Quais são as principais matérias que caem no ENEM?

Ao se preparar para o ingresso no Ensino Superior, é comum desejar saber quais matérias caem no Enem, afinal, ele é uma porta de entrada para as principais universidades brasileiras.
Dessa maneira, estar por dentro dos conteúdos que são cobrados nesse exame tão importante ajuda a otimizar os estudos em casa e a conseguir ótimos resultados.
Estudando por conta própria com organização, disciplina e um bom cronograma é possível conseguir um excelente desempenho do Enem. Nesse sentido, saber os principais temas é um cuidado essencial.
Neste post, falaremos um pouco mais sobre os conteúdos para o Enem e como se preparar para a prova. Boa leitura!

O CONTEÚDO DO ENEM É MUITO EXTENSO?

Como se trata de um exame que tem por objetivo avaliar os conhecimentos básicos dos três anos do Ensino Médio, o seu conteúdo é bastante extenso. As provas são tão densas que são
divididas em dois dias, para que não fiquem exaustivas. No total são 10 horas e 30 minutos de avaliação, que reúnem as 180 questões e a redação.
Por serem muitos assuntos, é preciso criar uma hierarquia na hora de estudar. O importante é priorizar os temas mais cobrados de cada área e deixar as matérias que aparecem ocasionalmente para o tempo que sobrar.

O QUE MAIS CAI NO ENEM?

O exame é divido em áreas do conhecimento e nelas existem temas que são mais recorrentes. Veja quais matérias caem no Enem de acordo com as áreas.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

  • estratégias argumentativas e discursivas — importante na redação e usada para construir argumentos que caminhem para uma conclusão;
  • variações linguísticas — valoriza a diversidade cultural e linguística do Brasil e é muito recorrente nas questões;
  • escolas literárias — compreensão das características gerais das escolas literárias e suas relações;
  • arte e cultura — a interpretação da produção artística é importante nesse exame;
  • interpretação — presente em toda a avaliação, a interpretação é elemento fundamental no Enem. Pode ajudar a extrair informações valiosas dos textos de apoio e a compreender os enunciados.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

  • Brasil Colônia — fatos importantes do Brasil entre os anos de 1500 e 1822 aparecem com muita frequência no Enem;
  • Primeira República — outro período histórico relevante para o exame;
  • cultura negra no Brasil — a cultura negra aparece no Enem como a compreensão da identidade nacional;
  • espaço rural — aspectos econômicos e sociais relacionados ao espaço rural quase sempre são cobrados no Enem;
  • globalização — assunto atual e que permeia boa parte do exame. A globalização é abordada de maneira crítica, avaliando os seus impactos em diversas esferas;
  • etnocentrismo — um conceito importante na sociologia e que se mostra cada vez mais presente nessa prova.

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

  • problemas ambientais — problemas ambientais naturais ou por interferência humana;
  • doenças — doenças que afetam a população, profilaxia, imunização e caracterização;
  • usinas e instalações residenciais — importante para demonstrar os conhecimentos em física, pois é um assunto intimamente relacionado ao avanço tecnológico e essencial na atualidade;
  • ondulatória — avalia o reconhecimento das características das ondas e suas relações;
  • calorimetria — o exame espera que os participantes compreendam as trocas de calor entre os corpos;
  • cadeias carbônicas — espera-se que o candidato conheça as classificações carbônicas;
  • estequiometria — é preciso saber escrever a equação química balanceada e relacionar as grandezas.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

  • problemas de 1º e 2º graus — as equações são amplamente cobradas no exame;
  • grandezas proporcionais e médias algébricas — esse é outro tema fundamental para quem quer garantir uma boa nota em matemática;
  • porcentagem — os cálculos geralmente são curtos e podem ser feitos com a famosa regra de três. Saber encontrar as porcentagens é importante;
  • análise de gráficos — gráficos e tabelas podem aparecer não apenas na prova de matemática, mas ao longo de todo o exame. Por isso, dê atenção especial para esse tipo de leitura.

QUAIS OUTRAS MATÉRIAS PODEM APARECER?

Ao compreender os temas mencionados, você já consegue uma boa base para um ótimo desempenho no exame. Além delas, também é essencial acompanhar os principais acontecimentos do
Brasil e do mundo no último ano, pois eles estão sempre relacionados às questões e também aparecem na redação.
Porém, se o seu objetivo é ingressar em um curso com maior concorrência ou pretende conseguir uma nota muito alta para ter mais autonomia na hora de escolher a universidade em que estudará, é preciso ir além. Nesse caso, a recomendação é observar todos os conteúdos indicados no edital.

COMO SE PREPARAR PARA A PROVA?

Como vimos, o estudo para o Enem envolve muita dedicação para dar conta de todo o conteúdo. Algumas dicas podem ajudar a ter mais eficiência e obter melhores resultados. Confira a seguir.

TENHA UM CRONOGRAMA

É importante manter a regularidade nos estudos. Por isso, é interessante fazer uma programação, tendo em mente quais conteúdos que precisam ser aprendidos e quais devem ser revisados.
Divida essa demanda pelo tempo disponível e, assim, monte um cronograma que abarque tudo o que estudará. Vale reforçar a dica de priorizar o que é mais cobrado, portanto, dedique maior tempo a essas matérias.

BUSQUE CANAIS NA INTERNET QUE SEJAM DIDÁTICOS

Os canais na internet geralmente são gratuitos e podem ajudar muito a estudar e a compreender temas que são mais desafiadores. Além disso, eles são dinâmicos e menos maçantes que ficar apenas na leitura. Procure professores com os quais você tem afinidade e acompanhe as aulas online como recurso complementar.

PRATIQUE O QUE APRENDEU

É sempre importante colocar os aprendizados em prática. Por isso, reserve um tempo do seu cronograma para realizar exercícios de exames anteriores e treinar a redação. Trata-se de um método essencial para compreender as principais dificuldades e se familiarizar com o formato do exame.
Portanto, saber quais matérias caem no Enem é essencial para organizar os seus estudos e melhorar o desempenho. Com isso, você garante uma ótima nota e fica mais perto do curso superior dos seus sonhos.
Você pode fazer a sua graduação em uma universidade moderna e responsável como a UVA. Entre em contato e conheça mais sobre os nossos cursos.