Como realizar a matrícula para a faculdade? Confira!

A entrada na vida acadêmica é um período marcado por muitas expectativas, não é mesmo? Afinal, além de ser um universo bem diferente daquele ambiente escolar ao qual os jovens se acostumaram, esse é o início da preparação para o sucesso na vida profissional. Não é à toa que, em meio a esse cenário de mudanças, acabam surgindo dúvidas em relação a várias coisas, como é o caso da matrícula na faculdade.
Os motivos por trás disso têm a ver com os prazos para garantir uma vaga, as opções de ingresso na universidade, as formas de pagamento disponíveis, a documentação necessária para os novatos e por aí vai.
Portanto, para ajudar você a não deixar nenhuma informação passar batida e conseguir se planejar com segurança para o momento da matrícula, preparamos um passo a passo que será bastante esclarecedor. Acompanhe e veja o que fazer!

ESCOLHA O SEU CURSO DE GRADUAÇÃO

O primeiro passo é a escolha do curso de graduação. Você deve ingressar em uma formação que realmente desperte a sua paixão, esteja conectada com os seus objetivos pessoais e proporcione uma carreira longa e satisfatória.
Para colocar os pensamentos emordem e tomar uma decisão consciente, vale a pena visitar feiras de profissões, fazer testes vocacionais e conversar com pessoas que já estão no mercado. Tenha em mente que eles podem esclarecer suas dúvidas sobre o trabalho que realizam, as oportunidades de emprego que existem e muito mais.

SELECIONE A UNIVERSIDADE

Se decidiu quanto à sua formação? Então, a próxima etapa é a escolha da universidade. Para isso, é importante não só buscar por referências entre os próprios universitários, mas também pesquisar as instituições que:
  • conservem um bom histórico no setor educacional;
  • sejam conhecidas pela infraestrutura de ponta;
  • tenham bons convênios com empresas públicas e privadas da região;
  • disponham de programas de iniciação científica e extensão universitária;
  • ofertem cursos em diferentes turnos, habilitações (bacharelado, licenciatura e tecnólogo) e formatos de aula (presencial, semipresencial e 100% EAD).

DEFINA O MÉTODO DE INGRESSO

Após encontrar a universidade ideal para a sua formação, é hora de avaliar as possibilidades de ingresso que ela oferece para os novatos — e em qual delas você consegue se encaixar para garantir uma vaga.
Afinal de contas, é cada vez mais comum que as instituições tenham múltiplas formas de seleção. Abaixo, listamos as adotadas na UVA (Universidade Veiga de Almeida):
  • vestibular tradicional: é a seleção clássica de novos estudantes para cada semestre do ano. Ela é constituída por uma redação e ocorre de forma presencial na UVA em data previamente marcada;
  • vestibular agendado: também é constituído por uma redação. No entanto, como o nome já entrega, você tem a opção de escolher o dia em que deseja realizá-lo;
  • vestibular online: nesse formato, o vestibulando precisa produzir uma redação como se fosse uma carta de apresentação na qual explora as metas que tem para o futuro pessoal, acadêmico e profissional;
  • ingresso pelo Enem: aqui a seleção dos vestibulandos ocorre por meio da nota obtida em uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio — são aceitas as pontuações de até 5 (cinco) anos atrás;
  • transferência: método de entrada específico para quem já começou o curso desejado na universidade A e deseja dar continuidade a ele, porém, na universidade B;
  • portador de diploma: é voltado para quem já concluiu um curso de nível superior e deseja dar início a uma segunda graduação. O ingresso é automático após a apresentação da documentação necessária, dispensando exames.

VERIFIQUE AS FORMAS DE PAGAMENTO

Não deixe de verificar as formas de pagamento disponíveis para a matrícula e as futuras mensalidades na universidade. Isso é necessário para encontrar aquela que melhor cabe no seu bolso e, quem sabe, até economizar com algum desconto ou oferta especial para pagamentos à vista ou no cartão de crédito, por exemplo.
Veja também as alternativas de bolsa de estudo e de financiamento da graduação. Exemplos são o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que auxiliam muitos estudantes a arcarem com a formação quando a renda está apertada ou comprometida.

GARANTA OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Depois dos passos anteriores, é hora de focar nos documentos necessários para a matrícula na faculdade. Saber quais são eles é bem fácil: basta entrar em contato pessoalmente com a instituição ou por telefone e anotar tudo o que é requisitado. Outra possibilidade é acessar o site e conferir as informações passadas.
Geralmente, eles costumam envolver os mesmos itens quando se trata do ingresso por vestibular ou Enem. Por exemplo: certidão de conclusão do ensino médio, histórico escolar, certidão de nascimento, RG, CPF e comprovante de residência.
Já em casos de ingresso como portador de diploma ou por transferência, são solicitados outros documentos. Entre eles, estão o diploma da graduação que você já fez, o histórico da universidade de origem e os programas das matérias do curso que já foram cursadas e podem ser aproveitadas na nova instituição.

FIQUE ATENTO AO PRAZO DA MATRÍCULA NA UNIVERSIDADE

Para encerrar, é importante ficar atento ao prazo da sua matrícula na universidade. Por mais que ele seja extenso e até bastante flexível para atender às suas necessidades, sempre haverá uma data limite. Tenha em mente que a universidade precisa:
  • fechar a quantidade de estudantes por turmas e turnos;
  • colocar as informações no sistema interno de dados;
  • acertar o balanço financeiro do semestre vigente;
  • planejar eventos e iniciativas acadêmicas de acordo com os cursos em andamento e os respectivos universitários matriculados neles.
Para completar, esse prazo final também serve para evitar que novos estudantes entrem muito depois do início das aulas — às vezes semanas, às vezes meses depois. Isso os deixaria automaticamente em desvantagem em relação ao resto da turma.
Isso porque vão ter perdido não só diversas aulas teóricas e práticas dos conteúdos de várias disciplinas, mas também todas as atividades que acontecem dentro do campus. Elas são bastante enriquecedoras para a formação desses futuros profissionais.
E então, gostou do nosso passo a passo para garantir a matrícula na faculdade? Pois não deixe de segui-lo para descomplicar a sua entrada na vida universitária. Além disso, aproveite para conhecer mais sobre a UVA, uma instituição que já formou mais de 30 mil estudantes, conta com infraestrutura moderna (com laboratórios, centro de saúde e bibliotecas multiconteúdo) e, de quebra, ainda oferta vários cursos de graduação — para além das opções de especialização, mestrado, MBA e doutorado. Seu currículo só tem a ganhar!
Entre em contato com a gente e saiba mais sobre quais são as nossas graduações, em quais formatos elas estão disponíveis e o tipo de habilitação que cada uma proporciona!