5 conselhos para quem quer acelerar o crescimento profissional

Buscar por crescimento profissional é uma prioridade para grande parte das pessoas, principalmente no início da carreira. No entanto, muitos não sabem por onde começar ou o que precisam fazer para evoluir na profissão a cada dia.
Se identificou? Fique tranquilo! Neste post, vamos mostrar quais são os principais desafios para crescer profissionalmente, como acelerar sua evolução na área que escolheu e, ainda, de que modo medir o seu crescimento profissional. Confira!

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PARA CRESCER PROFISSIONALMENTE?

A grande maioria dos profissionais em início de carreira deseja não só crescer profissionalmente, como, de preferência, o mais rápido possível. A questão é que essa evolução, muitas vezes, não ocorre da forma que a pessoa espera por conta de alguns desafios. Entre eles estão:
  • ainda não ter as competências exigidas para determinada função;
  • falta de tempo para investir em cursos e leituras;
  • desmotivação com a demora para crescer na profissão;
  • dificuldade para sair da zona de conforto e buscar as melhores oportunidades.
A boa notícia é que, com planejamento e determinação, é possível vencer tais obstáculos e não só crescer profissionalmente, como também evoluir com mais agilidade, atingindo seus objetivos.

COMO IMPULSIONAR O CRESCIMENTO PROFISSIONAL?

Impulsionar o crescimento profissional é possível, mas, para isso, é muito importante ter foco, objetivos bem-definidos e determinação para superar os desafios no caminho. Confira alguns conselhos que ajudarão a acelerar seu crescimento como profissional e torná-lo um destaque no mercado!

1. INVISTA EM CAPACITAÇÃO

O primeiro passo para evoluir mais rapidamente na profissão escolhida é se capacitar. Na prática, isso quer dizer que você precisa saber quais são as principais competências exigidas para as vagas que deseja ocupar e buscar desenvolvê-las no seu dia a dia.
Além da faculdade, buscar entrar em cursos de curta duração e oficinas, participar de eventos ou obter certificações. O importante é garantir que você cumpra todos os requisitos necessários para a posição que deseja ocupar no futuro.

2. DESENVOLVA DIFERENTES COMPETÊNCIAS

Além de tornar a capacitação algo constante na sua vida, é importante ainda não se restringir. Para se diferenciar, é fundamental desenvolver competências diferentes.
O mercado procura não só bons profissionais, como também pessoas versáteis, capazes de executar funções diversas com qualidade. Então, não deixe de checar quais são as competências mais exigidas pela sua área de atuação e cargo que deseja ocupar. Vá além do básico e busque desenvolver ainda competências que o diferenciem e façam com que se destaque em relação aos concorrentes em um processo seletivo.

3. MANTENHA-SE MOTIVADO

Uma das grandes inimigas do crescimento profissional é a desmotivação. Essa vilã pode aparecer em diversos momentos da carreira: quando a promoção esperada não chega, quando a vaga dos sonhos demora a aparecer ou quando as funções exercidas não são exatamente as desejadas.
Não desanime! Manter a motivação em dia e a produtividade constante é um passo essencial para evoluir rapidamente na profissão. Mesmo nos cenários mais desafiadores, é importante ter determinação e agir de maneira proativa, transformando possíveis obstáculos em oportunidades de crescimento.

4. FAÇA BOAS LEITURAS

Um bom profissional nunca deixa de estudar. Ele está sempre em busca de novos conhecimentos, atualiza-se em relação às principais tendências e não deixa de trocar experiências com outras pessoas, inclusive de áreas diferentes.
Fazer leituras é parte importante desse processo de qualificação contínuo. Por isso, para acelerar seu crescimento profissional, torne esse hábito parte da sua rotina.
Vale tudo: livros dentro da sua área de atuação, blogs, sites com notícias do setor, artigos no LinkedIn, entre outros. O importante é garantir que você esteja sempre atualizado com o que acontece no segmento em que atua, promovendo seu desenvolvimento profissional.

5. SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO

Se você quer impulsionar seu crescimento profissional, é preciso ter em mente que oportunidades não surgem do nada. É necessário enfrentar seus medos, encarar possíveis desafios e sair da zona de conforto.
Nós sabemos que partir rumo ao desconhecido pode ser desafiador. Mas apenas experimentando o novo que é possível atingir todas as suas potencialidades. Então, já sabe, quando aparecer a opção de atuar em um ramo que não conhece muito ou uma vaga em uma empresa diferente, não deixe de considerar a chance e avaliar se não pode ser a oportunidade que tanto busca para evoluir na profissão.

COMO MEDIR O CRESCIMENTO PROFISSIONAL?

Agora que você conheceu algumas estratégias que podem ajudá-lo a acelerar o seu crescimento profissional, pode estar se perguntando como saber se está tendo sucesso na empreitada. A gente conta. Veja alguns indícios de que sua evolução na profissão está se tornando realidade.

SURGIMENTO DE NOVAS OPORTUNIDADES

Se o número de oportunidades oferecidas para você aumentou, boa notícia! Isso é um sinal de que seu perfil profissional atrai recrutadores e, também, é bem-visto por colegas e professores, que se sentem à vontade para indicá-lo para vagas.
Uma pessoa que está trabalhando ativamente para construir um currículo sólido e não hesita em fazer seu marketing pessoal passa a ser mais notada pelo mercado e, até mesmo, dentro da própria empresa em que trabalha.

MELHORA NO SEU DESEMPENHO

Um profissional em ascensão se sente mais seguro para desenvolver tarefas diversas. Quem está crescendo na carreira tem a autoestima fortalecida e se sente mais confiável para assumir novos projetos e colaborar com as atividades da empresa.

MAIS SEGURANÇA

Outro indicador da evolução profissional é mais segurança na execução das atividades. Tudo fica mais fácil quando acreditamos no nosso potencial e no trabalho que fazemos, não é mesmo?
Se você sente que está mais à vontade para apresentar seu trabalho e, até mesmo, aceitar novos desafios na carreira, esse é um indicativo de que seu progresso está acontecendo como o esperado.
Siga os nossos conselhos e você verá que acelerar o crescimento profissional é possível. Mesmo em mercados em que a concorrência é acirrada, há espaço para pessoas motivadas, que nunca deixam de se capacitar e sempre estão em busca de desafios que as tirem da zona de conforto!
Este conteúdo foi útil para você? Então confira os seis melhores filmes de motivação para inspirar sua carreira!