Confira dicas sobre como controlar a ansiedade antes da prova

Nos dias que antecedem um teste, muitas pessoas se sentem ansiosas, o que prejudica a revisão para o exame. Se você está assim, saiba que não é o único! É normal ficar nervoso nessas situações, ainda mais por causa das cobranças. No entanto, isso não deve ser um motivo que impeça você de oferecer o melhor de si.
Assim, saber como controlar a ansiedade antes da prova é fundamental para o sucesso. Ao contrário do que muitos pensam, superar o nervosismo e arrasar nos testes é possível. Basta ter calma e respirar fundo.
Se você deseja conhecer algumas dicas de como manter a concentração e controlar a ansiedade antes de uma prova, não perca o nosso post. Boa leitura!

O QUE FAZER PARA CONTROLAR A ANSIEDADE ANTES DA PROVA?

A ansiedade pode ser muito prejudicial nos dias que antecedem a prova. Por isso, saber controlá-la ajuda a manter a calma e evita os famosos apagões no momento de fazer o teste. Confira, a seguir, o que você deve fazer para controlar a ansiedade.

CONCENTRE-SE

Quando estiver com o teste em mãos, tente se concentrar em você e na sua prova. Vários alunos são dominados pelo nervosismo ao ver o professor entregando o exame. Após esse momento, muitos começam a responder as questões com maior agilidade e menos atenção, prejudicando o desempenho.
No entanto, esquecer o barulho da sala e fazer a leitura da prova com calma é fundamental para evitar distrações. Lembre-se de que esse é o momento de colocar em prática tudo o que foi aprendido durante a preparação para o exame.

RESPIRE FUNDO

Quando estamos nervosos ou ansiosos, o corpo libera uma carga de adrenalina, o que provoca a aceleração dos batimentos cardíacos e o aumento da frequência respiratória. Esse processo é capaz de alterar as concentrações de oxigênio no cérebro.
Em decorrência disso, a capacidade de refletir, calcular, raciocinar e recordar é afetada, fazendo com que questões simples se tornem difíceis. Assim, apesar de ocorrer de modo involuntário, é possível controlar a respiração, auxiliando a diminuir a ansiedade.
Por isso, tire 15 minutos antes da prova para exercitar a respiração e ficar calmo. Uma boa dica é inspirar de maneira lenta e expirar o dobro do tempo. Concentrar-se nesse exercício é uma boa maneira de esvaziar a cabeça.

NÃO SE COBRE TANTO

Diante de uma etapa importante na vida de um estudante, é preciso entender que é necessário se preocupar mais com uma rotina de estudos eficiente do que com o próprio resultado.
Lembre-se de que você terá outras oportunidades de testar a sua capacidade, portanto, saiba que ter um desempenho ruim em uma prova não é o fim do mundo.
Por isso, não se cobre tanto. Evite criar muita expectativa, já que isso faz com que a ansiedade aumente ainda mais. Por outro lado, foque naquilo que é importante e não se cobre muito por causa de uma nota baixa. Nessa situação, é fundamental saber que você tentou e que as experiências servem para aperfeiçoar os estudos.

EVITE CONVERSAS

Quando você for fazer a prova, tenha cuidado para não ficar conversando com os amigos que também farão o teste. Essa atitude parece um pouco antipática da sua parte, mas tenha em mente que cada um se preparou de uma maneira diferente.
Do mesmo modo que você estudou muito, existem aqueles que não fizeram o mesmo. Assim, durante as conversas sobre a matéria, é possível que você escute algumas coisas que podem deixar dúvidas sobre o que estudou, o que pode fazer com que a ansiedade volte.

COMO SE PREPARAR DESDE ANTES DO EXAME?

Preparar-se com antecedência para uma prova é muito importante, já que isso ajudará a descansar a mente e evitará a ansiedade. Veja, a seguir, como fazer isso.

MANTENHA UMA BOA ALIMENTAÇÃO

Na véspera do exame, é importante evitar consumir alimentos gordurosos e calóricos. Uma boa opção é optar por refeições leves, que saciam a fome sem tirar o sono e que não causam indigestão no dia seguinte.
Evite, também, alimentos crus, pois apesar de ser leves, eles podem causar alguma indigestão no momento da prova. Outra dica é beber um suco de maracujá, já que ajuda em uma boa noite de sono. No dia do teste, tome um bom café da manhã e lembre-se de levar um alimento para comer durante a prova.
Os mais recomendados são barras de cereais, que são nutritivas e práticas. Providencie, também, uma garrafinha de água para se hidratar durante a prova.

TENTE DORMIR BEM

Ter uma boa noite de sono ajuda bastante no momento de fazer um teste. Por isso, vá para a cama mais cedo que o habitual e descanse uma quantidade adequada, cerca de 8 horas. Dormir mal pode prejudicar a concentração, a memória e a capacidade de raciocinar.
Além disso, caso você esteja cansado, terá uma resistência física menor para fazer a prova e não conseguirá aproveitar todo o tempo do teste. Se você tem dificuldade para adormecer, tente solucionar esse problema com uma alimentação saudável e com uma leitura leve.

PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS

Praticar atividades físicas é muito importante para reduzir a ansiedade e o estresse, já que elas contribuem para a estimulação da memória e do cérebro, melhorando o raciocínio lógico.
Mesmo que você não tenha muito tempo para fazer exercícios físicos, saiba que caminhar ou correr pode ajudar muito.
O mais importante é praticar algo que ajude tanto mentalmente quanto fisicamente. Por isso, lembre-se de inserir um exercício que seja eficaz e prazeroso para ajudar no controle da ansiedade.

DESCANSE

Descansar e relaxar é tão importante quanto estudar, portanto, separe alguns dias de descanso antes do teste para ficar tranquilo. Assim, insira em sua rotina alguns momentos para se desligar das preocupações. Isso é essencial para ficar focado na avaliação, já que quando a mente se concentra, os sentimentos de nervosismo, insegurança e ansiedade têm menos chance de surgir.
Agora que você já sabe como controlar a ansiedade antes da prova, lembre-se de seguir as nossas dicas para ficar mais tranquilo durante o exame. Além disso, confie no seu próprio potencial e acredite que tudo dará certo.
Gostou deste post? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam algumas dicas de como se manter mais calmo antes dos testes!