Conheça 5 principais habilidades que as empresas buscam

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Quem não sonha em trabalhar em uma empresa excelente? Bons salários, ambiente de trabalho favorável, benefícios, harmonia entre profissionais… Todas essas características são essenciais para a organização. No entanto, é preciso considerar que a base de tudo isso são os colaboradores. Eles precisam reunir algumas habilidades profissionais que ajudarão no desenvolvimento corporativo.

Neste post, você vai saber quais são essas características, como elas influenciam o sucesso na profissão e o quão importante é a constante evolução para o desenvolvimento delas. Confira!

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROFISSIONAIS?

Ambos os conceitos são bastante utilizados no mercado de trabalho e em diversas ocasiões são considerados similares, mas a verdade é que competência e habilidade têm as suas diferenças, mesmo que sutis.

A competência está relacionada a um conjunto de habilidades e conhecimentos interligados, que podem ser adquiridos por treinamentos ou experiências, permitindo maior êxito na atuação profissional.

Já a habilidade diz respeito à capacidade que o colaborador tem para executar uma tarefa e características que o ajudam no desenvolvimento de aptidões. De maneira geral, a habilidade é algo inato da pessoa, enquanto a competência pode ser aprendida.

POR QUE CONHECER AS HABILIDADES MAIS VALORIZADAS PELAS EMPRESAS?

Saber quais habilidades são valorizadas pelas empresas é fundamental justamente para se aperfeiçoar e já chegar pronto para atender às demandas da organização.

Compreender o que o mercado quer exige que os profissionais se prepararem e busquem a qualificação ideal, facilitando a compatibilidade com as vagas disponíveis. Sem contar que isso será relevante para a execução das tarefas com rapidez, contribuindo também para a desenvoltura no ambiente de trabalho e aproximando mais o colaborador do sucesso.

QUAIS AS PRINCIPAIS HABILIDADES PROFISSIONAIS PROCURADAS PELAS EMPRESAS?

Separamos alguns exemplos a seguir. Confira a lista!

1. COMUNICAÇÃO

A comunicação é uma das habilidades primordiais para as empresas. O diálogo ajuda no aprendizado e a ampliar a comunicação interpessoal, que é de suma importância para quem deseja ter sucesso.

As organizações buscam tal característica porque os colaboradores precisam estar alinhados para que haja crescimento e desenvolvimento. Portanto, é essencial existir um discurso claro, no tom de voz correto e coerente. Isso mostra o interesse pela fala do outro e cria uma abertura para que uma interação seja criada.

2. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A inteligência emocional é a capacidade que uma pessoa tem de identificar seus próprios sentimentos e também dos que estão ao seu redor, a fim de gerenciar as emoções tanto no âmbito interno quanto externo. Para formá-la é preciso pensar em alguns pontos, entre os quais estão o autoconhecimento, a automotivação, o reconhecimento emocional e o relacionamento interpessoal.

Mas por que as empresas valorizam tanto essa habilidade? Justamente porque ela exige uma boa troca entre as pessoas e tem relação com a compreensão humana. Todo indivíduo tem as suas crenças, necessidades e características pessoais, e a forma como ele gere os sentimentos o ajuda a encontrar saídas favoráveis quando existe algum conflito, mas também a lidar com as diferenças entre os sujeitos.

3. LIDERANÇA

Outra característica importante exigida cada vez mais pelas organizações na atualidade é a capacidade de liderança. Saber liderar não deve estar restrito apenas àqueles que tem ou almejam cargos gerenciais — precisa ser acessível a todos.

O bom líder é aquele capaz de compreender e trazer à tona o melhor dos liderados, motivando e inspirando as equipes a atuarem de maneira mais proativa, mas também elevar o desempenho e as habilidades individuais dos colaboradores.

4. FLEXIBILIDADE

O profissional flexível é requisitado nas organizações justamente pela sua aptidão em se adaptar às transformações que estão acontecendo ou estão por vir.

A capacidade de rever seus pontos de vista, tendo abertura para ideias que se diferenciam das suas, sem dúvida é algo primordial nas organizações que almejam atingir o sucesso. Apesar de algumas pessoas terem a característica inata, ela pode ser aprendida e desenvolvida ao longo do tempo.

5. CRIATIVIDADE

Diante da necessidade de constante inovação e flexibilidade para se adaptar às mudanças que acontecem no mundo, o colaborador precisa desenvolver a sua criatividade. Essa é uma das habilidades mais requeridas pelas empresas, afinal, diz respeito àquele pensamento fora da caixa, que ajuda a organização a se diferenciar e a destacar da concorrência.

Não ficar preso a padrões e regras, estar sempre em direção ao novo, buscar soluções distintas para problemas antigos, ser capaz de fazer mais com menos: tudo isso ajuda a formar um profissional que dará um enfoque distinto às adversidades, criando conexões.

COMO DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES PROFISSIONAIS E QUAL A IMPORTÂNCIA DE EVOLUIR CONSTANTEMENTE?

O primeiro passo é o anseio pelo aprendizado. É preciso estar disposto a mudar, mas também saber quais fontes de conhecimento podem ajudá-lo em tal desenvolvimento. Portanto, as trocas com outros indivíduos são tão significativas nesse processo.

Outro ponto é lembrar que a evolução demora um certo tempo e não acontecerá muito rapidamente. Estar engajado e consciente de que as coisas vão se encaixando ao longo do tempo é a melhor maneira de adquirir novas habilidades.

De maneira geral, o valor de evoluir constantemente está atrelado ao dinamismo constante dos negócios e a capacidade de se destacar em meio a tantas pessoas que estão em busca de uma colocação de evidência no mercado. Sem contar que quem se atualiza mostra um interesse em estar alinhado ao negócio e às suas necessidades futuras.

COMO A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PODE AJUDAR?

Por mais que algumas habilidades profissionais não precisem do aprendizado formal, elas estão interligadas. A qualificação é primordial para conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Ela também ajuda na conquista de promoções, melhora os níveis salariais e possibilita sair das áreas operacionais e crescer em cargos de gestão.

Aqueles que se sobressaem são os que estão sempre estudando as novidades do mercado, melhorando o currículo e, consequentemente, despertando a atenção de recrutadores. Afinal, é por meio do seu histórico que a empresa terá o primeiro contato com você.

O desenvolvimento de habilidades profissionais é um processo. Por isso, é interessante que você esteja atento não só às necessidades do mercado, mas também que conheça a fundo a sua área de atuação para ter um desenvolvimento pleno.

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