Cursos de graduação: entenda a principal diferença entre eles

Sabia que para fazer um curso de graduação não basta escolher qual área combina mais com o seu perfil? Muitas pessoas focam apenas na decisão entre os campos das Ciências Exatas, Humanas ou Biológicas, mas a realidade é que existe outra escolha a ser feita.
Há diferentes tipos de graduação, por isso os estudantes devem conhecer todas as opções. Cada um deles tem características que precisam ser consideradas, pensando, principalmente, no futuro da sua carreira.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira o material que preparamos!

O QUE É UM CURSO DE GRADUAÇÃO?

Depois de concluir as etapas da educação básica (ensino infantil, fundamental e médio), a próxima fase na vida acadêmica é o ensino superior. Isto é, investir em uma formação para se graduar ou se tornar apto para exercer uma profissão no mercado de trabalho.
Por isso, cada um pode escolher sua área preferida e, ainda, decidir avançar os estudos com uma pós-graduação — que vai garantir um título de especialista.

COMO ESSA ESCOLHA INTERFERE NO SEU FUTURO?

O detalhe é que essa escolha envolve duas decisões: optar por um campo que atraia o seu interesse e também por qual modalidade de curso é mais adequada para que os seus objetivos profissionais sejam atingidos. Muitos cursos são oferecidos em mais de um modelo, e esse é o motivo de confusão para alguns estudantes.
Por exemplo, é possível fazer uma faculdade de Educação Física para se tornar um bacharel ou um licenciado na área. Isso pode abrir as portas certas no mercado ou acabar limitando o profissional, dependendo do que ele escolheu.
Reunimos, em um guia rápido, informações gerais sobre cursos de graduação que todo mundo precisa saber. Aproveite para compartilhar o post e ajudar seus amigos nessa missão!