7 podcasts para estudar e aprenda de forma mais leve

  • dicas
  • estudos
  • podcast

Na hora de montar a rotina de estudos em casa, uma boa estratégia é usar o podcast para estudar. O formato de áudio é dinâmico e proporciona um recurso a mais para ampliar os conhecimentos.
 
Nesse sentido, é uma ótima ferramenta para quem precisa se atualizar e não tem muito tempo para as leituras, pois os podcasts podem ser ouvidos enquanto você está na rua, em uma fila de espera ou na hora da faxina doméstica.
 
Se quiser aproveitar os benefícios dessa forma de estudar, é preciso conhecer as melhores alternativas. Na internet, encontramos uma infinidade de opções, por isso, é importante filtrar quais podem contribuir para os seus objetivos.
 
Pensando nisso, reunimos alguns benefícios dos podcasts para os estudos e sugestões que vão ajudar você. Vamos conferir? Tenha uma boa leitura!
 
 

BENEFÍCIOS DO PODCAST PARA OS ESTUDOS

Existem diferentes tipos de aprendizagem, portanto, é importante saber qual é a sua para conseguir estudar com maior facilidade. Entre elas, está a auditiva, que usa recursos sonoros para uma melhor compreensão e fixação dos conteúdos. Quem se identifica com essa forma de aprender, enxerga os podcasts como excelentes alternativas.
 
Além disso, como destacamos, eles são versáteis, fáceis de acessar e podem ser ouvidos em qualquer lugar com os aparelhos portáteis. É uma maneira de complementar os estudos, elevar a produtividade ou se manter bem informado, a partir de dinamismo e diversão.
 
Outro ponto positivo do podcast para estudar é que o seu conteúdo fica gravado para ser acessado a qualquer momento. Permite, assim, revisões ou novas audições, visando garantir que o conteúdo seja bem compreendido.
 
 

7 PODCASTS PARA ESTUDAR

Agora que você já sabe os benefícios dos podcasts para estudar, vamos descobrir algumas alternativas que são bastante educativas e confiáveis? Confira nas próximas linhas.
 

1. NERD CURSOS

Nerd Cursos é excelente para quem está se preparando para uma avaliação escolar ou vestibular. Ele é mantido pelo professor Marco Nunes e discute temas essenciais da biologia e de matérias relacionadas.
 
O site também oferece materiais didáticos e auxilia na elaboração de técnicas de estudo que ajudam a melhorar seu desempenho. É um podcast que vale a pena ser ouvido por quem deseja entender melhor os conteúdos da área.
 

2. XADREZ VERBAL

Xadrez Verbal é uma alternativa interessante não só para estudantes, mas para qualquer pessoa que deseje se aprofundar em temas da atualidade. Apresentado pelos historiadores Filipe Figueiredo e Matias Pinto, os episódios abordam os últimos acontecimentos mais relevantes da política internacional.
 
Dessa forma, regularmente, faz um compilado de todas as principais informações do Brasil e do mundo, com contribuições dos conhecimentos de história dos apresentadores.
 
Diante da pandemia do novo coronavírus, o Xadrez Verbal também realiza edições extras com especialistas, em que fazem uma análise da situação em relação ao vírus e dos impactos políticos e sociais da doença.
 

3. RESUMOV

Se o seu objetivo é o foco total nos estudos, o podcast Resumov é uma escolha inteligente. Ele ajuda na preparação para os processos seletivos mais concorridos, como o do curso de Medicina. Apresentado por Susane Ribeiro, o formato aborda questões de vestibulares nacionais com comentários.
 
Além disso, o Resumov apresenta muitas técnicas de estudos, relatos de estudantes que tiveram um bom desempenho e diálogos que ajudam a enfrentar o período de preparação com maior tranquilidade. É muito bom, especialmente, para quem passa por essa experiência sozinho, pois ajuda a diminuir a ansiedade.
 

4. DÁ IDEIA

Ter atenção para as atualidades é fundamental para quem quer analisar as principais questões sociais e políticas criticamente, tornar-se uma pessoa mais culta e ter um ótimo desempenho nas redações dos processos seletivos. Nesse contexto, o podcast Dá Ideia, do blog Imagine, é excelente.
 
Ele conta com a apresentação de temas relevantes e que têm grandes chances de serem cobrados no Enem e em outros vestibulares. Caso o ouvinte queira checar as informações ou aprofundar os conhecimentos, pode encontrar no site a lista de materiais usados como referência para cada edição.
 

5. A NOSSA LÍNGUA DE TODO DIA

Conhecer as regras para usar bem a língua portuguesa é essencial para os vestibulares, o sucesso na vida acadêmica e para se destacar profissionalmente. Se você deseja aprender mais sobre o nosso idioma, pode apostar no podcast A Nossa Língua de Todo Dia, com o professor Pasquale Cipro Neto.
 
Nele, além de ensinar a gramática, o professor apresenta curiosidades sobre o idioma, bem como análises das frases ditas por personalidades importantes. Os episódios geralmente são curtos, com menos de dez minutos, porém, existem alguns temas que demandam um tempo maior.
 

6. APRENDA INGLÊS COM MÚSICA

O podcast Aprenda Inglês com Música é a alternativa para quem quer melhorar os conhecimentos no idioma de forma leve, natural e divertida. Apresentado pela Teacher Milena, concentra aulas e materiais de apoio que podem ser acessados gratuitamente.
 
Em cada aula, estuda-se uma música com a análise da letra e da tradução. É, portanto, interessante para quem também gosta de diferentes estilos musicais e quer tornar isso uma ferramenta de aprendizagem.
 

7. ESCRIBA CAFÉ

Escriba Café, apresentado por Christian Gurtner, é um podcast diferente dos demais, pois aposta no formato de storytelling, no qual se apresenta um conteúdo por meio da contação de história. Dessa forma, pode ser mais interessante e divertido, para você aprender sem perceber que está estudando.
 
Os materiais contam com fontes confiáveis e procuram despertar a emoção do ouvinte, o que pode contribuir para a fixação do aprendizado. O objetivo é contar a história da humanidade. O programa está no ar desde 2004. Todo o profissionalismo rendeu ao Escriba Café o prêmio de melhor podcast do Brasil por duas vezes, além de ter sido finalista mundial pela Deutsche-Welle.
 
Em suma, apostar no podcast para estudar é uma ótima maneira de trazer maior eficiência à sua rotina de aprendizagem. Desse modo, amplia os conhecimentos e deixa você mais perto da tão sonhada aprovação no processo seletivo. Inclua esse recurso em seu cronograma de estudos e veja os resultados.
 
Quer conhecer mais dicas de estudos para elevar seu desempenho? Então, assine nossa newsletter e acompanhe as novidades do blog em seu e-mail.