Mercado de games: quais as profissões que estão por trás?
Compartilhe
Nos últimos anos, o número de jogadores e fãs de games só aumentou. De acordo com uma pesquisa da consultoria Super Data, braço de inteligência da Nielsen & Company, em 2020, o mercado mundial de games faturou mais de US$ 178 bilhões, representando um aumento de 23% na comparação com o ano anterior.
Quebrando seu próprio recorde em 2020, o mercado mundial de jogos permanece aquecido, e tem uma perspectiva de crescimento a longo prazo. De acordo com a pesquisa, é possível prever um faturamento que deve alcançar US$ 200 bilhões até o final de 2023.
Se você gosta de jogar videogame e se sente atraído por esse universo bastante promissor, com certeza já pensou em seguir uma carreira no mercado de games, não é mesmo? Felizmente, existem muitas opções para escolher, tanto no lado técnico quanto no comercial desta indústria.
Para os apaixonados pelo universo dos jogos, não faltam oportunidades para conquistar excelentes vagas e seguir carreira na indústria. Confira algumas delas!
Designers de jogos
No topo da lista de empregos dos sonhos para os jogadores está o designer de videogames. Aqueles que trabalham nessa ocupação criam os conceitos que eventualmente se tornam jogos de console, PC e celular.
Eles trazem suas ideias para o mundo real desenvolvendo enredos e personagens e, em seguida, orientando as equipes durante a produção. Esses profissionais também colaboram com outros membros da equipe de desenvolvimento, incluindo artistas, programadores e engenheiros de áudio.
Como uma das posições mais desejadas no mercado, a concorrência é acirrada. Além de uma formação em Jogos Digitais, você também vai precisar adquirir experiência ao longo de vários anos de trabalho em outras funções. Os cargos incluem designer de jogos e designer de níveis.
Design de Animação
Responsáveis por criar todas as animações que dão vida aos personagens, cenários, ferramentas e recursos dentro dos games, os Designers de Animação são fundamentais para o desenvolvimento dos jogos.
Também chamados de animadores, esses profissionais criam a arte animada criativa utilizando tecnologia de videogame. Eles são responsáveis pelo movimento e texturas das figuras animadas em diferentes estilos de animação, como 2D, 3D, movimento, stop motion e assim por diante.
Como parte integrante da equipe de desenvolvimento de videogames, os animadores fazem os games ganharem vida visualmente. Usando um software especializado, eles criam a série de imagens que formam as composições visuais de um jogo, incluindo os personagens e o ambiente.
Normalmente, esses especialistas são formados em Design de Animação, mas também há espaço para quem investiu em Design Gráfico e outras formações superiores.
Desenvolvedores e programadores
Embora a produção de videogames seja um empreendimento extremamente colaborativo, é justo dizer que os desenvolvedores estão no centro de tudo. Eles são responsáveis por programar todas as ideias visuais, animações e sons no próprio jogo.
Desenvolvedores de software e programadores implementam as visões dos designers de jogos para seus produtos finais. Eles projetam softwares que fazem os jogos funcionarem da maneira que os designers desejam, e criam o código que converte esses designs em instruções que os sistemas de videogame podem ler.
Geralmente, esses profissionais são graduados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, Ciência da Computação e similares.
Artistas
Se você vem de uma formação criativa ou artística, existem muitas oportunidades na indústria para designers talentosos que podem imaginar, conceituar e produzir mundos de jogos inteiros.
Trabalhando em estreita colaboração com os líderes de design e desenvolvimento do jogo, você seria responsável por visualizar a estética da jogabilidade. Em projetos maiores, isso incluiria edifícios, cenários e paisagens, enquanto, devido à rápida evolução dos sistemas de computação gráfica, agora também há uma alta demanda por aqueles que têm talento em design de criaturas e personagens.
Os mundos dos videogames também não são limitados pelas limitações da vida real que outras produções de mídia são, portanto, se você tiver uma imaginação vívida e, provavelmente, uma formação em Artes Visuais, esse pode ser o melhor caminho para você.
Engenheiros de Áudio
O som é uma parte extremamente importante dos jogos modernos. Por isso, se sua vocação está na criação e gravação de sons e efeitos sonoros, há uma forte demanda por seus serviços na indústria de videogames.
Engenheiros de áudio usam computadores e equipamentos diversos para criar trilhas sonoras para videogames. Eles são responsáveis por tudo o que você ouve ao jogar e dão voz aos personagens, criam efeitos sonoros e gravam música de fundo.
Roteiristas e redatores
Na verdade, existem várias carreiras de videogame disponíveis para escritores, dependendo do seu histórico e interesse. Com formações variadas em Comunicação e até mesmo Marketing, esses profissionais preenchem vários papéis na indústria de videogames.
Os roteiristas, por exemplo, criam as histórias nas quais os jogos são baseados e escrevem diálogos para os personagens, enquanto os redatores técnicos criam a documentação e as instruções de acompanhamento necessárias para que os games sejam vendidos.
Intérpretes e Tradutores
Os intérpretes convertem o diálogo dos personagens em outros idiomas, enquanto os tradutores fazem a tradução completa, alteram as instruções e outras documentações de seus idiomas originais.
Esse é um trabalho fundamental na indústria, afinal é o que permite que as empresas comercializem jogos para o mercado internacional.
Gestores de Marketing
Os gerentes de marketing coordenam as atividades de marketing dos editores de videogames. Eles formulam uma estratégia para vender seus produtos aos consumidores, incluindo decidir onde vão vendê-los e como vão promovê-los.
Como base, esses profissionais são formados em Marketing e Marketing Digital, mas também possuem um grande conhecimento sobre a indústria e o mercado de games.
Analistas de pesquisa de mercado
Os analistas de pesquisa de mercado elaboram pesquisas fundamentais para determinar as preferências de compra dos clientes em potencial. Eles usam os dados que coletam para ajudar os editores de videogames a decidir quais produtos e serviços vender e quanto cobrar por eles, auxiliando o time de marketing na decisão de onde e como vendê-los.
Como vimos, uma carreira na indústria dos games pode soar como um sonho, mas há muitas maneiras potenciais – e realistas – de se envolver nesse mercado. Se você está preparado para trabalhar duro, demonstrar seu compromisso e aplicar seu conjunto de habilidades da maneira certa, invista em uma das opções de curso superior da UVA e dê os primeiros passos rumo a um futuro de sucesso na área.