As habilidades necessárias para cursar a faculdade de nutrição
Compartilhe
A sociedade vem se tornando cada vez mais consciente da importância da alimentação saudável para ter boa saúde física e mental. Por este motivo, a busca por profissionais de nutrição disparou.
Entretanto, à medida em que a procura por nutricionistas por parte dos pacientes aumenta, também aumentam as exigências das competências do profissional.
Visto que a graduação é uma preparação para o mercado de trabalho, o estudante de nutrição precisará desenvolver, ao longo de sua jornada estudantil, algumas habilidades para se destacar.
Selecionamos, então, as seis principais soft skills que um nutricionista precisa ter para se dar bem na faculdade de nutrição.
1 – Facilidade na comunicação
Ao longo de toda carreira profissional, será necessário atender pacientes com os mais variados perfis e queixas.
Dentro da graduação, isso não será diferente: os primeiros contatos com os pacientes acontecerão ainda no estágio. E a habilidade de comunicação será fundamental para dar os primeiros passos na carreira.
É necessário que o paciente compreenda muito bem as suas orientações, qual dieta deve seguir, por quanto tempo, quais cuidados precisa ter, etc.
Além disso, durante a apresentação de trabalhos, desenvolvimento de projetos e novas sugestões aos professores e colegas, essa habilidade será importante da mesma maneira.
Portanto comece a treinar sua comunicação e a habilidade de se fazer ser compreendido com facilidade por outras pessoas.
2 – Seja criativo
Você não vai lidar apenas com pacientes determinados a mudar de vida e seguir as orientações à risca. Também será preciso driblar algumas situações para conseguir alcançar os resultados desejados por aquele paciente mais teimoso.
Isso é muito frequente na consulta com crianças, mas também acontece com adultos que podem apresentar seletividade alimentar ou resistência às mudanças.
Ser criativo diante desses empasses, portanto, vai ser primordial para conseguir obter o sucesso com o paciente.
Na graduação, essas situações já serão apresentadas a você em trabalhos e também no estágio. E é aí que se inicia o seu desafio em encontrar soluções que agradem a saúde e o paladar do paciente.
3 – Tenha inteligência emocional e empatia
Estamos falando, em boa parte dos casos, de situações que lidam com a saúde, a aparência e, principalmente, com o emocional dos pacientes.
Você fará suas primeiras consultas já na graduação, tendo contato com pacientes durante o estágio e algumas práticas.
Alguns deles, por exemplo, chegam à consulta com queixas e cansados emocionalmente por questões ligadas à autoestima. E, nessas horas, ter a capacidade de se colocar no lugar do paciente é algo raro, mas muito valioso aos nutricionistas que buscam se destacar no mercado de trabalho.
O seu desafio de desenvolver a inteligência emocional e a empatia, portanto, tem início já na graduação – e perdura por toda a sua carreira profissional.
4- Desenvolva a capacidade de argumentação
Às vezes, nem todo argumento sobre o cuidado com a saúde é suficiente para um paciente com hábitos alimentares não recomendados que vêm de toda a sua vida.
Ou até mesmo mesmo para um colega que acredita em dietas sem embasamento científico e quer implementar isso no trabalho da equipe.
Em ambos os casos, perder a paciência não levará ninguém a aceitar a melhor solução.
Por isso, desenvolver a capacidade de argumentar com calma e paciência, por um ângulo em que a pessoa consiga ver a vantagem em seu conselho, vai ser uma boa chave para se destacar na nutrição.
Em vez de dizer, por exemplo, que um certo alimento faz mal à saúde e é preciso cortar da dieta se não quiser piorar o quadro médico, apresente alternativas saudáveis – e tão deliciosas quanto – para implementar na dieta.
Assim, os dois chegam em um consenso e o objetivo é atingido.
5- Saiba ouvir e exercite a sua memória
Você vai atender diversas pessoas todos os dias e, mesmo assim, quando o paciente retornar ao seu consultório, ele vai querer que você se lembre dele.
Mesmo que haja a ficha para controle, comece a fazer o exercício de melhorar a sua memória e de guardar pequenas histórias que as pessoas te contam.
Ouça com atenção cada história que o paciente te contar e demonstre que você realmente se importa com ele, para que ele se sinta acolhido.
Isso será um grande diferencial na hora de se aproximar de pacientes, fazendo com que você seja um grande conselheiro para eles e uma referência para seus colegas de classe.
Seus primeiros treinos podem acontecer ao longo dos trabalhos em grupo, passando para as conversas com professores e tutores e indo até o estágio.
6- Seja organizado e curioso
Quando você organiza toda a sua matéria e o conteúdo visto nas aulas, fica muito mais fácil estudar e absorver todo o conteúdo.
Além disso, quando você for à campo, seus pacientes notarão quando seu consultório estiver arrumado, quando você conseguir encontrar todas as informações das consultas anteriores rapidamente, etc.
A organização também te permitirá ganhar tempo, e esse tempo será valioso para buscar novas informações, técnicas e metodologias difundidas no mercado.
Assim como todas as áreas da nossa vida, a saúde também está sendo dominada pela tecnologia.
Portanto, seja curioso para conhecer as novidades e ficar por dentro do que é mais recente no mercado da nutrição.
É hora de escolher a melhor opção para o seu futuro, nutricionista!
Na UVA, a Graduação em Nutrição acontece tanto na modalidade presencial quanto na semipresencial, e você pode escolher o formato que mais se adequa à sua vida.
O curso tem duração de 4 anos, oferecendo todo o conhecimento necessário para que o aluno se forme e tenha possibilidade de atuar nos mais variados campos de trabalho como nutricionista.
Temos profissionais multidisciplinares, preparados para trabalhar em consultórios ou em equipes e focados no cuidado com a saúde.
Também contamos com laboratórios altamente equipados para as aulas práticas e desenvolvemos a prática profissional desde o início do curso, em parceria com Casa Cap e a vila olímpica da Mangueira.
Outro diferencial do programa curricular do nosso curso de nutrição é o estágio em parceria com a Casa de Dança Carlinhos de Jesus, para avaliação nutricional dos dançarinos, prescrição de dietas e demais necessidades.
Com todos esses benefícios, você já sabe qual a melhor escolha para se preparar para um futuro profissional de sucesso. Venha para a UVA!