Por que você deve cursar Design de Moda na UVA?
Compartilhe
Quando se fala em Design de Moda, a primeira coisa que vem à cabeça são desfiles de roupa, sapatos, bolsas e estilistas, concorda? No entanto, essa área vai muito além desses fatores. Esses especialistas são os responsáveis por contribuir para a cultura de uma sociedade e atuar com diversas oportunidades diferentes.
O mercado da moda cresce a cada dia, sobretudo com a expansão da internet e o trabalho de influenciadores ao redor do mundo.
Se você pensa em investir em uma carreira na área, é importante estar alinhado com o que mercado procura dos profissionais e ter uma boa bagagem na sua formação. Continue o artigo e entenda mais sobre o curso de Design de Moda, como está o mercado de trabalho e como a UVA pode te ajudar nesse sentido.
O que é o curso de Design de Moda?
Se você gosta de estar por dentro das tendências da moda e quer uma carreira na área, o primeiro passo é buscar uma formação no setor. No curso, que pode durar entre dois ou quatro anos, dependendo do tipo de graduação que escolher, os estudantes aprendem como despertar o lado criativo para a atividade, preparando-se para trabalhar desenhando roupas, acessórios e figurinos, bem como noções e conceitos para cuidar de negócios e gestão na indústria e comércio. É uma faculdade marcada pelas aulas práticas, com o aprofundamento de técnicas que vão muito além da fabricação têxtil.
O propósito da formação é formar profissionais já com ideia de qual especialização desejam seguir, seja ela nos segmentos de empreendedorismo em moda, na promoção e realização de eventos de moda, na criação de estratégias de marketing, ou mesmo na modelagem dos produtos.
Como está o mercado de trabalho para quem atua na área?
Por ser um setor em crescimento, quem escolhe atuar como designer de moda encontra um mercado de trabalho vasto e com diversas possibilidades de atuação.
Entre as principais, estão:
• Design/estilismo
Quem idealiza o projeto faz o desenho e cria padrões de roupas, bijuterias, bolsas e calçados.
• Ateliês de alta costura
Fazendo todo o processo de produção de roupas e acessórios, desde o molde até o acabamento.
• Compras
Prestando consultoria às grandes lojas de departamentos e escolhendo quais serão os produtos e coleções que podem ser comercializadas.
• Indústria têxtil
Com a função de identificar as matérias-primas para criar estampas, além de acompanhar toda a fabricação e distribuição dos produtos.
• Pesquisa
Participa do desenvolvimento de estudos sobre as tendências de moda ao redor do mundo e sobre o comportamento do consumidor.
• Produção
Aqueles que organizam desfiles, campanhas publicitárias, estratégias de marketing, construção de catálogos em empresas e editoriais de revistas.
•Consultoria
Atuando como personal stylist de pessoas e empresas, auxiliando-as a combinar roupas e estilos de acordo com uma tendência, preferências ou mesmo uma cultura a se transmitir.
Quem se forma na área também é capaz de gerir empresas da moda, realizando pesquisas de mercado, criando estratégias de marketing e cuidando da parte de vendas e promoções do negócio.
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os estados brasileiros com os maiores salários, sendo uma média de R$ 3.272,85 mensais. Portanto, é um ramo amplo em diversas regiões, sendo que nos estados do Sudeste e do Sul estão os maiores salários médios, devido a mais comercialização e aos grandes centros do país.
Como se preparar para a faculdade de Moda?
Os profissionais do campo precisam de muito estudo, de um amplo conhecimento em história da moda e das principais tendências do mercado. Dependendo da área que você planeja se especializar, ainda é preciso habilidades com desenho, corte e estrutura, além de ter muita criatividade para ter autenticidade e o diferencial para o mercado.
Algumas das hard e soft skills essenciais são:
• Gostar de se atualizar o tempo todo;
• Ter um olhar sensível para a arte;
• Ser criativo e analítico;
• Possuir boa interlocução e comunicação;
• Ter um bom networking;
• Saber técnicas de gestão de negócios.
No entanto, o mais importante que pode lhe ajudar a conquistar todos esses fatores é contar com uma boa graduação em uma universidade que proporcione a combinação da teoria e da prática em conjunto.
Invista no curso de Design de Moda da UVA
Como falamos anteriormente, os interessados pelo mundo da moda encontram grandes oportunidades e diversas especializações. No entanto, para se destacar na área, é preciso estar sempre atualizado sobre as tendências e contar com uma boa graduação que dê o embasamento teórico e prático necessário.
A graduação em Design de Moda da UVA foi o primeiro curso superior de moda na cidade do Rio de Janeiro a obter reconhecimento pelo MEC e a oferecer uma formação que engloba todas as etapas que constituem a cadeia criativa e produtiva da moda. O curso tem como diferencial sua grande experiência no ensino superior e vantagem para a vida acadêmica: o aluno convive em um ambiente universitário que permite a experimentação de outras áreas, incluindo as do design.
Durante a graduação, você terá disciplinas ensinadas por um corpo docente experiente e que vai te ajudar a construir um pensamento crítico no mundo da moda, bem como a sociedade, a cultura e a arte.
A matriz curricular é abrangente e tem ênfase também na parte teórica. História da Arte e Cultura da Moda são exemplos de disciplinas que integram, bem como:
• Modelagem;
• Jornalismo de Moda;
• Cultura da Moda e Criação;
• Desenho;
• Estilismo;
• Gestão de negócios.
Venha fazer a diferença na sua carreira profissional. Conte com a UVA para ter a base necessária para conseguir o diferencial que o mercado busca, com a experiência que o profissional do futuro precisa ter.
Conheça mais sobre o nosso curso de Design de Moda e faça a escolha certa para a sua carreira profissional.