Final de semestre: como equilibrar a rotina?

Quem já ingressou em um curso de graduação sabe bem como é o final de semestre, não é mesmo? Essa é a época em que os trabalhos e as provas se acumulam — e, em alguns casos, ainda existe a necessidade de estudar bastante para recuperar as notas das matérias mais difíceis.
Diante de tudo, as últimas semanas podem ser muito estressantes para os alunos. Realmente, não é uma tarefa fácil. Mas sabia que com disciplina, planejamento e ajustes na rotina tudo pode ficar mais tranquilo, auxiliando a encarar esse momento?
Quer saber mais? Neste post, mostraremos algumas dicas de como passar pelo final de semestre com menos estresse. Confira!

CRIE UM PLANEJAMENTO

Os últimos dias do semestre são uma verdadeira loucura e correria: relatórios de estágio, trabalhos para serem concluídos, provas das disciplinas e, além disso, há a preocupação com as notas.
Um modo inteligente de equilibrar as atividades acadêmicas é planejar a rotina com boa margem de tempo. Se você se organizar de maneira antecipada, os conteúdos não ficarão acumulados para os dias das provas finais, ajudando na produtividade nos estudos.
Uma dica que pode auxiliar nesse processo é a criação de um cronograma de estudos, uma ferramenta que auxilia os estudantes a se dedicarem a todas as matérias com a mesma eficiência.
Para fazer o planejamento, inicie a sua estruturação assim que os professores marcarem as datas das últimas provas e trabalhos.

ESTUDE EM LOCAIS CALMOS

Ficar completamente concentrado nos estudos durante o final do semestre é um desafio e tanto, né? Isso porque esse ritmo intenso pode atrapalhar o seu foco. Nessas situações, tente pensar que logo as férias chegarão, o que possibilita que você reponha todas as energias.
Uma alternativa para aproveitar todo o tempo disponível e aumentar seu foco é ficar em um local confortável e silencioso para os estudos. Se em casa não der para encontrar isso, tente conversar com as pessoas para que elas façam um pouco de silêncio enquanto você estuda. Afinal, educação e família estão relacionadas, certo?
Fazer pequenos intervalos e ter organização são outras alternativas que contribuem para manter a concentração.

MANTENHA O FOCO NAS ATIVIDADES MAIS IMPORTANTES

Quando o final do semestre está se aproximando, é importante deixar as distrações de lado e se manter focado no que realmente importa. Conversar com os amigos, assistir a uma série ou um filme e conferir as mensagens do celular no meio do horário destinado aos estudos são exemplos de situações que geram desatenção.
Afinal, mesmo que durem apenas alguns minutos, elas tiram o foco, fazendo com que você tenha dificuldades para retornar ao estudo. Assim, evite se distrair e continue com a concentração firme nesse período. Uma boa dica é fazer pequenas pausas ao longo do dia.
A cada 20 minutos de estudos, levante e coma alguma coisa, beba água ou faça alongamentos. Esse tempo de descanso ajuda o seu cérebro a ficar ainda mais focado.

APOSTE EM MÉTODOS DE ESTUDO

Cada pessoa tem uma técnica de estuddiferente que facilita seu aprendizado. Enquanto alguns têm uma habilidade maior em formular listas e questionários com palavras-chave, por exemplo, outros preferem fazer um resumo das disciplinas e se orientar por ele.
Os alunos podem usar vários recursos modernos, como quizzes virtuais, canais de vídeos educacionais, aplicativos, ou seguir a velha metodologia de ler apostilas e livros. O importante é que você descubra qual técnica melhora o seu desempenho para manter o foco no final de semestre.
Definir a hora do dia em que você consegue ser mais produtivo e concentrado, além de conhecer o seu ritmo, é uma excelente dica. Por isso, pense nesses aspectos no momento de montar o cronograma e estabeleça horários de estudo de acordo com sua disponibilidade.

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Um ponto que muitos estudantes não levam em conta é a importância de manter uma alimentação saudável durante a correria do fim do semestre. Isso não significa somente comer, mas consumir bons alimentos para auxiliar a mente nesse momento de estudos.
Logo, dê preferência aos nutrientes que aumentam a produção de energia, como gorduras boas, carboidratos integrais e vitaminas presentes nas verduras, legumes, frutas e grãos. Além disso, não se esqueça de hidratar o corpo, para isso, beba cerca de 2 litros de água por dia. Para ajudá-lo a se lembrar, deixe sempre uma garrafinha de água próxima a você.

NÃO DEIXE OS ESTUDOS PARA ÚLTIMA HORA

A pressa é a inimiga da perfeição. Esse ditado é clichê, mas é verdade! Para se dar bem no fim do semestre e tirar boas notas, é necessário entregar provas e trabalhos bem-feitos, né? Isso dificilmente ocorrerá se você deixar as atividades para a última hora ou se esquecer da lista de tarefas.
Por tal motivo, sempre que começar uma revisão ou trabalho, é essencial finalizá-los antes de partir para o próximo exercício. Isso faz com que você não fique com tarefas incompletas e com a sensação ruim de não conseguir avançar em nada.

PARTICIPE DE UM GRUPO DE ESTUDOS

Estudar com os amigos é uma técnica favorável para absorver mais informações. Ao fazer parte de um grupo de estudos, você pode ter a oportunidade de trocar aprendizados, compartilhar dúvidas e analisar o conteúdo por outros ângulos, principalmente se for um tema teórico, que demanda senso crítico e atenção.
Tente montar a sua própria equipe, convidando colegas interessados para fazer parte.
Saber equilibrar a rotina no final de semestre é fundamental. Saiba que, ao estudar em uma faculdade de qualidade, como aqui na UVA, você contará com o apoio de um corpo docente de qualidade, que dará todo o suporte para os estudantes.
Agora que já sabe como equilibrar a rotina no final de semestre, lembre que esse período é cansativo, mas com algumas mudanças de hábito, é possível encará-lo de maneira positiva.
Portanto, não deixe de colocar as nossas dicas em prática!
Gostou deste post, quer estudar em uma universidade reconhecida e bem-conceituada ou tem alguma dúvida sobre os cursos? Então, entre em contato conosco. Será um prazer respondê-lo!