Curso de Marketing: descubra as possibilidades de atuação

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Com certeza, você já ouviu falar sobre marketing há muito tempo e provavelmente conhece algumas pessoas que atuam na área. Mas, quando você se pergunta “O que os profissionais de marketing fazem?”, os detalhes podem ficar um pouco mais confusos.  

 

Na verdade, em um campo tão amplo quanto o marketing, a descrição do trabalho pode parecer 100% diferente para dois profissionais que compartilham os mesmos cargos ou cargos semelhantes. Isso porque esse é um setor que abrange muitas áreas de foco, habilidades e descrições de cargos diferentes.  

 

Trabalhar em uma posição de marketing envolve apresentar uma empresa de uma forma positiva, geralmente mostrando aos clientes por que eles devem confiar em uma empresa e comprar seus produtos ou serviços. Com isso, os profissionais de marketing são as mentes por trás da divulgação dos produtos ou serviços de uma organização. Afinal, eles monitoram as tendências do mercado, criam campanhas de impacto, desenvolvem estratégias de preços e de segmentação com base em dados demográficos e trabalham com a empresa para desenvolver mais conscientização sobre o que é oferecido, sejam produtos ou serviços.  

 

De modo geral, esses profissionais utilizam um pouco de design gráfico, envolvimento em relações públicas, marketing digital, otimização de mecanismos de pesquisa e até web design para atuar em áreas bastante diferentes. Sim, os profissionais de marketing podem trabalhar para o setor de saúde, transporte, educação, moda, entretenimento, entre muitos outros.  

 

Por isso, ao invés de uma descrição de trabalho abrangente, é mais provável que os candidatos encontrem descrições de trabalho individuais para várias funções especializadas. Muitas dessas funções se enquadram em um dos dois grupos: marketing digital e marketing tradicional. 

 

Seja como for, o marketing é altamente inovador e em constante mudança, uma combinação que contribui para uma carreira empolgante. Se você está considerando uma carreira como profissional de marketing, aprender sobre os diferentes tipos de atuação pode ajudá-lo a decidir se essa é a escolha certa para você.  

 

Então acompanhe nosso artigo e confira as diferentes oportunidades que o mercado oferece para a construção de uma carreira de sucesso.  

 

Atuação dos profissionais de marketing: as cinco oportunidades de carreira mais promissoras

Se você gosta de trabalhar com pessoas e está interessado nas tecnologias mais recentes, uma carreira em marketing pode ser para você. Como regra, esses profissionais utilizam de teorias e metodologias de marketing, pesquisa e planejamento, comunicação e estratégia estruturadas de forma inteligente para ajudar as organizações a:

 

Aumentar o engajamento do cliente;
Construir o reconhecimento da marca;
Impulsionar o desempenho organizacional;
Influenciar o comportamento de compra;
Promover bens e serviços;
Fortalecer a fidelidade do cliente.

 

No mundo atual, nada disso pode acontecer da melhor e mais eficiente maneira sem marketing. Com isso, agências especializadas em marketing, publicidade e relações públicas não são os únicos grandes empregadores desses profissionais.  

 

No mercado de trabalho, é possível encontrar funções em todos os setores da indústria, pois todas as organizações têm algum tipo de elemento de marketing dentro delas. O tamanho e a quantidade de oportunidades podem variar, mas as funções existem em vários lugares, desde empresas financeiras e de consumo até organizações sem fins lucrativos, como instituições de caridade e governo local. Dessa forma, existem algumas carreiras bastante promissoras dentro do setor de marketing. Confira cinco delas: 

 

1. Mídia social 

Um profissional de marketing de mídia social publica conteúdo informado pelo guia de estilo de uma marca, mas é importante notar que eles não estão simplesmente escrevendo textos o dia todo.  

 

De modo geral, eles estão interagindo com o público de uma marca em tempo real, preparando análises de dados de engajamento, planejando campanhas e abordagens futuras com base nessa análise e colaborando com outros profissionais de marketing para determinar como uma estratégia social pode apoiar o outro trabalho de uma marca. 

 

Eles geralmente terão KPIs ambiciosos para alcançar nas redes sociais. Por isso, quanto maior a marca, maior é a equipe de mídia social, com mais profissionais de marketing de nível sênior supervisionando sua estratégia social.  

 

2. Analista de pesquisa de mercado

Analistas de pesquisa de mercado investigam e relatam as condições de mercado para sugerir e planejar as melhores estratégias de vendas potenciais de um produto ou serviço. Eles analisam o que os consumidores querem e o que estão dispostos a pagar, convertendo dados e informações complexas em relatórios e apresentações compreensíveis.  

 

3. Gerentes de desenvolvimento de negócios

Esses profissionais usam seus conhecimentos de marketing corporativo para adquirir novas oportunidades de negócios que auxiliam no crescimento de sua organização. Eles têm um conhecimento profundo não apenas do mercado, mas também dos concorrentes, e trabalham com os departamentos de vendas e marketing para planejar estrategicamente o crescimento e as campanhas de marketing que resultam em lucratividade. 

 

4. Redator de marketing

Os produtores de conteúdo da web são especializados em fornecer material relevante para sites. Eles escrevem postagens para blog, textos de marketing e outras formas de conteúdo específicos para impactar o consumidor e informar os clientes dentro do universo da web.  

 

De modo geral, o objetivo de um redator de marketing é aumentar o número de visitantes do site, direcionando palavras-chave específicas relacionadas aos produtos ou serviços que sua empresa oferece. Aqui também há muito conhecimento em SEO, estratégias de marketing, redação e linguagem.  

 

5. Gestor de relacionamento com o cliente

Estabelecer uma presença digital saudável impulsiona as empresas a procurar profissionais especializados em gestão de relacionamento com o cliente. Fundamentais para trazer mais sucesso aos negócios, esses profissionais usam suas habilidades para criar um relacionamento com os clientes, identificando e coletando dados que traduzam os anseios do mercado.

 

Esses dados são utilizados em estratégias de marketing concretas, criando uma comunicação e interação entre empresa e cliente. São esses profissionais que identificam as necessidades de adaptação de produtos e serviços, definem prazos e otimizam a entrega dos ativos, além de coletar dados fundamentais para implementar mudanças que possam aumentar as oportunidades de negócios da marca.  

 

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