Humanas, exatas ou biológicas? Descubra qual é a área ideal para você!

A escolha da graduação é uma dúvida comum entre muitos estudantes e tem um peso importante, afinal, trata-se do futuro profissional. São muitas opções, o que também faz a indecisão aumentar. Mas você já parou para conhecer a fundo as grandes áreas de conhecimento? Já sabe se vai optar por humanas, exatas ou biológicas?

Neste post, vamos discutir um pouco mais sobre cada uma delas e as suas especificidades e, além disso, mostrar dicas de como fazer uma boa seleção. Continue a leitura e confira!

POR QUE ESCOLHER A ÁREA DA GRADUAÇÃO?

O período que antecede a escolha de um campo de saber é cercado de incertezas. Quando fazemos a opção por alguma aprendizagem específica fica mais fácil entender as alternativas que temos e direcionar melhor os nossos esforços em relação aos estudos.
Ter a compreensão sobre o setor será essencial para decidir posteriormente qual o curso mais se encaixa em suas ambições de vida. De modo geral, temos três grandes domínios — humanas, exatas e biológicas — que, por sua vez, se subdividem em outros. Saiba mais sobre eles a seguir!

HUMANAS, EXATAS OU BIOLÓGICAS — QUAIS AS DIFERENÇAS?

O que exatamente diferencia essas áreas? Quais as características de cada uma delas? Explicamos tudo nas próximas linhas:

HUMANAS

As ciências humanas têm como objeto de estudo e foco o ser humano. Por isso, reúnem cursos voltados à arte, beleza, filosofia, comunicação e outros. Uma das suas principais características é o caráter múltiplo, pois engloba aspectos teóricos, práticos e subjetivos. Além disso, podem ser consideradas profundas e complexas justamente por reunir qualidades tão distintas. Entre os representantes temos:
● Administração;
● Artes Visuais;
● Comunicação;
● Ciências Políticas e Sociais;
● Direito;
● Psicologia.

EXATAS

As ciências exatas utilizam o raciocínio lógico para solucionar problemas e testar hipóteses. Elas estão entre as ciências mais antigas da humanidade e têm a sua base na Matemática, Química e Física. Os cursos que representam a área são:
● Ciências da Computação;
● Ciências Atuariais;
● Engenharias;
● Física;
● Química;
● Matemática;
● Sistemas da Informação.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

As ciências biológicas tratam de questões relativas aos seres vivos e a relação que eles têm com o meio ambiente. Mas não é só isso: também abrange os estudos ligados à saúde. Todos os fundamentos da vida estão relacionados aos cursos desse saber, entre os quais estão:
● Biologia;
● Educação Física;
● Farmácia;
● Fisioterapia;
● Medicina.

COMO A ÁREA ESCOLHIDA DETERMINA O SUCESSO NO RAMO PROFISSIONAL?

O sucesso na profissão é formado por um conjunto de fatores. Ter entendimento sobre o campo escolhido e afinidade com ele é o primeiro passo para um caminho vitorioso. A partir disso, outros aspectos importantes são trabalhados: autoconfiança, compreensão sobre o mercado de atuação e as funções exercidas, maior possibilidade de networking, entre outros.
Além disso, a afinidade motiva a busca por mais qualificação e conhecimentos que agregam valor. Consequentemente, aumentam as chances de se destacar e encontrar um diferencial.

COMO ESCOLHER A MELHOR ÁREA DA GRADUAÇÃO?

Algumas dicas podem ajudar você nessa decisão. Confira!

PROCURE SE CONHECER MUITO BEM

Desenvolver o autoconhecimento é essencial para escolher um nicho compatível com as suas competências e habilidades. Sem contar que você passa a ter mais clareza sobre o que gosta e o que é apenas um hobby.
Considere que você trabalhará naquilo por anos, logo, precisa ser algo com que você se identifica. Os testes vocacionais são uma ferramenta interessante que ajudam a direcioná-lo a uma área mais compatível.

PESQUISE SOBRE O DIA A DIA DE PROFISSIONAIS

Outra dica é conhecer o cotidiano de quem trabalha no segmento. Observe as condições do mercado, a média salarial, entre outros pontos. Converse com pessoas que já atuam no ramo para saber mais sobre a realidade da ocupação escolhida.
Por mais que você tenha informações, compreender o funcionamento da rotina tem um impacto muito maior nas escolhas e pode ajudá-lo a decidir se aquele é o caminho que deve ser seguido.

CONSIDERE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS

Não importa qual a profissão escolhida: sempre vão existir vantagens e desvantagens atreladas a ela. O exercício aqui é justamente se fazer algumas perguntas. Veja alguns exemplos abaixo:
● Quais atividades vou ter que fazer? Vou gostar de executá-las?
● O que terei que produzir, mas não vou gostar?
● Quais atividades não estão no meu trabalho, mas gostaria de elaborar?
● Consigo me imaginar no futuro atuando nessa área?

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO?

A instituição de ensino tem um grande peso depois que você decide qual caminho vai seguir. Selecione com cuidado a universidade, observe características e elementos que vão impactar a sua formação e o colocarão em evidência no mercado.
Estamos falando da certificação e avaliação do MEC. A instituição tem peso e renome, logo, um bom conceito faz muita diferença no currículo. Veja outros pontos importantes:
● infraestrutura: observe laboratórios, salas de aulas e recursos em geral, afinal, eles impactarão os seus estudos ao longo dos anos;
● qualificação dos professores: bons docentes são essenciais na formação de um aluno, por isso, pesquise sobre as qualificações deles e o quanto podem compartilhar para a sua trajetória;
● atualização: os cursos devem contemplar as principais áreas de conhecimento da profissão, mas também propor novidades e disciplinas atuais;
● visibilidade: a instituição deve ser olhada também de fora, pelo viés das empresas e organizações, checando se os profissionais que se formam estão empregados.

QUAIS OS DIFERENCIAIS DA UVA?

A Universidade Veiga de Almeida tem mais de 45 anos de história e cerca de 150 cursos em sua grade. Entre os seus principais diferenciais estão o foco no aluno e o desenvolvimento estratégico dele. A UVA se preocupa com a atividade educadora, sempre levando em consideração princípios de ética, colaboração, valorização das habilidades individuais e participação ativa dos estudantes.
A instituição conta com laboratórios, bem como espaços que favorecem o aprendizado. Além disso, os estudantes têm acesso a programas diversos, como iniciação científica, Experiência Maker, atividades de extensão e práticas profissionais de imersão.
Não sabe se vai cursar humanas, exatas ou biológicas? A UVA oferece oportunidades em todas elas! Se você já está mais seguro da sua opção depois das nossas dicas, confira mais sobre os cursos de seu interesse no nosso site!