7 áreas de atuação para o profissional de educação física
Compartilhe
Se você se identifica com a área de educação física, é importante buscar informações sobre o mercado de trabalho antes de ingressar na faculdade.
Assim, você fica por dentro de todas as possibilidades para sua atuação profissional e descobre com quais você mais se identifica.
Para te ajudar, montamos essa lista com 7 áreas de atuação para o profissional com graduação em educação física no formato bacharelado, com todas tudo que você precisa saber para se destacar e construir uma carreira de sucesso antes mesmo de iniciar a faculdade.
Vamos ver quais são as principais áreas para esse profissional?
#1 Assessoria Esportiva
Educação Física e esportes são dois mundos quase indissociáveis. Afinal, as melhores práticas físicas estão ligadas à prática esportiva.
Portanto, dentro dessa possibilidade de atuação, você poderá:
• Treinar atletas de alta performance;
• Criar equipes para treinamento de um esporte específico;
• Criar, planejar e aplicar programas de treinamento completos;
• Monitorar a evolução do(s) atleta(s) ao longo dos treinos;
• Desenvolver programas com um foco específico: campeonato regional de tênis, corrida estadual, perda de peso, dentre outros objetivos.
Este profissional pode atuar, em geral, tanto em empresas de assessoria esportiva – como um dos membros da equipe – quanto de maneira autônoma – sendo contratado diretamente pelos atletas.
#2 Coordenador de Esportes
Essa é a área mais direcionada a esportes de equipe, como futebol, vôlei ou basquete.
Aqui você pode treinar equipes, desenvolver programas de evolução física e monitorar a evolução do time, ou se tornar um treinador de alta performance.
Seu papel será fundamental para organizar competições, preparar a equipe para vencer campeonatos e, até mesmo, administrar os recursos do time durante os treinos.
Além disso, poderá atuar em escolas, universidades, equipes esportivas ou montar o seu próprio time com diversas modalidades diferentes.
#3 Organizador de Eventos Esportivos
Quem melhor para organizar uma competição esportiva do que um educador físico?
Além de estar inserido no universo dos esportes, este profissional também é capacitado para orientar atletas, fornecer instruções e garantir que a segurança e a saúde de todos os competidores sejam respeitadas pelas regras.
Como vantagem, esse é um dos segmentos mais promissores dentro da área, visto que acontecem milhares de eventos em todo o Brasil anualmente.
Além disso, uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2020 estimou que mais de 30% da população brasileira pratica algum tipo de esporte, e os eventos amadores estão cada vez mais fortes e com mais aderência da população que pratica o esporte por lazer ou saúde de forma amadora.
As empresas também estão observando esse movimento da sociedade para uma vida mais saudável e estão apoiando, cada vez mais, essas competições.
Sendo assim, você pode atuar em uma empresa de organização de eventos ou empreender no segmento e montar a sua própria empresa.
#4 Ser um recreador
Para quem optar por levar saúde e diversão às pessoas, a oportunidade de trabalhar no segmento de lazer também será grande.
Isso porque existe, por exemplo, a possibilidade de trabalhar em colônia de férias, em cruzeiros e resorts, ou como instrutor de exercícios em parques e atividades recreativas para crianças, jovens, adultos e idosos.
Em 2021, o Turismo de Luxo cresceu mais de 10% no Brasil e o número segue crescendo com a inauguração de novos hotéis all inclusive, resorts e com a chegada de mais cruzeiros para viagens em alto mar.
Esse é, portanto, um mercado bastante amplo e promissor para o educador físico atuar.
Quando falamos em colônias de férias, existem centenas delas por todo o Brasil, além de escolas que estendem sua atuação para receber os alunos com atividades recreativas durante as férias.
Além disso, nos parques existe um grande público que tem prazer em caminhar, praticar yoga e outras atividades de maneira recreativa e relaxante.
E a instrução de um profissional, para evitar lesões e tornar a prática mais satisfatória, também é importante.
#5 Instrutor de Academia
Sem dúvidas, essa é uma das carreiras mais conhecidas e com maiores vagas para os bacharéis em educação física.
Como instrutor, você tem a possibilidade de apoiar quem deseja perder peso, fortalecer os músculos, ganhar massa magra ou apenas praticar um exercício pelo bem da saúde mental.
Para cada um desses casos, o programa será distinto. Entretanto será necessária sua expertise para indicar qual é o melhor treino para cada um desses objetivos.
O instrutor também deve orientar os alunos durante a prática, para que façam os exercícios da maneira correta.
#6 Reabilitação de pacientes
Você sabia que existe a possibilidade de trabalhar como educador físico também na área da saúde?
No segmento de reabilitação, é possível atuar na criação de programas de exercícios e práticas que apoiem pacientes com doenças, condições crônicas ou que sofreram algum tipo de acidente.
Aqui, você irá trabalhar com outros profissionais, como fisioterapeutas, em programas especiais para recondicionamento físico, fortalecimento muscular e restabelecimento de movimentos.
Em geral, sua atuação será em hospitais, clínicas ou consultórios com parceiros da área de reabilitação.
#7 Ginástica laboral
Cada vez mais, as empresas precisam se atentar às questões de saúde física e mental de seus colaboradores.
São longas jornadas de trabalho, com movimentos repetitivos, sentados à frente de um computador e com funções extremamente estressantes.
Assim, para evitar uma sobrecarga na equipe, as lideranças já estão adotando a ginástica laboral dentro do ambiente de trabalho.
Você poderá desenvolver programas de exercícios para alongamento e relaxamento como um profissional contratado da empresa ou, ainda, como um prestador de serviços para várias empresas diferentes.
Está pronto para ser um educador físico de sucesso?
Recentemente, uma pesquisa indicou que mais de 64% dos brasileiros estão mais preocupados com a saúde física e mental.
Ou seja: além da oportunidade de atuar em diversas áreas, você ainda conta com um mercado aquecido e que busca por suporte para cuidar da saúde.
Você também poderá se tornar um gestor de empresas esportivas, personal training em atendimentos individuais, avaliador físico ou gestor de performance de equipes.
Para se preparar para todas essas oportunidades, nós temos um convite especial para você, futuro educador físico:
• Venha visitar a UVA, no Campus da Barra ou de Cabo Frio, e conheça a nossa estrutura e a grade curricular do curso.
Será um prazer recebê-lo aqui para mostrar todos os detalhes na nossa Graduação em Educação Física na modalidade bacharelado.