Conheça o curso de Fisioterapia da UVA e os diferenciais dessa graduação

O curso de Fisioterapia lida com diferentes técnicas para o tratamento e a prevenção de doenças e lesões, bem como a promoção de saúde e bem-estar. É uma área muito importante no que se refere aos cuidados físicos, sendo uma ótima alternativa para quem busca uma profissão que envolva a melhoria da vida humana.
Existem muitas opções de atuação, por isso, trata-se de um curso que acolhe diferentes perfis e interesses. O trabalho realizado é muito sério, pois intervém diretamente na integridade do corpo, além de ter um grande impacto psicológico nas pessoas atendidas.
Por isso, é essencial ter um bom preparo, em uma instituição que ofereça ensino de qualidade para a construção do seu futuro.
Neste post, mostraremos as principais informações sobre o curso de Fisioterapia na UVA e os diferenciais oferecidos. Boa leitura!

COMO É O CURSO DE FISIOTERAPIA DA UVA?

O curso de Fisioterapia tem o objetivo de preparar o aluno para atuar em diversos níveis de atenção à saúde. Por isso, durante as aulas são aprendidos os conhecimentos teóricos e práticos que fundamentam o trabalho do Fisioterapeuta. Na UVA, qualificamos os estudantes para uma ação multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar em sua função.
Para isso, contamos com bibliotecas, centro de saúde e laboratórios que oferecem as melhores ferramentas para o desenvolvimento da aprendizagem. Além de adquirir os conhecimentos técnicos, os alunos também estudam sobre os aspectos éticos da profissão, essenciais para garantir uma atuação responsável.
O curso de Fisioterapia necessita de experiências práticas e a supervisão de um professor. Por isso, na UVA ele é realizado na modalidade presencial. A dedicação e o amor pela área são requisitos importantes para quem deseja ingressar, pois a vida acadêmica exige bastante entrega. Por outro lado, são compartilhados momentos únicos, que ficarão marcados por toda a vida.

QUAL A DURAÇÃO DO CURSO?

O curso de Fisioterapia na UVA tem 10 semestres, ou seja, 5 anos. Durante esse período, além das matérias regulares, os estudantes são incentivados a participarem de outras atividades que ajudam a ampliar os conhecimentos.
Nesse sentido, a universidade proporciona programas de pesquisa e extensão, que aprofundam os saberes e estimulam a socialização dos conhecimentos científicos. Tais experiências, incentivadas pela UVA, são muito importantes para a formação dos profissionais e oferecem as bases para seguir a carreira acadêmica.
A partir do penúltimo ano de curso, o estudante está habilitado a realizar estágios e pode encontrar oportunidades no Centro de Saúde Veiga de Almeida. As práticas contam com suporte docente que garante a segurança e a aprendizagem.

QUAIS AS PRINCIPAIS DISCIPLINAS?

Durante o período de curso, o aluno aprende a realizar tratamentos que visam a recuperação motora e cognitiva, realizar diagnósticos e promover cuidados com a saúde. Assim, estuda as diversas áreas de maneira mais generalista e decide ao longo da sua experiência acadêmica em qual pretende se aprofundar.
O estudante tem contato com matérias obrigatórias, que formam a sua base profissional, e algumas eletivas, disciplinas que podem ser escolhidas conforme o próprio interesse do aluno.
Os estudos estão muito relacionados às ciências humanas e biológicas, além dos conhecimentos técnicos específicos da Fisioterapia. Algumas das matérias que fazem parte da matriz
curricular são:
  • Biologia Celular;
  • Anatomia dos Sistemas Humanos;
  • Ciências Humanas Aplicadas à Saúde;
  • Anatomia Osteomioarticular;
  • Microbiologia Geral e Imunologia;
  • Fisiologia do Exercício;
  • Neuroanatomia;
  • Biomecânica e Cinesiologia do Movimento;
  • Fisioterapia na Saúde do Trabalhador e Ergonomia;
  • Fisioterapia Respiratória;
  • Ciência de Dados e Inteligência Artificial.
Dessa forma, o graduando tem a oportunidade de aprender os conceitos mais básicos da área, além de conhecer os procedimentos importantes realizados na Fisioterapia. Com isso, tem muitas possibilidades de especialização em um amplo mercado de trabalho.

LINHAS DE PESQUISA DA UVA

Como vimos, além das matérias obrigatórias, os estudantes também se especializam em sua área de interesse. Na UVA, os graduandos contam com linhas de pesquisa que debatem sobre temas mais específicos, o que permite mais aprofundamento em algum tipo de prática. Oferecemos as seguintes alternativas:
  • Saúde Coletiva e Qualidade de Vida;
  • Sistema de Intervenção na Saúde da Mulher;
  • Sistema de Intervenção na Saúde da Criança e do Adolescente;
  • Sistema de Intervenção na Saúde do Idoso;
  • Epistemologia na Saúde da População;
  • Meio Ambiente;
  • Ergonomia;
  • Programa de Saúde da Família;
  • Intervenção Fisioterapêutica o Aparelho Locomotor, Órgãos e Sistemas;
  • Modernidade Interventiva Fisioterapêutica;
  • Fisioterapêuticas Clínicas.

QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UVA?

Se você se identifica com o curso de Fisioterapia, a UVA oferece a estrutura necessária para a sua construção profissional. Conheça os diferenciais proporcionados.

RECONHECIMENTO PELO MEC

A certificação de qualidade do Ministério da Educação (MEC) é um aspecto crucial na hora de escolher a universidade certa. Isso porque o órgão avalia um conjunto de critérios, a fim de garantir que a instituição apresente as condições para concretizar uma boa formação.
A UVA obteve nota máxima no MEC, a maior avaliação na cidade de Cabo Frio e a segunda maior em todo o estado do Rio de Janeiro. Esse reconhecimento demonstra a seriedade e a qualidade do trabalho realizado na instituição.

INFRAESTRUTURA ADEQUADA

Os nossos campi apresentam infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento das potencialidades dos alunos. Os laboratórios contam com equipamentos de última geração, e o Centro de
Saúde Veiga de Almeida (CSVA) disponibiliza uma sala profissional de Fisioterapia para atendimentos clínicos.

INCENTIVO À LIDERANÇA

Além da boa base técnica, também é importante adquirir ferramentas para se destacar no mercado de trabalho. Na UVA, os estudantes podem realizar cursos de inglês e liderança on-line gratuitamente.
Além disso, adotamos a metodologia hands on, alinhada com o Pacto Global da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) para a sustentabilidade corporativa. Durante o curso, os estudantes também aprendem sobre práticas empreendedoras, fundamentais para que consigam trilhar o caminho do sucesso profissional.
Portanto, o curso de Fisioterapia é uma excelente alternativa para quem gosta de conhecer mais sobre o ser humano, entender o funcionamento do corpo e promover a saúde. Para tornar essa jornada mais enriquecedora, é indispensável contar com a melhor universidade.
Quer saber mais sobre o nosso ensino? Conheça a inovação na grade curricular dos cursos da UVA.