Graduação Presencial, Semipresencial e Ead: como escolher?

  • EAD
  • presencial
  • semipresencial

Nos últimos anos, ficou mais fácil cursar o ensino superior, devido à maior variedade de modalidades de ensino: graduação presencial, semipresencial e EAD. Assim, você encontra opções compatíveis com seus objetivos e disponibilidade para os estudos.

Por isso, é importante pesquisar sobre as modalidades de ensino e tirar suas dúvidas para escolher a metodologia certa. Tomando todos os cuidados, não é difícil encontrar a opção mais adequada e extrair o máximo do seu curso de graduação.

Ao longo deste conteúdo, explicamos as diferenças entre presencial, semipresencial e EAD para você fazer a escolha certa. Continue a leitura e conheça os diferentes caminhos para conquistar o seu diploma!

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DA GRADUAÇÃO PRESENCIAL?

A modalidade mais tradicional é a graduação presencial. Convivemos com ela desde os ensinos fundamental e médio. Os seus principais benefícios são a familiaridade e a experiência de sala de aula.

AULAS E ATIVIDADES

Nela, existe a garantia de no mínimo 60% de aulas presenciais, pois o MEC impede que o conteúdo online supere 40% das aulas. No entanto, o mais comum é ter quase todas as aulas em sala, frequentando a universidade de segunda a sexta-feira.

ÁREAS DE CONHECIMENTO

Com exceção de alguns tecnólogos, as graduações costumam ter a modalidade presencial. Aqui na Universidade Veiga de Almeida (UVA), por exemplo, temos cursos em diversas áreas do conhecimento, como Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Enfermagem e Psicologia.

PERFIL DO ESTUDANTE

O estudante da graduação presencial, nesse caso, é alguém com disponibilidade para frequentar o campus. Afinal, a flexibilidade de horários está restrita aos turnos, de modo que quem trabalha e estuda geralmente escolhe o período noturno para fazer as aulas.

Nesse sentido, a modalidade ajuda o aluno a construir uma rotina de estudos com aulas em horários e dias específicos, bem como favorece o convívio com os colegas. Logo, contribui bastante para quem deseja ter uma rotina mais regrada.

COMO É A MODALIDADE SEMIPRESENCIAL?

A proposta do semipresencial é ser uma metodologia intermediária. As aulas são divididas entre presenciais e online, de forma a exigir poucos dias de frequência nas aulas presenciais, podendo chegar a ser um único dia na semana.

AULAS E ATIVIDADES

A principal vantagem é contar com a flexibilidade durante a maior parte da graduação, sem deixar de conviver com colegas e ter a experiência de sala de aula. Para isso, os conteúdos são planejados para extrair o melhor de cada modalidade de ensino.

Na parte online, o aluno assiste a conteúdo multimídia, participa de fóruns, entrega trabalhos e recebe o apoio de professores online. Já na presencial, terá trabalhos de grupo, dinâmicas, aulas práticas, discussões em sala e outras ações de interação entre pessoas na maior parte do tempo.

ÁREAS DE CONHECIMENTO

O ponto de partida do semipresencial é o EAD. Assim, graduações em Psicologia e Direito, que não podem ser realizados no Ensino a Distância, ficarão de fora do ensino semipresencial.

Ainda assim, existem excelentes opções. Aqui na UVA, você pode realizar cursos com boa empregabilidade, como Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Educação Física e Engenharia Civil. Em todos eles, você terá uma experiência otimizada, deixando o conteúdo teórico para o ambiente virtual.

PERFIL DO ESTUDANTE

Os cursos semipresenciais oferecem mais flexibilidade de horários, pois a parte teórica pode ser feita a distância. No entanto, exigem mais organização do que a modalidade presencial, já que contam com diferentes tipos de aula e atividades.

A modalidade é interessante para desenvolver as soft skills, que são habilidades de relacionamento interpessoal. Afinal, você não deixará de ter a experiência de sala de aula, uma vez que frequentará ao menos uma vez por semana o campus universitário.

