir uma carreira sólida e próspera no mercado, deve entender que as experiências que você possui e o embasamento teórico podem fazer a grande diferença.

 

A pesquisa acima comprova isso, pois, se mais pessoas com menor escolaridade estão concorrendo às vagas de emprego, aqueles com diferenciais e uma educação mais qualificada têm mais chances de concorrer aos melhores cargos.

  

Lembre-se que investir continuamente em aprendizado e educação aumentam sua bagagem de conhecimento técnico e profissional.

 

De acordo com o PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), os trabalhadores com nível superior completo têm mais chances de continuar empregados durante cinco semestres. Se a crise econômica só aumenta, menor será o número de vagas de emprego disponíveis para a população economicamente ativa. Daí você se pergunta: quem em um cenário como esse, conquista um emprego primeiro? O profissional mais ou menos qualificado?

  

Ter uma boa formação na sua educação pode ser aquele pontapé para você ter a carreira dos sonhos. Contar com uma graduação de ensino superior, por exemplo, pode abrir muitas portas no seu futuro, ainda mais com um mercado tão competitivo e exigente.

  

E tem mais, uma boa educação lhe permite: 

• Transformar da sua própria realidade;

• Melhorar sua visão sobre o mundo e perspectiva de vida; 

• Ampliar a capacidade intelectual; 

• Aprimorar sua responsabilidade e autonomia. 

 

Entretanto, somente um diploma de ensino superior pode não ser tão garantido. Então, além de investir numa faculdade, é preciso sempre buscar especializações, aprimorar suas habilidades, conhecer as competências mais importantes da sua área e ter algumas skills essenciais que o mercado exige atualmente. 

 

 

Quais as habilidades consideradas diferenciais no mercado de trabalho? 

 

 

Desafios surgem todos os dias. Assim, os profissionais com mais conhecimento e habilidades acabam se destacando. No entanto, algumas habilidades comuns podem fazer a diferença na sua carreira. Entre as mais buscadas nas profissões mais bem pagas e que você pode já começar a aprimorar, são:   

 

1) Proatividade 

Você tem o ímpeto de fazer as mudanças sem um estímulo externo, ou seja, há uma demanda no trabalho, você pega e não fica esperando ninguém delegar para você. A proatividade está atrelada ao interesse da pessoa em contribuir efetivamente para o sucesso da empresa, mostrar iniciativa. 

 

2) Capacidade de trabalhar em equipe 

Isso não é novidade, pois, para uma empresa funcionar, quanto mais cabeças pensando juntas, mais chances de funcionar. É importante ter a capacidade de escutar e aceitar as ideias e colaborar para a empresa como um todo. 

 

3) Inovação e criatividade 

Em uma era tecnológica, a inovação deve fazer parte da essência de cada profissional, não deixando de lado a criatividade. E sabe o que é melhor? Você pode desenvolver essas habilidades durante seu estudo em uma universidade.  

 

4) Autoconfiança e autonomia 

Ter essas habilidades no trabalho ajudam o profissional a ir além, enfrentar desafios e se desenvolver para o bem tanto da própria carreira quanto da empresa. Isso contribui também para uma boa empatia, integração das equipes e o desenvolvimento de uma inteligência emocional que, alinhada a um bom desempenho no trabalho, pode gerar muitos resultados.  

 

5) Senso crítico 

Essa é uma skill que pode melhorar sua vida pessoal e profissional, pois você acaba sendo uma pessoa analítica, mais cautelosa sobre as questões e mais propensa a propor ideias novas para solucionar os problemas que possam existir dentro da empresa. Ele também contribui para tomar decisões mais estratégicas, manter a ética em relação à concorrência e aumentar a produtividade 

Hoje, se você não possui qualificação profissional, tem mais dificuldades até de atuar na sua profissão ou no seu trabalho, demora a realizar uma demanda pela falta de familiaridade e, consequentemente, gastando mais tempo e dinheiro para as empresas.  

 

 

Prepare sua carreira profissional

 

O investimento inicial e contínuo na educação de qualidade em um curso superior pode ser a chave para você se inserir e permanecer como um profissional eficiente para o mercado de trabalho.

  

Não deixe para depois e inicie agora sua graduação para alavancar seu currículo e conquistar melhores oportunidades futuras na sua carreira. Escolha uma instituição de ensino que lhe ajude em todos os momentos, com um ensino de qualidade, infraestrutura moderna, corpo docente experiente e preparado para te colocar dentro da sua profissão.

  

Entre em contato conosco e veja qual curso mais combina com os seus objetivos. Seu futuro só depende de uma escolha: a sua. 

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller