O que faz um arquiteto?

  • arquitetura
  • carreira
  • Profissão

Os edifícios são uma parte fundamental da experiência humana. Vivemos, trabalhamos, compramos, aprendemos, adoramos, buscamos cuidados e passamos nosso tempo de lazer dentro dessas estruturas. E grande parte do desenho de ambientes modernos é obra de profissionais essenciais: os arquitetos. 

 

Os arquitetos planejam e projetam casas, fábricas, prédios de escritórios e outras estruturas. São eles os responsáveis por criar projetos para novas construções, alterações e redesenvolvimentos de ambientes, espaços sociais e muito mais.  

 

No geral, esses profissionais usam seu conhecimento especializado em construção e habilidades de desenho de alto nível para projetar ambientes funcionais, seguros, sustentáveis ​​e esteticamente agradáveis. 

 

Eles também se envolvem durante todo o processo de construção, adaptando seus planos de acordo com as restrições orçamentárias, fatores ambientais e necessidades do cliente – o que significa que eles fazem parte de uma equipe geral de design de projeto, trabalhando em estreita colaboração com uma variedade de profissionais de construção, de agrimensores a engenheiros de serviços de construção. 

 

Se você está curioso sobre a profissão de arquiteto e deseja saber mais sobre o dia a dia desse importante pilar da nossa sociedade, então acompanhe nosso artigo e tire suas dúvidas.  

 

Boa leitura! 

 

 

Como é o dia a dia dos arquitetos?  

 

Um arquiteto é um profissional qualificado que planeja e projeta edifícios e, geralmente, desempenha um papel fundamental em sua construção. Eles são altamente treinados na arte e na ciência do projeto de edifícios, responsáveis ​​pela segurança dos ocupantes de suas construções e, é claro, são licenciados profissionalmente. 

 

É necessário notar, no entanto, que esse trabalho é demais para apenas um arquiteto assumir ou entender completamente sozinho. Às vezes, há lacunas no conhecimento, sendo necessária a colaboração de outros arquitetos e engenheiros para executar um projeto com segurança e sucesso até sua conclusão.  

 

Além da conclusão, um arquiteto geralmente permanece envolvido em um projeto à medida que os edifícios evoluem, a fim de incorporar novos ambientes e ideias. 

 

Os aspectos do trabalho de um arquiteto podem ser divididos em três funções ou fases principais: 

 

• Projeto 

 

• Documentação 

 

• Execução 

 

 

Além disso, de modo geral, o dia a dia dos arquitetos envolve algumas atividades típicas da profissão. Por isso, suas rotinas incluem: 

 

Criação de projetos de construção e desenhos altamente detalhados à mão e/ou usando aplicativos especializados de design, auxiliado por computador; 

 

• Contato com profissionais da construção sobre a viabilidade de projetos em potencial; 

 

• Avaliação e consideração de restrições como legislação de planejamento urbano, impactos ambientais e orçamentos de projetos; 

 

• Trabalho em estreita colaboração com uma equipe de outros profissionais, como gerentes de projeto, engenheiros de serviços de construção, gerentes de construção, agrimensores e tecnólogos de arquitetura; 

 

• Desenvolvimento de pedidos de planejamento e recebimento de conselhos das autoridades locais, profissionais jurídicos e departamentos governamentais sobre novas construções; 

 

• Criação e apresentação de relatórios, propostas, candidaturas e contratos; 

 

• Análise dos requisitos para cada projeto; 

 

• Adaptação dos planos de acordo com as circunstâncias e resolução de quaisquer problemas que possam surgir durante a construção; 

 

• Gerenciamento de projetos e equipes; 

 

• Visualização de locais de construção, locais propostos e reuniões com clientes; 

 

• e muito mais.  

 

 

Qual a diferença entre um engenheiro civil e um arquiteto? 

 

Se você se interessa pela área da construção, com certeza já se perguntou: qual será que devo cursar, Arquitetura ou Engenharia? Mas, para conseguir responder a essa pergunta, você precisa primeiro entender quais as diferenças entre uma profissão e outra. Vamos lá? 

 

No geral, os engenheiros civis e arquitetos estão envolvidos no planejamento e projeto de estruturas. Um engenheiro civil, entretanto, se concentrará em garantir que a estrutura seja segura e capaz de suportar as condições extremas do dia a dia, enquanto o arquiteto vai cuidar da estética do trabalho estrutural, além de se concentrar na aparência, sensação e funcionalidade. 

 

Assim, o arquiteto projeta um espaço para atender às necessidades do cliente e apresenta plantas tanto para o interior quanto para o exterior de um edifício, enquanto o engenheiro civil analisa e avalia a integridade estrutural do projeto, encontrando maneiras de viabilizar sua construção e sugerindo alterações/modificações para transformar a visão do arquiteto em realidade. Além disso, o engenheiro civil também pode aconselhar e/ou selecionar os materiais estruturais apropriados e ajudar na especificação dos sistemas hidráulicos, elétricos, de aquecimento, ar condicionado e ventilação que serão necessários. 

 

Vale ressaltar também que, como o arquiteto é o responsável pelo design, funcionalidade e beleza do projeto, ele trabalhará em estreita colaboração com um engenheiro civil para garantir que a estrutura atenda a todos os códigos de construção apropriados. 

 

Engenheiros civis e arquitetos, portanto, geralmente trabalham juntos, pois seus trabalhos às vezes se sobrepõem. Uma boa relação de trabalho entre as duas profissões tornará o trabalho de construção mais eficaz e bem-sucedido. 

 

 

Qual é a origem da arquitetura? 

 

A palavra arquiteto vem do grego antigo – arkhi (chefe) + tekton (construtor) – e significa “chefe de construção”. Durante grande parte da história, não houve distinção entre o artesão que projetou um edifício e aquele que realmente o construiu.  

 

Foi apenas a partir de 1500, porém, que vimos a crescente disponibilidade de papel e lápis e o desenvolvimento do desenho em perspectiva linear, permitindo que estruturas tridimensionais fossem representadas com precisão em duas dimensões – e que os ambientes fossem planejados muito mais extensivamente antes de sua real construção.  

 

Assim, algum tempo depois, no século XIX, organizações como o American Institute of Architects (AIA) e o Royal Institute of British Architects (RIBA) foram formadas para estabelecer padrões profissionais para arquitetos e promover seu ofício. 

 

 

Como se tornar um arquiteto? 

 

Ser um arquiteto pode ser muito desafiador e competitivo. A universidade não ensina tudo o que você precisa saber, mas desenvolve seus talentos criativos e abre sua mente para novas ideias. 

 

No geral, o curso Superior de Graduação em Arquitetura e Urbanismo irá te preparar para atuar com os principais aspectos técnicos da arquitetura quando começar a trabalhar na área. Nele, você desenvolverá contatos e relacionamentos úteis com empreiteiros, engenheiros e clientes, vai praticar a arquitetura com muitas aulas e atividades práticas e também aprenderá a coordenar projetos, resolver problemas de design e supervisionar os detalhes da construção.  

 

O curso também abrirá seus olhos para o aspecto do design ou o aspecto técnico do trabalho, te ajudando a optar pela área que mais corresponde ao seu perfil.  

 

Isso o colocará a par das informações necessárias para definir a direção certa de sua carreira, ditando como será seu futuro dentro da arquitetura. 

 

Se você tem o sonho de atuar na área e quer vivenciar os maiores desafios que o setor oferece, conte com a UVA para iniciar essa incrível jornada rumo ao desenvolvimento de uma vida profissional de sucesso.  

 

Conheça nosso curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e dê os primeiros passos para construir uma carreira sólida no setor! 

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller