Colaboração: qual a importância e como desenvolver?

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Um dos maiores fatores que contribuem para o sucesso de qualquer profissional é sua capacidade – ou não – de atuar em equipe. Com isso, ter boas habilidades de colaboração deixou de ser apenas uma soft skill requisitada para se tornar uma competência essencial para progredir e prosperar.  

 

Com o aumento da concorrência, tornou-se extremamente importante saber como trabalhar bem com diferentes perfis de pessoas, a fim de melhorar a produtividade e promover relacionamentos saudáveis ​​com seus colegas e gestores.  

 

Assim, trabalhar em equipe permite que os profissionais sejam mais rápidos e eficazes em seu trabalho, além de contribuir para criar relações duradouras e melhorar seu networking 

 

Na verdade, muitos especialistas afirmam que colaborar também torna os funcionários mais responsáveis, o que contribui muito para aumentar seus níveis de motivação, especialmente quando as equipes trabalham virtualmente. 

 

Com a ascensão do trabalho remoto, equipes distribuídas e escritórios virtuais, o local de trabalho digital se tornou o novo normal, fazendo com que a colaboração se torne um tema central para que as equipes trabalhem com mais eficiência. 

 

 

O que é colaboração

 

O termo colaboração diz respeito a qualquer grupo de pessoas compartilhando suas habilidades e ideias com o propósito de alcançar um objetivo comum. Neste sentido, o termo se aplica a qualquer força de trabalho com diferentes perspectivas, ideias e conhecimentos, que trabalha em conjunto para encontrar soluções inovadoras e resolver problemas de forma mais eficiente.  

 

No mercado de trabalho atual, a colaboração é a chave para sobreviver e prosperar nesta nova era. Assim, embora a colaboração possa acontecer em qualquer tipo de configuração, é na modalidade de trabalho remoto que ela se tornou uma competência requisitada e fundamental para o crescimento dos profissionais.

  

Na realidade, a colaboração não parte apenas da força de trabalho, mas também precisa ser nutrida e estimulada pelas empresas em sua cultura corporativa.  

 

Um local de trabalho colaborativo e onde essa soft skill é estimulada se torna capaz de maximizar as possibilidades de sucesso de uma empresa, administrando uma experiência comunicativa e colaborativa em toda a organização com efetividade e eficiência.  

 

 

Por que a colaboração no local de trabalho é importante? 

 

Cada indivíduo tem habilidades, talentos e conhecimentos diferentes. Quando todos os membros da equipe colaboram, eles podem utilizar seus conhecimentos e experiência para atingir uma meta compartilhada.  

 

A colaboração também permite que os funcionários compartilhem suas ideias enquanto entendem como pensam, trabalham e operam. Isso, por sua vez, pode ser mutuamente benéfico para os funcionários, bem como para a organização. 

 

No mundo dos negócios, as equipes colaborativas de hoje consistem em indivíduos altamente especializados que resolvem problemas incrivelmente complexos, compartilhando ideias, combinando conhecimento e contribuindo com diversos conjuntos de habilidades para uma causa comum. 

 

Cada membro da equipe é como outro recurso ou ferramenta que os membros da equipe podem aproveitar para tomar decisões melhores e mais sábias. Além disso, trabalhar em equipe promove relacionamentos saudáveis ​​entre os funcionários, o que leva a um melhor desempenho da equipe e produtividade geral. 

 

Além disso, por meio da colaboração, os profissionais obtêm melhor suporte. Em vez de entrar em contato com o gerente para cada problema enfrentado e esperar por respostas, eles podem simplesmente se comunicar com seus colegas e obter soluções mais rápidas e eficazes.  

 

A colaboração também ajuda as pessoas a encontrar um senso de propósito compartilhado, mostrando que elas estão trabalhando em direção a um objetivo que é importante para a comunidade. 

 

 

Como desenvolver a colaboração  

 

Trabalhar como parte de um grupo não é algo que vem naturalmente para todos. É preciso tempo e esforço para desenvolver as habilidades necessárias para poder colocar em prática as principais estratégias de trabalho colaborativo.

  

Na verdade, algumas habilidades sociais são necessárias para melhorar seus níveis de colaboração. Além disso, você pode se dedicar a alguns hábitos para desenvolver sua capacidade de colaboração e, com ela, destacar-se no mercado: 

 

1.Reconheça as qualidades e defeitos de seus colegas

 

Para começar, tenha em mente que todos têm pontos fortes e fracos.  

 

De modo geral, trabalhando em equipe, um grupo pode capitalizar seus pontos fortes e encontrar maneiras de contornar as áreas que seus membros consideram mais desafiadoras. 

 

Com isso, se você souber reconhecer no que seus colegas são bons e no que não são, poderá apoiar sua eficiência na equipe, ajudar em seu desenvolvimento e contribuir para que você e sua equipe alcancem os melhores resultados. 

 

2.Defina metas claras ao trabalhar em equipe  

 

Quando você sabe aonde está indo, o caminho se torna menos assustador e desafiador. Com isso, definir metas claras para você e para a sua equipe pode ajudar na hora de contribuir com o desenvolvimento de um projeto, seja uma atividade em grupo para a universidade ou um grande trabalho dentro da sua profissão.  

 

3.Pratique a escuta ativa

 

A maioria das pessoas não pratica a escuta ativa durante suas interações com os outros. Em vez disso, elas esperam sua vez de falar e seguem praticamente em um monólogo.  

 

A escuta ativa exige que as pessoas diminuam a velocidade e pensem sobre o que o falante está dizendo. Também dá tempo para a pessoa que responde reunir seus próprios pensamentos antes de dar uma resposta ponderada. 

 

A escuta ativa pode ser praticada quando você faz perguntas para esclarecer o que ouviu. Além disso, busque observar e prestar atenção ao que está sendo dito antes de contribuir para a discussão.  

 

4.Concentre-se em encontrar soluções quando surgirem problemas

 

Quando problemas acontecem e interferem nos planos (e eles irão), é importante se concentrar em encontrar uma solução, em vez de ficar preso tentando descobrir qual pessoa da equipe é a culpada.  

 

Na verdade, os problemas nada mais são do que oportunidades para todos aprenderem a fazer algo diferente da próxima vez. 

 

5.Ensine e aprenda

 

Você aprende coisas com outros membros da equipe toda vez que se reúne para colaborar. Uma pessoa que valoriza a colaboração incentiva o ensino e a aprendizagem constantes, trocando experiências e se aprimorando.  

 

Pessoas se sentem seguras sabendo que seus colegas valorizam suas oportunidades de crescimento e desenvolvimento – e você também se sentirá motivado a expandir seu conjunto de habilidades fora de seus deveres e atividades se alimentar sua equipe com essa proposta.  

 

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