5 habilidades para ter sucesso no trabalho e como desenvolvê-las

Cada vez mais empresas prestam atenção às soft skills na hora de contratar funcionários. A seguir, vamos contar a você quais são e como adquiri-las.

Durante seu tempo na universidade, você adquire conhecimentos que o preparam para executar com êxito uma determinada tarefa. Por exemplo, se você é designer gráfico, deve saber utilizar softwares como Photoshop ou Illustrator, ou se você trabalha no setor de informática, deve conhecer as linguagens de programação.
No início da sua carreira, você provavelmente será contratado por conta desses conhecimentos, denominados hard skills. Contudo, para alcançar o sucesso profissional, é preciso desenvolver outra série de habilidades que permitem destaque no mundo do trabalho, como, por exemplo, a empatia, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a resolução de problemas.
Essas capacidades são conhecidas como soft skills e, mesmo que algumas pessoas as não tenham naturalmente, é possível desenvolvê-las. Abaixo, enumeramos quais são as soft skills mais requisitadas pelas empresas, como você pode adquiri-las e fortalecê-las:

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

Se você está acostumado a se comunicar por mensagens de texto ou chats, é possível que a comunicação interpessoal não seja o seu forte. Comece a criar espaços para conversas cara a cara com os seus amigos e concentre-se no que eles dizem.

LIDERANÇA

Ser capaz de motivar as pessoas para que deem o melhor de si mesmas é uma capacidade fundamental se você deseja ser responsável por uma equipe de trabalho. Para fortalecer essa habilidade, você pode participar como voluntário em uma organização sem fins lucrativos, entrar para um grupo de atividades extracurriculares ou esportivo da UVA. Desta forma, você poderá aprender a colaborar com outras pessoas para atingir objetivos comuns. Você também pode realizar um curso virtual sobre liderança que lhe permita desenvolver habilidades sociais, emocionais, comunicativas e de pesquisa.

ORGANIZAÇÃO

Se você tem tendência a se distrair facilmente, é importante que aprenda a planejar o seu tempo, já que isso lhe permitirá priorizar o trabalho, cumprir prazos e delegar tarefas quando entrar no mercado de trabalho. Comece dividindo o dia em blocos de tempo dedicados às atividades específicas e organizando lembretes para deixar de postergar os trabalhos mais importantes.

CAPACIDADE RESOLUTIVA

Cada vez mais empresas procuram por pessoas proativas, capazes de gerar ideias e encontrar novas maneiras de solucionar problemas. Para desenvolver essa habilidade, você pode trabalhar no seu projeto de  vida: identifique os seus objetivos, determine os possíveis obstáculos que poderia encontrar no caminho e pense em formas criativas de resolvê-los.

CAPACIDADE DE TRABALHAR SOB PRESSÃO

Cumprir prazos, lidar com as crises e enfrentar mudanças de última hora são situações que fazem parte do dia a dia no mercado de trabalho. Para lidar com essas situações com êxito, é fundamental que você aprenda a administrar o estresse: pode melhorar não só a sua produtividade, mas também a sua qualidade de vida.