Como fazer um currículo sem experiência de trabalho?

A procura por emprego pode ser um processo intimidador, especialmente se você nunca trabalhou. Neste texto apresentamos pontos-chaves para redigir um currículo que abre as portas do mercado de trabalho.

É normal que você se sinta ansioso com o futuro, especialmente se tem pouca ou nenhuma experiência de trabalho, mas não deixe que isso impeça você de alcançar seus objetivos. O segredo é saber como escrever um bom currículo.
Para facilitar esse processo, mostramos abaixo quais são os pontos mais importantes que você deve ter em mente na hora de redigir um currículo pela primeira vez. Siga estas dicas e aprenda a criar um currículo atraente que abra as portas para o mercado de trabalho.

IDENTIFIQUE SEUS PONTOS FORTES

Para ter sucesso na procura de emprego, é fundamental se conhecer muito bem. Portanto, quando preparar seu currículo, é importante que você faça uma lista de habilidades pessoais, profissionais e de interesses.

COMECE COM UM RESUMO OU PERFIL

Resuma seu perfil profissional em duas ou três frases. Concentre-se nas habilidades e conhecimentos que você pode trazer para o seu futuro empregador. Caso não saiba o que incluir, verifique a descrição da vaga antes de escrever o currículo, pois assim poderá identificar as habilidades que a empresa procura nos candidatos e incluí-las no seu resumo.

INCLUA UMA SEÇÃO DE HABILIDADES

Para criar um currículo sem experiência de trabalho é interessante incluir uma seção de habilidades. Isso fornece ao recrutador informações úteis sobre seus pontos fortes e seus interesses. Esta seção faz parte de um currículo “funcional” e é ideal para recém-formados e pessoas com pouca experiência, porque a atenção será para o que você sabe fazer e não apenas para a experiência de trabalho.

AJUSTE SUAS EXPECTATIVAS

Não perca tempo candidatando-se a vagas para as quais você não está qualificado. Lembre-se de que seu principal objetivo é adquirir a experiência necessária para alcançar posições melhores no futuro e de que nem tudo deve ser imediato, mas feito com calma e com segurança.
O próximo passo, após o currículo, é a entrevista de trabalho. Nessa etapa é importante que você seja muito claro na sua comunicação, faça perguntas sobre a empresa e a vaga, além de saber dizer seu interesse no cargo.
Boa sorte!