Entenda como é a graduação em estética e cosmética:

  • curso
  • estética e cosmética
  • Graduação

Se você é uma pessoa apaixonada pelos cuidados com a pele e a aparência, precisa considerar um curso de graduação em Estética e Cosmética. A área, além de trazer realização pessoal para quem ama elevar a autoestima das pessoas, também tem um mercado aquecido, com poucas flutuações e ótimas perspectivas financeiras.
 
O campo de atuação é bastante extenso, e as novidades na área surgem constantemente. Por isso, se você busca por novas oportunidades profissionais em um campo promissor, essa faculdade pode ser uma ótima escolha.
 
Quer conhecer mais sobre o curso de Estética e Cosmética, bem como o trabalho nesse setor? Continue a leitura e confira.
 
 

O QUE SE APRENDE NA FACULDADE DE ESTÉTICA E COSMÉTICA?

É importante destacar que o curso de Estética e Cosmética pode ser realizado como Bacharelado ou na modalidade de Tecnólogo. O curso superior de tecnologia é um tipo de graduação com menor tempo de duração. Dessa forma, pode ser feito em aproximadamente 2 anos.
 
Nesse caso, as matérias têm foco maior na parte técnica da profissão, ainda que se aprendam as bases teóricas necessárias para atuar. A matriz curricular varia conforme a instituição, mas existem conhecimentos básicos que todo estetacosmetólogo precisa saber.
 
Assim, no começo do curso, o estudante conhece mais sobre a interpretação e produção dos dados científicos, bem como as bases químicas e biológicas da área. Também estuda as técnicas de massagem, maquiagem, terapias e cuidados gerais com corpo, rosto e cabelos.
 
No decorrer da formação, o graduando entende melhor sobre o funcionamento e a composição dos cosméticos, a ética da profissão e os cuidados com a saúde relacionados à área.
 
 

COMO É A FACULDADE DE ESTÉTICA E COSMÉTICA?

Como vimos, durante esse curso, os estudantes desenvolvem as habilidades técnicas e teóricas da função. Assim, é uma formação mais generalista, que deixa alguns espaços para que cada estudante escolha em que pretende se especializar.
 
É possível atender em diversos segmentos. Porém, para construir uma carreira de sucesso, é muito recomendado ter uma especialidade, afinal, ela fará com que você se torne referência e autoridade no assunto.
 
O graduado tem a habilitação para emitir pareceres técnico-científicos, além de prescrever e aplicar tratamentos estéticos e cosméticos. Durante a formação, os conhecimentos são consolidados para que o estetacosmetólogo possa realizar suas funções com segurança.
 
A rotina de estudos concilia prática e teoria, o que ajuda a trazer mais leveza. No entanto, a dedicação é um aspecto fundamental da área, pois, para se tornar um ótimo profissional, é preciso prestar um bom atendimento.
 
 

COMO É O PERFIL DO PROFISSIONAL DA ÁREA?

Os profissionais da área de Estética e Cosmética precisam ser pessoas empáticas e atenciosas, que gostem de se relacionar com os outros. Considere que, ao procurar um cuidado estético, o cliente deseja se sentir bem com a própria imagem ou cuidar do seu bem-estar e saúde. Assim, um bom atendimento é essencial.
 
Da mesma forma, esteticistas e cosmetólogos necessitam ser pessoas conectadas com as novidades e que queiram sempre ampliar os conhecimentos. Isso porque, como mencionamos, sempre surgem novos tratamentos, ativos e produtos que prometem milagres na área. O papel desse profissional é avaliar quais opções podem trazer bons resultados e analisar os melhores procedimentos para cada cliente individualmente.
 
Nesse sentido, ter o olhar crítico e a disposição para aprender sempre são pontos importantes para ter sucesso nessa carreira. Além disso, uma postura empreendedora ajuda a expandir o trabalho e conseguir aproveitar as oportunidades que surgirem. Para isso, a dica é escolher uma universidade que valorize o empreendedorismo na formação.
 
 

COMO É O MERCADO DE TRABALHO DESSA ÁREA?

O mercado de trabalho é um ponto forte da Estética e Cosmética, já que o Brasil é o 3.º maior consumidor mundial de cosméticos. Outro ponto positivo é que o setor cresce, em média, 10% ao ano. É possível atuar de forma autônoma ou por contrato em consultórios, spas, hotéis e outros espaços de valorização do bem-estar. Algumas opções de carreira para quem se forma nesse curso são:
 

• Podologia;

• Terapia capilar;

• Visagismo;

• Consultoria;

• Depilação;

• Estética pré e pós-cirúrgica;

• Maquiagem profissional;

• Massagem.
 
Como destacamos, é possível oferecer diferentes tipos de atendimentos ou se especializar em algum tipo de tratamento. A média salarial varia conforme a região ou o trabalho de marketing realizado para impulsionar a carreira, no caso dos profissionais autônomos. Dentre as vantagens desse setor está a ampla demanda de trabalho, que consegue se manter mesmo em períodos de crise.
 
Atendimentos diferenciados também podem representar vantagem. Por exemplo, oferecer cuidados para o público masculino ou contar com produtos veganos e naturais são maneiras de chamar a atenção de públicos mais exigentes.
 
Vale mencionar que, ainda que haja uma regulamentação da profissão de estetacosmetólogo, existem pessoas que oferecem tratamentos estéticos sem a formação. Logo, não têm o embasamento teórico para atuarem na área. Dessa forma, quem tem a qualificação apresenta uma vantagem na contratação, além de oferecer mais segurança aos clientes.
 
 

POR QUE ESTUDAR ESTÉTICA E COSMÉTICA?

O curso de Estética e Cosmética Tecnólogo oferece muitas vantagens aos estudantes, como a menor duração, que permite ingressar no mercado de trabalho em pouco tempo. Alguns alunos começam a atuar na área antes mesmo da conclusão, como auxiliares em clínicas, por exemplo.
 
Além da ótima perspectiva profissional, esse campo pode proporcionar muita satisfação para quem se identifica com as características do setor, pois o seu trabalho ajudará a deixar as pessoas mais felizes e confiantes. A dica é analisar a rotina dos estudos e as funções a serem executadas para descobrir se esse curso combina com você.
 
Também é importante contar com uma boa instituição de ensino, que alie tradição e inovação. Dessa maneira, trará uma aprendizagem responsável e de qualidade, sempre atenta às novidades que surgem nesse campo tão dinâmico. Similarmente, proporcionará um bom networking, que é essencial para se destacar.
 
Portanto, o curso de Estética e Cosmética é uma excelente opção para quem deseja o ingresso ou a recolocação no mercado de trabalho, com boas perspectivas de crescimento profissional.
 
Quer construir uma carreira de sucesso? Manter-se bem-informado é um passo importante para isso. Acompanhe mais dicas de cursos e profissões em nossa página no Instagram!