Estágio: 5 dicas para você começar no mercado de trabalho

  • dicas
  • estágio
  • mercado de trabalho

Quem entra na universidade já sabe que é preciso começar a pensar na carreira profissional e na construção do futuro. Para isso, o estudante deve entender como conseguir estágio durante os anos da graduação, já que esse processo abre muitas portas e possibilita um crescimento sólido.
 
Assim, ter destaque em um processo seletivo é fundamental, principalmente com a grande concorrência em uma vaga interessante. Preparar uma boa apresentação, estudar o histórico da empresa e ter bastante calma são os diferenciais que auxiliam a conquistar o tão sonhado estágio.
 
Se você deseja saber como conseguir um estágio e a importância da etapa, não perca o nosso post. Boa leitura!
 
 

QUAIS SÃO AS DIFICULDADES PARA SE INSERIR NO MERCADO DE TRABALHO?

Uma das grandes dificuldades das pessoas que querem se inserir no mercado de trabalho é a falta de experiência. Muitos cargos exigem que o candidato tenha atuado em outros empregos ou que tenha participado de alguns programas, como jovem aprendiz.
 
Outros problemas incluem a concorrência, cargos muito específicos, poucas vagas disponíveis e falta de paciência. Tudo isso pode prejudicar a entrada do jovem no mercado de trabalho.
 
Logo, para dar o pontapé inicial da melhor forma, é muito importante fazer um estágio na área em que você deseja atuar.
 
 

COMO CONSEGUIR UM ESTÁGIO?

Para conquistar a tão sonhada vaga de estágio, é necessário seguir algumas dicas simples. Quer saber como? Então, veja a seguir!
 

1. SAIBA COMO PREPARAR SEU CURRÍCULO

A primeira impressão é aquela que fica, certo? Então, o currículo é o cartão-postal do candidato. Logo, ele deve estar muito bem organizado. É fundamental estruturá-lo com informações de modo que a leitura se torne agradável e fácil.
 
Com isso, o tamanho e o tipo da fonte devem ser escolhidos com muita atenção e precisam combinar com o estilo do currículo. Nesse momento, uma boa dica é contar com a criatividade.
 
Existem vários templates disponíveis na internet para elaborar um bom currículo.
 

2. ESTUDE A EMPRESA QUE OFERECE O ESTÁGIO

Antes de tentar entrar em uma instituição, pesquise sobre os projetos que foram feitos por ela, além de saber como é o seu desenvolvimento. Provavelmente, esse assunto será abordado ao longo das etapas dos processos seletivos de estágio. Portanto, estude bastante sobre ela.
 
Pesquisar sobre a companhia também é essencial para conhecer as suas propostas e valores. Após isso, tente se imaginar realizando os trabalhos que ela oferece ao público.
 

3. FAÇA CURSOS EXTRACURRICULARES

Atividades e cursos extracurriculares também são importantes. Caso não seja viável financeiramente, opte por um site que ofereça cursos online, já que essas opções são mais acessíveis.
 
Além de desenvolver o conhecimento, esse pode ser um destaque importante em seu processo seletivo de estágio. Assim, fale quais foram as atividades realizadas por você e explique ao recrutador como as experiências contribuíram com o desenvolvimento de suas habilidades profissionais.
 

4. SEJA ANTENADO

Um diferencial muito importante que as empresas buscam em um estagiário é a vontade por novos conhecimentos e a facilidade que os jovens têm para buscar informações em vários meios de comunicação. Portanto, além dos conhecimentos de seu ramo de atuação, o recomendado é ser uma pessoa curiosa que saiba onde encontrar informações do dia a dia.
 

5. ESTEJA CONECTADO

Existem boas chances de que seu futuro empregador acesse a web para entender melhor quem é você. Para estar no controle sobre as principais informações que ele poderá encontrar, tenha certeza de que você tem um perfil em alguma rede social. Além disso, lembre-se de que os conteúdos da internet podem ser públicos e, por essa razão, é muito importante ter cuidado com o que você compartilha.
 
 

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO?

O estágio é uma maneira de unir a prática com a teoria. A experiência obtida durante o trabalho aumenta a perspectiva profissional quando você se formar. Confira, a seguir, mais detalhes com relação à importância de fazer estágio durante a faculdade.
 

EXPERIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

Fazer estágio enquanto estuda é um bom modo de ter experiência, muito importante no momento de conseguir um emprego. Isso possibilita que você entre em contato com a sua área de formação e amplia o conhecimento sobre os assuntos aprendidos em sala de aula.
 
Além disso, é possível entender como uma empresa funciona, algo fundamental para se dar bem no mercado.
 

NETWORK

Fazer estágio também ajuda na ampliação da sua rede de contatos. Isso porque você atuará com pessoas que estão no mercado há muito mais tempo e que conhecem outros profissionais e empresas.
 
Ter interesse pelo trabalho e cultivar uma boa relação profissional rendem bons resultados, sendo a base para criar um network. Com os anos, você poderá precisar do que conquistou no estágio.
 

ESTÍMULO PARA A ESCOLHA DA ÁREA DE ATUAÇÃO

Durante a graduação, os alunos conhecem várias áreas dentro do curso. No estágio, você descobre se prefere de fato a área escolhida: ele auxilia na resolução dessas dúvidas, pois você verá o dia a dia da profissão na prática. Essa etapa é ideal para corrigir os rumos e identificar de maneira correta o seu ramo de especialização.
 
 

COMO UMA BOA FACULDADE PODE AJUDAR NESSE PROCESSO?

Estudar em uma boa faculdade é fundamental para quem quer conseguir um estágio e ter sucesso na carreira. Aqui na UVA, você encontrará diversas formas de ingresso e outros diferenciais, como financiamento e bolsas estudantis.
 
Além disso, os nossos cursos de graduação podem ser encontrados em 3 modalidades de ensino: presencial, semipresencial e a distância, tendo professores altamente capacitados e atuantes no mercado de trabalho. Nas avaliações feitas pelo MEC (Ministério da Educação) em 2019, a universidade recebeu nota máxima pelo Conceito Institucional Presencial e EAD.
 
Todas essas vantagens e diferenciais contribuem bastante para a formação do aluno, auxiliando-o no momento de conseguir um estágio e, posteriormente, ingressar no mercado de trabalho.
 
Agora que você já sabe como conseguir estágio e a importância desse processo, lembre-se de estudar em uma universidade de qualidade e reconhecida. Com isso, será possível garantir vaga em uma empresa conceituada, o que garante o sucesso em sua carreira.
 
Gostou deste post e quer saber quais são os diferenciais da nossa universidade? Então, entre em contato conosco. Será um prazer responder você!