Logo, o curso é ideal para quem precisa de alguma flexibilidade para concluir a graduação, mas não quer abrir mão do convívio de sala de aula.

COMO FUNCIONA O ENSINO A DISTÂNCIA?

O Ensino a Distância é a modalidade que maximiza a flexibilidade de horários e locais de estudo. O objetivo é que o conteúdo seja visto integralmente pelo ambiente virtual, minimizando a necessidade de frequentar o campus universitário.

AULAS E ATIVIDADES

As atividades são realizadas em uma plataforma online. Nela, acessamos uma graduação virtualizada, em que cada aula dá origem a uma série de atividades, e essas tarefas são pontuadas de acordo com as entregas. Assim, o desempenho é acompanhando continuamente.

Por isso, desde que façamos as entregas, podemos organizar nossos horários de estudo como desejarmos, assistindo às aulas, participando de discussões e mantendo contato com os professores online. Logo, a modalidade nos dá autonomia para definir nosso próprio ritmo de estudo durante a semana.

ÁREAS DE CONHECIMENTO

Atualmente, muitas disciplinas já foram redesenhadas para se adequar ao EAD. Na UVA, oferecemos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Letras e Engenharia de Produção a distância, entre outras graduações. Aliás, a diferença entre bacharelado e licenciatura não impede a adaptação de ambos ao ensino virtual.

Entre as opções, destacamos também os tecnólogos, como Gestão de RH, Gestão Comercial e Gestão Financeira. Essas graduações são formações de 2 anos para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho, pois focam áreas de atuação mais específicas.

PERFIL DO ESTUDANTE

O Ensino a Distância é indicado para quem encontra dificuldades de horários ou deseja mais autonomia para estudar. Além disso, os preços das mensalidades são mais baixos, graças à redução de custos com infraestrutura e serviços das universidades.

No entanto, a modalidade exige um pouco mais de organização e disciplina, tendo em vista que o aluno faz os próprios horários. Igualmente, é preciso se adaptar ao uso dos recursos digitais para se comunicar e interagir com os demais envolvidos no curso.

Vale ressaltar que não há diferença entre o diploma de graduação presencial, semipresencial e a distância.

COMO FAZER A MELHOR ESCOLHA?

Agora que você entende as diferenças entre graduação presencial, semipresencial e a distância, podemos separar os pontos mais importantes para escolher a modalidade certa para o seu perfil. Considere o seguinte.

DISPONIBILIDADE DE HORÁRIOS

Em primeiro lugar, verifique quais modalidades se encaixam nos horários que você tem disponíveis para estudar. Lembre-se de avaliar questões como deslocamento e existência de diferentes turnos para fazer o curso.

ROTINA DE ESTUDOS

Considere também se você se adapta melhor a uma rotina de estudos mais estável, como no presencial, ou prefere autonomia para estabelecer seus horários.

EXPERIÊNCIA DE ENSINO

Finalize com a avaliação da qualidade de ensino. Como visto, os cursos semipresencial e a distância usam um ambiente virtual com tarefas e comunicação online, sendo importante a qualidade do acompanhamento dos alunos.

Lembre-se de priorizar uma instituição de ensino de qualidade. Por mais que a metodologia seja diferente entre as modalidades, a qualidade, didática e suporte dos professores ao longo da graduação são os pontos decisivos para manter um alto padrão de ensino em todas as opções.

A UVA assegura a melhor experiência de aprendizado, principalmente com a metodologia hands on (mão na massa). Aqui, o estudo é pautado pela resolução de problemas, discussões de casos reais e outras atividades para aliar teoria e prática no ensino. Além disso, a instituição é amplamente reconhecida e conta com mais de 45 anos de história.

Por isso, não tenha medo de escolher entre graduação presencial, semipresencial e EAD de acordo com a sua disponibilidade de horários e perfil. Em todos os caminhos, você desenvolverá as competências profissionais necessárias e terá um diploma reconhecido pelos melhores empregadores.

Para começar a sua trajetória de sucesso, entre em contato com a nossa equipe e conheça os cursos de graduação da UVA!