As melhores maneiras de organizar sua rotina de estudos

  • estudos
  • organização
  • rotina

O segredo para ter um bom aproveitamento durante a sua graduação é conseguir manter rotina de estudos bem organizada. Sim, uma ótima maneira de manter o controle de seus estudos e evoluir neles é desenvolver uma rotina consistente. 

 

A definição simples de uma rotina é: “uma sequência de ações seguidas regularmente.” E para criar uma rotina realmente funcional, é ideal administrar seus estudos universitários como se estivesse trabalhando em um emprego.  

 

Quando as pessoas vão ao trabalho elas criam uma rotina em que a produtividade seja mantida, onde a organização auxilia para que todas as demandas sejam realizadas.

 

Na faculdade essa ideia também é aplicável. Mesmo que sua programação de estudos varie de hora em hora, seja na modalidade presencial ou nas aulas online, é preciso disciplina para mudar seu modo de estudo e evoluir com ele. 

 

Na verdade, é por isso que fazer uma programação detalhada é tão importante. Você realmente tem que entender sua própria personalidade e força de vontade e ser honesto consigo mesmo sobre como usará seu tempo.  

 

Quer compreender como montar uma rotina de estudos pode mudar seu aproveitamento universitário e conseguir investir nessa prática tão produtiva? Então acompanhe nosso artigo e confira dicas imbatíveis para criar uma rotina de estudos que te ajudará a se organizar com sucesso. Confira:  

 

Dicas para manter uma rotina de estudos funcional e produtiva 

 

Levante-se na mesma hora todos os dias 

Uma rotina de estudo significa consistência. Por isso, para ter uma rotina consistente, você deve começar pelo começo: levantar e ir para a cama nos mesmos horários todos os dias. Mesmo que haja imprevistos e atividades extras, tente não deixar eles atrapalharem.

 

Essa também é uma boa dica pois vai te ajudar a ter tempo para lidar com coisas inesperadas que acabam acontecendo, seja na vida pessoal, no trabalho ou na própria faculdade.  

 

 

Defina o seu tempo de estudo

Para muitos alunos, estudar é o que você faz depois de tudo. A parte mais importante de qualquer rotina é identificar horários de estudo específicos e tratá-los como mais importantes do que qualquer outra coisa que você tenha que fazer. 

 

Decida quais períodos de tempo você planeja usar para o estudo, e se comprometa com eles como qualquer outra obrigação. Não deixe que nada ou ninguém o afaste deles. 

 

Sempre trate seus horários de estudo como qualquer outro compromisso firmado. Não se atrase.

 

Fique no controle de seu tempo revisando continuamente sua programação. Se os horários não forem realistas, revise sua programação e comece uma nova rotina. 

 

Entenda seus próprios hábitos de estudo

Muita gente não gosta de estudar em casa porque se distrai muito com o que está ao seu redor. E se você normalmente é um procrastinador, manter uma rotina de estudos funcional pode ser difícil. 

 

É importante montar uma área dedicada apenas ao estudo. Para isso, tente deixar um espaço separado e otimizado, que você ocupará apenas quando estiver estudando. Isso o ajudará a evitar a procrastinação durante o tempo de estudo. 

 

Também identifique o que funciona (e o que não funciona) para você. Qualquer que seja o sistema, é importante descobrir primeiro qual funciona melhor para você, para que possa descobrir como estruturar seu tempo a fim de entrar na mentalidade certa para se manter focado. 

 

Crie um cronograma de estudo realista, mas ambicioso 

Depois de ter clareza sobre seus hábitos, crie uma programação usando um calendário para alocar seu tempo de forma realista. Isso inclui todos os seus compromissos e planos, tanto de estudo quanto pessoais.  

 

Dessa forma, você pode ver quanto tempo tem disponível para seus estudos e se algum ajuste é necessário. Aqui, é útil seguir seu calendário o mais fielmente possível.  

 

Seja honesto e realista com sua programação e certifique-se de incluir intervalos. Só porque você não tem seus compromissos normais de trabalho, faculdade ou esporte agora, não significa que você vai colocar um dia inteiro de estudos na sua agenda.  

 

 

Valorize seu tempo: Mais cedo é melhor do que tarde 

É importante saber que uma rotina de estudo realmente gira em torno de fazer escolhas. As pessoas são continuamente estimuladas a se divertir agora e adiar o trabalho para mais tarde. 

 

Com isso, é importante ter em mente que o tempo gasto estudando agora sempre vale mais do que estudar mais tarde. Faça tudo e tire do caminho o mais cedo possível, para que possa fazer as coisas que realmente deseja mais tarde. 

 

 

Separe os estudos por etapas e respeite sua organização 

Quando tem um grande objetivo, quanto mais cedo começar, melhor. Com isso, ao concluir uma atividade, escolha o próximo item da lista e mergulhe de cabeça.  

 

Dar pequenas mordidas é a melhor cura para a procrastinação e se manter concentrado. Apenas faça algo e nunca espere até estar próximo do prazo final para começar. 

 

Não há necessidade de você encontrar tempo para fazer uma tarefa inteira. Cada capítulo, cada página, cada parágrafo pode ser uma pequena mordida. Quanto mais enxuto você torna o processo, mais fácil será de fazer. 

 

Lembre-se: concluir mais tarefas dá a você uma sensação contínua de progresso e realização.

 

 

Faça pausas periódicas

Fazer pausas frequentes durante as sessões de estudo te ajuda a relaxar entre uma tarefa e outra. Como um sistema otimizado para forçar interrupções periódicas, você pode dividir suas tarefas em sessões de trabalho de 25 minutos seguidas por intervalos de 3 a 5 minutos, com um intervalo mais longo após algumas horas. 

 

Claro, a duração e o tempo das pausas dependerão do tipo de trabalho e de como você se sente. Às vezes, você estará em um ritmo e vai querer continuar estudando. Outras vezes, você pode precisar de pausas mais frequentes. 

 

 

5 aplicativos que te ajudam a manter uma rotina de estudos funcional 

 

1.Evernote – Para organizar suas tarefas; 

2.Sunrise Calendar – Para se manter atualizado sobre todos os seus compromissos; 

3.Todoist – Para organizar seus trabalhos em grupo de forma produtiva; 

4.ClearFocus: Para te ajudar a aproveitar melhor seu tempo, evitar distrações e cronometrar intervalos de tempo para descanso e para estudos. 

5.Easy Study: Para manter um planejamento personalizado, definindo quantas matérias você irá estudar em cada dia e por quanto tempo. 

 

Seguindo essas dicas, você poderá manter uma rotina de estudos produtiva que te ajudará a aproveitar muito bem seu período de graduação. Com elas, fica mais fácil se planejar e aproveitar todos os benefícios de uma rotina funcional e focada no melhor aproveitamento dos seus estudos.