O que é mercado financeiro e como se capacitar
Compartilhe
Você sabe o que é mercado financeiro? Com a popularização dos investimentos e o crescimento das famosas criptomoedas, como o bitcoin, por exemplo, muitas pessoas pensam saber qual o significado. Porém, por se referir a diferentes sistemas e aplicações, o termo ainda pode parecer confuso para alguns.
De modo geral, mercado financeiro é um termo que se refere amplamente a qualquer área em que ocorra a negociação de títulos, incluindo o de ações, cambial e derivativos, entre outros. Eles incluem qualquer lugar ou sistema que forneça aos compradores e vendedores os meios para negociar instrumentos financeiros, facilitando a interação entre quem precisa de capital com quem tem capital para investir.
Na realidade, os mercados financeiros são vitais para o bom funcionamento das economias capitalistas, pois possibilitam a conquista de capital e permitem que os participantes transfiram o risco (geralmente por meio de derivativos), além de promover o comércio.
Eles existem basicamente para unir as pessoas, fazendo com que o dinheiro flua para onde é mais necessário. É no mercado financeiro que as economias alocam recursos e criam liquidez para empresas e empreendedores, tornando mais fácil para compradores e vendedores negociarem suas participações financeiras.
É também onde os indivíduos e corporações criam produtos de valores mobiliários que proporcionam retorno para quem tem recursos (investidores/credores) e disponibilizam esses recursos para aqueles que precisam de dinheiro adicional (mutuários). Atuando no mercado financeiro, profissionais dos mais diferentes ramos e com as mais diversas formações se estabelecem e constroem suas carreiras.
Quer saber um pouco mais sobre as profissões do mercado financeiro? Então acompanhe nosso artigo e conheça as diferentes carreiras que os apaixonados por finanças podem seguir dentro desse universo vasto. Confira:
Carreiras ideais para quem deseja trabalhar no mercado financeiro
Você pode pensar que tem uma boa ideia de como é o setor financeiro, mesmo que nunca tenha trabalhado nele. Talvez você imagine pessoas de terno no chão da Bolsa de Valores, gritando números e atuando nos pregões ou imagine um profissional de sucesso dentro de um escritório chique no último andar de um arranha-céu especializado em “comprar” ou “vender” ações.
De modo prático, sim, essa é uma opção para quem deseja trabalhar com finanças, embora os anúncios de muitas bolsas de valores tenham fechado ou diminuído consideravelmente com a ascensão do comércio eletrônico.
Ainda assim, os empregos no setor financeiro podem ser extremamente lucrativos, o que significa que eles estão em alta. Ideais para aqueles que gostam de estatística e matemática, essas vagas exigem um curso de graduação como requisito mínimo, além, é claro, de ser necessário investir em programas de pós-graduação se a ideia é alcançar cargos de liderança.
De todo modo, existem muitas carreiras para quem deseja trabalhar dentro e fora do mundo dos investimentos. Por isso, faz sentido explorar as melhores opções para você antes de decidir qual seguir. Avalie conosco cinco delas.
1. Analista financeiro
Os analistas financeiros trabalham em bancos, fundos de pensão, seguradoras e outros negócios. São eles que orientam empresas e indivíduos nas decisões sobre como gerenciar seus recursos, investir dinheiro e obter lucro.
Eles avaliam o desempenho de ações, títulos e outros tipos de investimentos. É o profissional responsável por uma ampla gama de atividades, incluindo coletar dados, organizar informações, analisar resultados históricos, fazer previsões e projeções, fazer recomendações e gerar modelos, assim como organizar apresentações e fornecer relatórios financeiros específicos.
2. Controller
Controller é o profissional responsável por todas as atividades relacionadas às finanças dentro de uma corporação, incluindo contabilidade de alto nível, contabilidade gerencial e atividades financeiras. É ele quem garante a execução dos recursos da empresa da forma mais rentável possível, atuando como um defensor dos interesses dos acionistas da companhia.
O controller prepara orçamentos e faz o gerenciamento de cronogramas orçamentários importantes em toda a organização, além de coletar, analisar e consolidar dados financeiros, orientar investimentos e demais tarefas similares.
3. Analista de investimentos
Um analista de investimentos fornece pesquisas e informações para ajudar os traders, gestores de fundos e corretores a tomar decisões sobre o mercado de ações. As informações fornecidas garantem que as carteiras de investimento sejam bem gerenciadas e que as oportunidades de investimento em potencial sejam destacadas.
Muitos analistas trabalham para empresas de gestão de investimentos, fornecendo informações aos gestores de fundos internos, enquanto outros trabalham para corretoras e bancos de investimento, onde sua pesquisa é necessária para gestores de portfólio ou para clientes que tomam suas próprias decisões de investimento.
4. Gestor de fundos
Um gestor de fundos é o responsável por implementar a estratégia de investimento de um fundo e gerenciar suas atividades de negociação. Eles supervisionam fundos mútuos ou pensões, gerenciam analistas, realizam pesquisas e tomam importantes decisões sobre o mercado de investimentos.
Esses profissionais trabalham diretamente com a gestão de carteiras, fazem investimentos e administram as negociações do dia a dia para os seus clientes e empresas do setor de finanças.
5. Day trader
Considerada uma profissão do futuro, um day trader é um profissional autônomo (ou não) que utiliza estratégias ousadas de compra e venda de ações em bolsas de valores durante um mesmo dia. De modo geral, day traders, por definição, geralmente entram e saem de posições financeiras ao longo de poucas horas e a troca pode acontecer em qualquer mercado, mas é mais comumente vista nos mercados de ações e mercados de câmbio.
Esta é uma profissão que exige análises e tomadas de decisões bem estratégicas, além de rápidas e assertivas. Só que, para trabalhar como day trader, não é especificamente obrigatório ter uma graduação na área de finanças.
No geral, para atuar no mercado financeiro, os profissionais precisam ter um vasto conhecimento sobre bolsas de valores, capitais, trading e sobre a metodologia de análise técnica desses recursos.
Com isso, mesmo que cada cargo tenha sua especificidade, é indicado investir em uma formação em Administração, Ciências Econômicas ou Ciências Contábeis.
Na UVA, você encontra as melhores opções e experiências para criar uma carreira de sucesso. Clique aqui e conheça os diferenciais.