6 tendências em biomedicina para conhecer

  • biomedicina
  • Graduação
  • saude

Dois fenômenos demográficos estão impulsionando e ditando o futuro do mercado da Biomedicina em todo o mundo.  

 

O primeiro é o envelhecimento da população. Dados do IBGE mostram que, no Brasil, o número de pessoas com mais de 60 anos já supera o de crianças até 9 anos.  

 

O segundo fenômeno é o aumento da preocupação da população com a saúde física e mental. Recentemente, uma pesquisa indicou que 80% dos brasileiros estão preocupados com a própria saúde.  

 

Sendo assim, os cursos da área da saúde, como a Biomedicina, tendem a ser cada vez mais fundamentais.  

 

Há ainda um terceiro fenômeno, de cunho tecnológico, que está impactando a Biomedicina: os avanços nas pesquisas em biotecnologia. 

 

Somados, estes três fatores estão levando a Biomedicina para novos caminhos, com tendências que devem facilitar o acesso a medicamentos, à cura de doenças e à prevenção. 

 

É por isso que a Biomedicina tem sido considerada uma das profissões mais promissoras para os próximos anos.  

 

Venha conferir quais são as principais tendências na área e se prepare para o futuro do mercado de trabalho. 

 

  1. Conheça a Bioinformática

 

Esta é uma área que surgiu há poucos anos dentro da Biomedicina e é focada em utilizar recursos computacionais para criar padrões de moléculas que compõem os seres vivos.  

 

Com a Bioinformática, é possível realizar infinitas análises e aplicações a partir de códigos de programação para investigar doenças e seus padrões comportamentais no organismo. 

 

Isso nos permite compreender qual é a origem das doenças e descobrir qual a melhor forma de desenvolver novos medicamentos para tratá-las.  

 

Assim, é possível descobrir novas fórmulas medicamentosas de maneira mais rápida, eficiente e com menor impacto na saúde dos pacientes.  

 

  1. Fique de olho na Biomedicina Estética

 

O Brasil é o terceiro maior consumidor de produtos cosméticos no mundo. Pode-se imaginar, então, o impacto que o desenvolvimento desses produtos tem para o mercado brasileiro. 

 

Essa é uma área que está em evidência, passando por vários avanços a partir de novas descobertas nas pesquisas na área. 

 

Das últimas décadas para cá, os tratamentos estéticos voltados para a estética facial – os mais buscados do mercado – ganharam diversos recursos para levar jovialidade, autoestima e saúde para homens e mulheres. 

 

Dentre as últimas descobertas, estão o uso de tecnologia molecular, a nanobiotecnologia, os probióticos, e ativos “like effect”.  

 

Esses avanços estão contribuindo significativamente para que a indústria estética continue em destaque e ascensão pelos próximos anos.  

 

  1. Biomédico Imunologista

 

Nos últimos anos, enfrentamos algumas epidemias e até uma pandemia grave, como o zika vírus, febre amarela, chikungunya, H1N1 e a COVID-91. 

 

É necessário, portanto, o desenvolvimento de vacinas eficazes para combater e prevenir o paciente de ser contaminado por uma dessas e outras doenças que podem surgir.  

 

Entretanto, com a superpopulação mundial, a globalização e o número impressionante de pessoas que não possuem acesso às condições sanitárias básicas, novas doenças ainda deverão aparecer. 

 

É por isso que, além de continuar aperfeiçoando, estudando e testando as vacinas já existentes, os biomédicos deverão estar empenhados em combater possíveis novas epidemias.  

 

  1. Biomedicina personalizada

 

Os avanços em pesquisas genéticas devem permitir cuidados básicos mais personalizados para cada paciente, partindo do DNA humano para o tratamento de cada caso específico. 

 

Dessa forma, será possível produzir medicamentos exclusivos, que irão agir com mais eficiência e menos agressão à saúde do paciente, para combater e amenizar sintomas. 

 

Graças às pesquisas, foi possível descobrir condições que são herdadas em nossos organismos por causa da genética, tornando possível tratar e prevenir doenças ao utilizar o DNA de cada paciente para a manipulação de medicamentos específicos.  

 

Assim, a ênfase dos tratamentos médicos muda de reação para prevenção, reduz os efeitos colaterais e reduz as experiências de tentar acertar o medicamento ideal para o paciente.  

 

  1. Biomedicina Agrícola

 

Dentro da agropecuária, é possível que o biomédico atue com foco em desenvolver culturas com melhores rendimentos, mais resistentes a pragas e doenças e, também, com menor impacto ambiental. 

 

Atualmente, cerca de 845 milhões de pessoas no planeta sofrem com a insegurança alimentar: ou seja: essas pessoas não sabem quando irão fazer a próxima refeição.  

 

Nesse cenário, esses novos alimentos mais ricos em nutrientes, menos tóxicos e mais produtivos, podem ser a chave tanto para reduzir esse índice alarmante quanto para que agricultores tenham plantios mais lucrativos.  

 

Com a Biomedicina Agrícola, portanto, a partir dos avanços na biotecnologia, será possível solucionar diversos problemas de ordem global, como danos ao meio ambiente, insegurança alimentar e, ainda, manter a produtividade dos produtores. 

 

Além disso, a Biomedicina tem atuado no desenvolvimento de carnes artificiais, com sabor similar ao das carnes animais, porém desenvolvida em laboratório.  

 

Isso, por exemplo, permite reduzir o nível de emissão de gás metano e do uso de energia, água e terra, necessários para a pecuária.  

 

  1. Avanço dos medicamentos biológicos

 

Recentemente, deu-se início à produção de medicamentos biológicos, que são formulados a partir de microrganismos vivos, como bactérias, ou células modificadas geneticamente.  

 

A partir dessa mesma técnica, será possível criar vacinas revolucionárias, terapias celulares, terapias com células-tronco e outros mecanismos que contribuirão para a cura de diversas doenças.  

 

Atualmente, esses medicamentos representam 1/5 de todo o mercado farmacêutico, e a tendência é que amplie ainda mais sua participação.  

 

Isso acontece porque esses medicamentos apresentam grande eficiência na cura e no tratamento das doenças, além de causarem menos efeitos colaterais.  

 

Venha ser um biomédico do futuro!

 

Atualizada de todas essas tendências, a grade curricular do curso de Biomedicina da UVA, que tem duração de 4 anos, conta com disciplinas que irão preparar você para o futuro do mercado de trabalho nas mais variadas áreas de atuação.  

 

O nosso curso de Biomedicina recebeu, em 2019, a nota máxima na avaliação feita pelo MEC, e também ficou em 2º lugar no ENADE do Rio de Janeiro.  

 

A infraestrutura laboratorial da UVA conta com laboratórios de anatomia, biomedicina, bioengenharia tecidual, histologia e microbiologia, além de desenvolver no aluno o gosto pela pesquisa e inovação. 

 

Esteja preparado para o futuro do mercado de trabalho. Venha para a UVA! 

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
(21) 2574 8888
hubspot controller